Sábado, pleno meio-dia, e operários trabalhavam em ritmo acelerado no canteiro na finalização da Avenida Quarto Centenário. Enquanto um guindaste suspendia estruturas usadas na montagem do viaduto que está sendo construído na Avenida dos Franceses, dezenas de trabalhadores cumpriam suas respectivas tarefas. A mobilização no canteiro de obras impressionava quem passava pelo trecho.
A construção da Avenida Quarto Centenário foi retomada no começo de março pela construtora PG Mineração e Engenharia LTDA, substituta da Egesa, que após quase cinco anos desde o início da obra alegou falta de condições para terminá-la e teve o contrato rescindido. A nova empreiteira tem um prazo de 120 para entregar o serviço. Ou seja, daqui a menos de dois meses a via deverá estar pronta.
A Avenida Quarto Centenário liga a Avenida dos Franceses, no bairro Alemanha, à área do bairro da Camboa, na altura da ponte Bandeira Tribuzi. Uma vez concluída, a nova via facilitará a mobilidade urbana do sistema de transporte de São Luís e beneficiará, diretamente, os moradores do Monte Castelo, Fé em Deus, Liberdade e Centro.
Com 3,8 quilômetros de extensão, é composta por aterro hidráulico, cinco pontes e um elevado. Tem duas faixas de rolamento, passeio de pedestres, e ciclovia. Aproximadamente 90% da obra estão prontos. O contrato firmado estabelece o prazo de 120 dias para a conclusão do empreendimento.
As obras da Avenida Quarto Centenário fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, projeto que abrange a construção de 2.720 apartamentos, de 42 metros quadrados, remoção de todas as famílias que moram em palafitas nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Alemanha, regularização fundiária e melhoria de 2.761 unidades habitacionais.