Igreja Matriz foi decorada para receber a programação natalina elaborada pela Prefeitura de Paço do Lumiar
A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar abrirá oficialmente o Natal luminense, no dia 18 de dezembro, com a realização da 1ª Cantata Natalina, com o tema: “Natal: Um Paço de Luz”, na Praça da Matriz, Sede do município. A programação inclui apresentação de corais, banda marcial, encenação teatral e shows de bandas e cantores locais, e também será realizada no espaço Viva Maiobão, no dia 20.
“A ideia da Cantata Natalina é proporcionar uma festa para as famílias se confraternizarem, com um momento de resgate do espirito e da magia do natal. Entretanto, estamos mais uma vez valorizando os grupos e artistas locais em nossa programação, fazendo uma festa única e especial”, disse o secretário municipal de Cultura, Fernando Muniz.
O prefeito Josemar Sobreiro ressaltou que a realização da festa natalina, com apresentação de artistas da terra, é algo inédito na história de Paço do Lumiar. “Pela primeira vez, a igreja matriz recebeu lâmpadas decorativas e uma árvore de natal foi montada para comemorar as festividades de fim ano. O Viva Maiobão, segundo local de apresentação da Cantata Natalina, passou por melhorias na sua estrutura física para receber a decoração, no sentido de proporcionar uma festa bonita e iluminada para as famílias luminenses”, destacou Sobreiro.
Decoração
No centro de Paço do Lumiar, a decoração de luzes natalinas deu um toque especial à Praça de Nossa Senhora da Luz, em frente à sede do governo municipal. No Viva Maiobão foi montado um presépio pelo artista plástico luminense Antônio Melo.
A 1ª Cantata Natalina tem o apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Educação (Semed), Infraestrutura (Sinfra) e Desenvolvimento Social (Semdes).
Coordenador Artur Cabral discute detalhes do processo com a adjunta Adriana
Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Universidade Ceuma oferecerá bolsas de estudos gratuitas de cursos técnicos para aqueles que desejam se qualificar para o mercado de trabalho. Ao todo, serão ofertadas 10.800 vagas em 15 cursos técnicos nas áreas de administração, saúde e tecnologia, nas cidades de São Luís, Bacabal e Imperatriz, a partir de março de 2014. Como pré-requisito, o candidato deve ter o certificado de conclusão do ensino médio e a inscrição aceita no site do Ministério da Educação (MEC).
Os cursos técnicos serão ofertados pela Universidade Ceuma por meio do Centro Brasileiro de Ensino Técnico (Cebetec), instituição que faz parte do grupo de Ensino Ceuma. Os alunos não pagarão mensalidade e nem o material didático. “É uma oportunidade única para quem quer a profissionalização, cursos técnicos com qualidade e gratuitos. Cada vez mais empresas buscam mão de obra qualificada para início imediato. O curso técnico é o diferencial na vida, seja para ser promovido, seja para conseguir rapidamente colocação no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador geral do programa, Artur Cabral.
Credenciamento
Por ser a única instituição de ensino superior no estado com o Índice Geral de Curso (IGC) igual ou acima de 3, a Universidade Ceuma foi credenciado pelo MEC a oferecer cursos técnicos por meio do Pronatec.
O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final é expresso em valores contínuos (de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Para a graduação, é utilizada, para cálculo do IGC, a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. Já para pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.
As ações do Pronatec já estão em desenvolvimento na Universidade Ceuma. Neste momento inicial, o coordenador geral do programa, Artur Cabral, e a coordenadora adjunta, Adriana Carvalho, estão visitando os campi da universidade e os municípios situados na abrangência da instituição e promovendo seleção de professores.
De acordo como o coordenador geral do programa, Artur Cabral, nas parcerias firmadas no âmbito do Pronatec, as ações têm se voltado à qualificação profissional e também social, com vistas a uma formação humanística para esses indivíduos. “O Pronatec é um Bolsa Formação, focado na questão social ao oferecer possibilidades de ascensão social às camadas populacionais de baixa renda. Temos um grande desafio, mas quando direcionamos nossas ações, considerando o desenvolvimento social, o estímulo é tanto que nos motiva a não medir esforços para que o Pronatec seja um programa de sucesso no Maranhão”, ressaltou.
Inscrição
Os interessados devem procurar as unidades do Cebetec em sua cidade em janeiro para se informar sobre o período de inscrição do Pronatec no site do MEC. Para facilitar o acesso dos candidatos, a Universidade Ceuma criará centrais de atendimentos nos campi e em pontos de grande circulação da cidade. O início das aulas está previsto para março.
Pronatec
Com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para os brasileiros de todo o país, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, ampliando a oferta de cursos técnicos. O Pronatec tem como objetivo democratizar a educação profissional e técnica, por meio do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados. Uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, o Pronatec visa ao crescimento profissional.
Os 15 Cursos Técnicos do Cebetec, por área:
ADMINISTRAÇÃO
Logística TECNOLOGIA
Desenho de construção civil
Designe de Interiores
Edificações
Informática
Meio ambiente SAÚDE
Agente comunitário de saúde
Cuidador de idoso
Enfermagem
Estética
Farmácia
Nutrição
Radiologia
Saúde bucal
Vigilância Sanitária
Companheira chora a morte de Rodrigo Silva Dias, 18 anos, que tombou em confronto com a PM na Raposa, no dia 10 deste mês (Foto: De Jesus/O Estado)
Nada menos que 24 bandidos já morreram este ano em confrontos com a polícia na região metropolitana de São Luís. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública, que qualifica esse tipo de ocorrência como “homicídios decorrentes de intervenção policial”. O caso mais recente aconteceu no último dia 10, na Vila Bom Viver, em Raposa, e teve como vítima Rodrigo da Silva Dias, 18 anos, morto ao sacar um revólver durante uma abordagem policial.
Os números provam que nem sempre os bandidos levam a melhor por sua ousadia. Às vezes, pagam com a própria vida pela atitude audaciosa. Em meio à guerra do tráfico e à disputa sangrenta entre facções criminosas, tem sido cada vez mais comum traficantes, homicidas e assaltantes reagirem às intervenções da polícia. Felizmente, as forças de segurança têm respondido à altura.
O mês em que mais morreram bandidos em confronto com a polícia foi novembro, com seis concorrências, registradas nos bairros Itapiracó, Cohama, Sacavém e Vila Cascavel, todos na capital. Por coincidência, foi o período em que houve a troca de comando da Polícia Militar e a consequente mudança de filosofia na repressão ao crime, com resultados já bastante visíveis. Já em maio e julho, meses em que a violência atingiu níveis alarmantes, não houve um único registro.
Para punir o crime existe a lei. Portanto, não defendo a execução desenfreada de bandidos. Mas, se for para morrer em combate, que sejam os que escolheram, por vontade própria, o caminho errado.
Comentários