MPF/MA quer que Prefeitura de São Luís restaure e garanta segurança da Fonte das Pedras

5comentários

Apesar de ter passado por uma reforma total no ano de 2012, o monumento já apresenta sinais de danificação, causados pelo abandono, depredação e vandalismo

Grade frontal da Fonte das Pedras vem servindo de varal  para estender roupas (Foto: Douglas Jr.)
Grade frontal da Fonte das Pedras é usada por indigentes como varal para estender roupas (Foto: Douglas Jr.)

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) recomenda à prefeitura de São Luís que adote medidas de conservação, reparo e segurança da Fonte das Pedras, monumento pertencente ao patrimônio público da capital e tombado pelo Governo Federal. A prefeitura tem 30 dias para informar se vai atender ou não à recomendação.

Apesar de ter passado por uma reforma total no ano de 2012, o monumento já apresenta sinais de danificação, causados pelo abandono, depredação e vandalismo.

Após vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à Fonte das Pedras, foi constatado que, em razão da falta de vigilância, o local foi ocupado por usuários de drogas. Na área, foram instaladas barracas, onde os ocupantes cozinham, fazem suas necessidades físicas e comercializam entorpecentes, impedindo que o público se aproxime devido à insegurança.

De acordo com a recomendação, a prefeitura deve aplicar medidas de recolocação daqueles que já se encontram no local, observando as condições necessárias ao respeito da integridade física e psicológica dos ocupantes, e manter vigilância para evitar a fixação de futuras ocupações irregulares. Além disso, a recomendação prevê a restauração das partes danificadas da Fonte das Pedras.

A recomendação foi enviada à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Fonte: Ministério Público Federal (MPF/MA)

5 comentários para "MPF/MA quer que Prefeitura de São Luís restaure e garanta segurança da Fonte das Pedras"


  1. Jorcelina

    Que tal o MP procurar exigir da governadora do estado soluções plausíveis para os problemas que assolam o Maranhão? Tipo: segurança pública que funcione de verdade; saúde de qualidade ao alcance de todos; educação digna às crianças, principalmentes da cidade de Codó que foram mostradas no fantástico. São situações assim que merecem intervenção pesada por parte desse Minitério Público.

  2. Rosa Serra

    Eu não confio nada nesse Ministério Público, até sobre o cartel dos postos de combustíveis eles sabiam e nada fizeram. Para mim todos os trabalhos que eles fazem são altamente superficiais e para fazer mídia com a população. Nada resulta em ações plausíveis, é só bla blá blá. Pura política!!! Tanta irregularidade p/ eles interferirem e nem ligam, por medo de pisar no pé daqueles que os mantém em posições privilegiadas dentro do órgão.

  3. Diane

    O ministério público tem que tomar uma atitude é com relação a segurança do estado. De ontem pra hj foram 6 roubos de carros. São Luís tá uma terra sem lei.

  4. ANGELO

    DEFENDO QUE O MP ESTEJA NO SEU DEVER DE COBRAR, MAS DEVERIA COBRAR TAMBÉM DO ESTADO QUE NAO FAZ NADA PELA POPULAÇÃO E ANDA DEIXA EVIDENTE ISSO. NAO CUSTA NADA ATÉ PQ ADAPTAR, REFORMAR E CONSERVAR O LOCAL É DEVER DE ESTADO, MUNICÍPIO E POPULAÇÃO.

  5. Luciano

    No meu ponto de vista a questão é o vandalismo mesmo, independente de fiscalização na área a cidade está tomada por banidos, pessoas perversas que fazem o mal por idiotice, se tivermos que buscar segurança pra tudo teremos que colocar policia, guardas em todos os cantos, pq é disso que infelizmente sao luis precisa.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS