Três homens que teriam participado do assalto à agência do Banco do Brasil, ocorrido na tarde desta segunda-feira (5), no município de Mirinzal, foram mortos em confronto com a polícia, nesta terça-feira (6), dentro de um matagal no povoado São José, já no município de Central do Maranhão, há 12 quilômetros de Mirinzal.
Por volta das 14h, policiais da SEIC e COE localizaram Milton Jorge Araújo Cardoso, residente em Central, Rafael dos Santos da Silva e Pablo Dalton Silva Cantanhede, ambos residente em São Luís. Eles foram identificados como pertencentes ao bando que assaltou a agência do BB e receberam ordem de prisão dos policiais.
Segundo o delegado Luís Jorge, chefe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif), os assaltantes resistiram à voz de prisão e fizeram disparos contra as equipes policiais. No confronto, os três assaltantes foram mortos.
Com eles os policiais apreenderam quatro armas, sendo três revólveres de calibre 38 e uma pistola 380, todas utilizadas no assalto. Além de duas motocicletas Broz, sendo uma preta e uma vermelha e uma grande quantia de dinheiro em espécie.
Prisão
Um quarto suspeito de ter participado do assalto ao BB de Mirinzal foi preso em uma operação conjunta da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), com Grupo Tático Aéreo (GTA) e apoio de equipes da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar do município de Pinheiro.
Jordânio Pereira Barros, conhecido como “Cigano”, foi preso por volta das 5 horas desta terça-feira (6), após várias horas de buscas e monitoramento realizadas na MA-303, entre os município de Mirinzal e Cedral. O assaltante foi preso dentro de uma Van, de posse de dois maços de dinheiro e portando uma arma.
“O Cigano já participou de vários assaltos a instituições financeiras no interior e na capital. Dentre elas a tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil, na Cidade Operária, ocorrido no último dia 25. Na ocasião, os criminosos levaram apenas o revólver calibre 38, do vigilante da agência. Ele foi um dos beneficiados com o indulto de Páscoa deste ano. Porém, não retornou a unidade prisional” detalhou o delegado Luis Jorge.
Jordânio foi encaminhado à delegacia do município de Pinheiro e será autuado pelo crime de formação de quadrilha, após os procedimentos policiais, foi recambiado para o Centro de Triagem de Pedrinhas.
O assalto
Quatro homens armados em duas motocicletas Broz invadiram a agência bancária de Mirinzal e anunciaram o assalto. Na ocasião, a quadrilha rendeu os dois vigilantes do local e obrigou o gerente a liberar o dinheiro que estava no cofre da agência. Na fuga, os assaltantes fizeram duas funcionárias do banco de reféns. As vítimas foram liberadas próximo à sede da prefeitura do município, localizada no Centro da cidade.
Investigadores da SEIC, coordenados pelo delegado Luís Jorge, chefe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif) e policiais do GTA e do COE, foram deslocados para o município de Mirinzal para auxiliar nas investigações e diligências na região.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)