Secretário Ricardo Guterres é indicado para integrar o Conselho Nacional de Política Energética

0comentário
Secretário Ricardo Guterres diz que sua atuação no CNPE se pautará em contribuir para o desenvolvimento energético do país
Secretário Ricardo Guterres diz que sua atuação no CNPE se pautará em contribuir para o desenvolvimento energético do país

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, foi indicado para integrar o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão de assessoramento da Presidência da República para formulação de politicas e diretrizes de energia.

A indicação de Ricardo Guterres é uma iniciativa do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia, que dispõe de um assento no CNPE e cinco na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O CNPE, criado com a finalidade de propor ao Presidente da República políticas nacionais e medidas específicas, tem como uma de suas atribuições promover o aproveitamento racional dos recursos energéticos do país.

O secretário Ricardo Guterres, que é um dos vice-presidentes do Fórum, agradeceu aos colegas que o indicaram para integrar o CNPE. “Agradeço a confiança em mim depositada pelo presidente do Fórum, Nicias Ribeiro, e pelos demais secretários por essa indicação que muito nos honra”, disse.

Ricardo Guterres avaliou que a indicação é fruto do apoio que a governadora Roseana Sarney vem dando a política energética do estado. “Há quatro anos, o Maranhão produzia 672 megawatts de energia. Hoje, essa capacidade saltou para 2.803 megawatts”, comparou.

Esse crescimento, segundo o secretário, é resultado da política de atração de investimentos desenvolvida pelo governo Roseana que, com o apoio do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, eleva o Maranhão a condição de um dos maiores produtores de energia do país, colocando o estado em destaque no cenário nacional em termos de geração de energia elétrica.

Ricardo Guterres entre o ministro Edison Lobão e o presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Energia, Nicias Ribeiro
Ricardo Guterres entre o ministro Edison Lobão e o presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Energia, Nicias Ribeiro

Além do aumento da capacidade, o estado também se destaca por gerar energia a partir de matriz diversificada. “A energia produzida, hoje, no estado tem como fontes, hidrelétrica, térmicas a gás, óleo e carvão mineral, de biomassa e, em breve, de matriz eólica”, ressaltou.

Ricardo Guterres garantiu que, como representante do Fórum de Secretário de Energia no CNPE, trabalhará no sentido de contribuir para o desenvolvimento energético do país de forma sustentável.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Secretário Ricardo Guterres é indicado para integrar o Conselho Nacional de Política Energética"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS