Quinto quebra jejum e é a campeã do Carnaval de passarela

6comentários
Integrantes da Turma do Quinto vibram com título da escola após oito anos de jejum
Na apuração, integrantes da Turma do Quinto vibram com título da escola da Madre Deus após 8 anos de jejum

Após seis dias de folia no Anel Viário, representantes e alguns componentes dos blocos organizados, blocos tradicionais e escolas de samba reuniram-se no Estádio Nhozinho Santos para acompanhar a apuração dos votos e conhecer os vencedores do concurso da Passarela do Samba de 2014.

A escolha do Estádio Nhozinho Santos foi um pedido dos próprios representantes das agremiações, por ser um local onde o público pode acompanhar mais de perto a contagem dos votos. Em anos anteriores, a apuração já foi realizada na própria Passarela e, nos últimos anos, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar.

Torcidas organizadas das agremiações, equipes de imprensa e um efetivo de 80 policiais ocuparam três setores de arquibancadas enquanto a Comissão de Apuração ia sendo formada. Para apuração das escolas de samba foram convocados Toni Mota (presidente da União das Escolas de Samba do Maranhão – Uesma), Joá Medeiros (secretário da Uesma), Ribamar Moraes (representante da Fundação Municipal de Cultura – Func) e Laíza Rabelo (assessoria jurídica da Func).

Às 15h os malotes com os votos dos jurados foram entregues pela Guarda Municipal à Comissão de Apuração. Duas escolas de samba sofreram penalidades durante os desfiles, segundo relatório da Comissão de Obrigatoriedade: a Turma de Mangueira, por ter se apresentado com 20 baianas (o exigido é 25) e a Terrestre do Samba, também pelo número de baianas (22) e por ter desfilado com 8 alas com menos de 30 componentes.

Cada escola de samba recebeu nota de três jurados por quesito. Foram avaliados, respectivamente, os quesitos: enredo; mestre-sala e porta bandeira; alegorias e adereços; bateria; fantasia; evolução; letra; melodia e comissão de frente. No quesito melodia apenas dois jurados compareceram aos desfiles, ficando esta categoria com somatório de 02 pontos. A nota mínima é 6 e a máxima 10, segundo regulamento do concurso das escolas de samba.

Após o somatório das notas foi divulgado o resultado final das escolas campeãs do Carnaval 2014. Antes do anúncio pelo locutor oficial, a torcida da Turma do Quinto já comemorava o resultado com gritos de “É, campeã”. A escola, do bairro da Madre Deus, ficou em 1º lugar, com o enredo “No terreiro Maranhão, o mestre é Bita do Barão”. O 2º lugar ficou com a Flor do Samba, com o tema “Eu sou o néctar da felicidade”. Em 3º, a Favela do Samba, com o enredo “Abram as cortinas: Favela, o espetáculo e você”. A Túnel do Sacavém e Marambaia do Samba ficaram em 4º e 5º lugar.

Das nove escolas que desfilaram neste ano, as seis primeiras classificadas estarão no grupo A, para o Carnaval de 2015, e as três restantes no grupo B, segundo informações do presidente da Uesma, Toni Mota.

Apuração dos blocos

Apuração ocorreu no estádio Nhozinho Santos, em clima de segurança e organização, apesar do público numeroso
Apuração ocorreu no estádio Nhozinho Santos, em clima de segurança e organização, apesar do público numeroso

Após a divulgação dos resultados das escolas, nova comissão foi formada para apuração dos blocos tradicionais dos grupos A e B e dos blocos organizado, com representantes da Associação dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (ABTEMA), da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e de técnicos da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Antes da contagem dos votos, a Comissão de Obrigatoriedade não apontou nenhuma irregularidade em relação aos blocos durantes os desfiles. Cada bloco recebeu nota de dois jurados por quesito. Foram avaliados: ritmo, letra, fantasia, melodia e evolução/conjunto.

No concurso de blocos tradicionais do grupo A, o bloco Os Vampiros ganhou o título de campeão do Carnaval 2014. Em 2º lugar, o bloco Os Feras. Em 3º, o bloco Os Tremendões. Serão premiados também os blocos Os Apaixonados e Príncipe de Roma, classificados em 4º e 5º lugares, respectivamente.

Já no concurso de blocos tradicionais do grupo B houve empate entre três blocos, com mesma pontuação. Segundo o regulamento dos blocos tradicionais, a maior nota no quesito fantasia define o desempate. O resultado final ficou: Os Reis da Liberdade, campeão; Os Especialistas do Ritmo, vice-campeão; Os Magnatas, em 3º lugar. Os blocos Os fenomenais e Vinagreira Show serão premiados com o 4º e 5º lugares, respectivamente.

Ainda segundo o regulamento dos blocos, os três finalistas do grupo B sobem para o grupo A no desfile do próximo ano. Já os três últimos classificados do grupo A (Os Guardiões, Os Guerreiros e Os Trapalhões) descem para o grupo B.

A última apuração foi a dos blocos organizados. O bloco Dragões da Madre Deus foi o campeão do Carnaval de 2014. Em 2º lugar o bloco Os Gorgeadores. Em 3º o bloco Turma do Saco. Mocidade de Fátima e Os Cobras nas Estrelas ficaram em 4º e 5º.

Premiação

Este ano não haverá desfile das campeãs. Os prêmios serão entregues às agremiações vencedoras na sexta-feira (14), a partir das 19h, na Fonte do Ribeirão, no Centro de São Luís.

A escola campeã do Carnaval da Passarela receberá o valor de 40 mil reais. A vice-campeã será contemplada com o prêmio de 30 mil. As escolas classificadas em 3º e 4º receberão o valor de 20 mil reais e a classificada em 5º lugar a quantia de 5 mil reais.

Para o Concurso de Blocos Tradicionais foi destinado o valor de 20 mil reais ao vencedor dos grupos do Bloco A e  15 mil reais para os vencedores dos grupos do Bloco B e dos Blocos Organizados. Também serão premiados até os blocos classificados até o 5º lugar.

O Carnaval de Passarela 2014 teve a organização União das Escolas de Samba (Uesma), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos, (AMBC) e a Associação de Blocos Tradicionais do Maranhão (ABTEMA), em conjunto com a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal De Cultura (Func).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

6 comentários para "Quinto quebra jejum e é a campeã do Carnaval de passarela"


  1. marcio motense

    Este carnaval foi o carnaval de cartas marcadas.voltamos
    aos antigos carnavais.que antes de acontecer ja sabemos quuem vai ganhar.
    a diretoria das outras escolas tem que ir a justiça pra acabar
    com essa palhasada. marambaia tira nota 8 em bateria e quinto 10.
    mi compri um bode.marambaia perder pra escola de baloes.mangueira .
    tambem.e o fim do carnaval de passarela.

  2. marcio motense

    Ha esquece de falar. Parabem a todos que estao acabando
    com a carnaval.

  3. Nestor Cesar

    O carnaval desse ano foi muito bem organizado, apesar da minha escola não ter ganho, sou obrigado a reconhecer isso. Espero que ano que vem os organizadores tenham o mesmo apreço. Gostei também da apresentação dos grupos de boi no último dia.

  4. Saulo Lopes

    Parabéns para a Turma do Quinto!!!O carnaval da Passarela foi um grande sucesso!!!Estão todos de parabéns!!!

  5. ANONIMO

    ISSO É UMA VERGONHA, OS VAMPIROS ESTAVAM ATRÁS DE PELO MENOS DOIS BLOCOS E DO NADA CONSEGUEM UM DEZ ONDE TODO MUNDO LEVOU OITO PONTO ALGUMA COISA… SINCERAMENTE É UMA VERGONHA, EU COMO ESPEQUITADOR ESTOU DECEPCIONADO COM O QUE ACONTECEU, SE OS FERAS OU OS APAIXONADOS FOSSEM CAMPEÕES OU ATÉ MESMO OS VAMPIROS, MAS POR UMA DIFERENÇA DE DÉCIMOS E NÃO ESSE ABSURDO QUE ESTÁ NA CARA QUE FOI MARMELADA… SEM CONTAR QUE INVENTARAM UMA PARADA NO MEIO DA AVENIDA E QUANDO FICARAM SOMENTE AS RITINTAS E A HARMONIA, ESTAS ATRAVESSARAM SEM SABER PRA ONDE IAM… SINCERAMENTE É POR ESSAS E OUTRAS QUE DESANIMO A CADA ANO QUE PASSA… ATÉ QUANDO VAMOS TER UM JULGAMENTO COM MARMELADAS?

  6. Heitor Muniz

    Rapaz, pode até ter sido os tambores do Bita, mas depois de roubarem tantos anos o Quinto, a escola merecia essa vitória! Parabéns pelo belíssimo desfile e parabéns a prefeitura de São Luís, que demonstrou nesse carnaval um excelente trabalho, regrada de organização e incentivo a cultura local.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS