O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), abriu licitação para a conclusão da Avenida Quarto Centenário, obra iniciada em 2008 e que foi paralisada ano passado devido à falência da Egesa, empreiteira contratada ainda no governo do falecido Jackson Lago para executar o projeto. O aviso de concorrência foi publicado nesta sexta-feira em jornais locais. A licitação, do tipo menor preço, ocorrerá no dia 31 deste mês.
A Avenida Quarto Centenário ligará as avenidas Camboa e dos Franceses, passando pelos bairros Camboa, Liberdade, Monte Castelo e Alemanha. A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, foi orçada inicialmente em R$ 364 milhões, sendo 50% de contrapartida do Governo Federal e 50% do Governo do Estado.
Após o retorno de Roseana Sarney ao governo, em 2009, e a nomeação do deputado federal Pedro Fernandes para a Secid (a pasta tem hoje à frente Hildo Rocha), o projeto foi alterado, já que o aterro hidráulico que havia sido feito no leito do rio Anil à base de paliçadas (tapumes de madeira) não resistiu à força da maré.
A Avenida Quarto Centenário tem 1.090 metros de pontes e elevados, com 30 metros de largura (equivalente em concreto, às pontes Bandeira Tribuzi e José Sarney), sobre pilares com estacas-raiz encamisadas em aço na grande maioria.
Vergonha!
Irmão, não acredito que tu queiras culpar os atrasos nessa obra a Jackson Lago…
Carái, esse bagulho é doido!!!