Mais um motim foi registrado hoje no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), detentos dos presídios de segurança máxima São Luís I e II se revoltaram mais uma vez com a revista diária e mais criteriosas nas unidades prisionais. Alguns presos sofreram ferimentos leves e foram atendidos no próprio ambulatório do complexo.
Como hoje é dia de visita aos presos, o clima ficou ainda mais acirrado. Mulheres de detentos que foram barradas durante a revista ficaram indignadas. Também revoltados, presos iniciaram um tumulto, batendo nas grades. Alguns colchões foram incendiados.
Um grupo de mulheres forçou o portão do Presídio São Luís, derrubando-o. Detentos de outras unidades prisionais também se agitaram e foram contidos por homens do Batalhão de Choque e da Força Nacional. Segue nota divulgada pela Sejap sobre o episódio:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que homens da Polícia Miliar e da Força Nacional controlaram um princípio de motim, ocorrido na manhã desta quinta-feira (6), nos Presídios São Luís I e II, do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
A PM realiza, nesse momento, vistoria nas duas unidades. Alguns detentos tiveram ferimentos leves e foram atendidos no ambulatório do complexo.
De acordo com a polícia, o movimento é uma reação ao trabalho de revista diário e mais criterioso que está sendo realizado nos estabelecimentos penais de São Luís.