Em operação realizada no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a Receita Federal apreendeu cerca de 400 pendrives ( dispositivos portáteis de armazenamento de dados) que seriam vendidos em São Luís. Os equipamentos estavam em poder de um comerciante maranhense e haviam sido comprados na Rua 25 de Março, na capital paulista, maior reduto do comércio informal do país. A informação foi divulgada no site da Receita Federal no último dia 14 de fevereiro.
Os pendrives tinham origem estrangeira e foram retidos no momento em que o passageiro se preparava para embarcar para a capital maranhense. O dono da carga admitiu que iria revendê-los, mas não apresentou documento fiscal da compra, o que levou à retenção.
A fiscalização fez parte da Operação Fronteira Blindada, deflagrada pela Receita Federal para monitorar a entrada de mercadorias estrangeiras no Brasil.
O episódio serve de alerta aos comerciantes maranhenses, alguns de renome, que costumam vender fartamente produtos de origem duvidosa ou mesmo contrabandeados aos incautos consumidores locais.