A construção da Avenida Quarto Centenário foi retomada ontem. Dezenas de operários voltaram a ocupar o canteiro de obras, principalmente a área do viaduto que interligará a via com a Avenida dos Franceses, na altura do bairro Alemanha. A conclusão da avenida, um dos projetos de engenharia de maior magnitude da história de São Luís, caberá à construtora PG Mineração e Engenharia LTDA., contratada pelo Governo do Estado, mediante licitação, após a falência da Egesa, que iniciou o serviço, há cinco anos.
O prazo para finalização do restante da obra é de 120 dias, período em que serão realizadas obras de concretagem, a construção de uma ponte na Rua da Vala (Alemanha), encaixes do viaduto na Avenida dos Franceses, além de pavimentação e iluminação. Coordenador-geral do PAC Rio Anil, o engenheiro Márcio Machado ressaltou que o prazo de conclusão inclui possíveis contratempos decorrentes da chuva.
A Avenida IV Centenário parte da Avenida Camboa e se estende pela margem esquerda do Rio Anil, até a Avenida dos Franceses, passando pelos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo e Alemanha, totalizando 3,8 quilômetros de extensão. A obra tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, outro na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus.
A avenida terá duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia. A obra, que inclui ainda três condomínios residenciais (Camboa, Fé em Deus e Monte Castelo), são de responsabilidade da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e fazem parte do PAC-Rio Anil.
Com a retomada dos trabalhos, renovam-se as expectativas em relação à conclusão, já que o benefício será significativo, principalmente ao tráfego.
A população aguarda ansiosa a inauguração.