Prefeitura confirma Carnaval de passarela em 2014

0comentário
Presidente da Func, Francisco Gonçalves, confirmou Carnaval de passarela em audiência na Câmara Municipal
Presidente da Func, Francisco Gonçalves, confirmou Carnaval de passarela em audiência na Câmara Municipal

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, participou na manhã desta quinta-feira (12), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores, para falar do plano de execução para as festividades carnavalescas de 2014 e do carnaval de passarela.

Logo no início da audiência o presidente da Fundação informou que já autorizou a abertura do processo de licitação para a montagem e desmontagem da estrutura de arquibancadas e camarotes para a Passarela do Samba, que abrigará durante seis dias (27, 28 de fevereiro e 01, 02, 03 e 04 de março) os desfiles das Escolas de Samba, Blocos Tradicionais, Tribos de Índios e outras manifestações culturais, durante a temporada carnavalesca de 2014.

“Estamos em fase de cotação de preços e vamos nos reunir com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior para apresentar o projeto e as propostas das agremiações para que possamos realizar um bom carnaval”, explicou Gonçalves.

O carnaval de 2014 será o primeiro grande evento depois de São Luís ter renovado a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. O Acordo de Cooperação Federativa foi assinado no último dia 26, na mesma data em que os membros do Conselho Municipal de Cultura foram empossados, e estabelece as condições e orienta a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência municipal, além de garantir acesso a recursos federais.

Novidades

De acordo com Francisco Gonçalves, os editais referentes ao Carnaval 2014 contemplarão propostas feitas pelos representantes das escolas de samba de São Luís durante reuniões ocorridas ao longo dos últimos dois meses. Um dos critérios para participar dos editais é a garantia de que todas as agremiações carnavalescas se apresentem na Passarela do Samba. Serão publicados cinco editais: escolha da Corte Momesca; contratação de artistas pra o período de pré-carnaval; apoio para selecionar as festas comunitárias; para o desfile na Passarela do Samba; e para a escolha do júri do Concurso na Passarela, o desfile.

Para a folia de Momo, a Fundação irá dotar quatro ações: apresentação da Corte de Momo nas festas carnavalescas; realização dos bailes da Corte, dos Artistas, da Feliz Idade e do Erê, abrindo a temporada carnavalesca; apoio a eventos institucionais e comunitários, selecionados via editais, reforçando a parceria da Prefeitura de São Luís com a sociedade civil; e o Desfile de Passarela.

Captação de recurso

Questionado sobre o orçamento da Func para as festividades, Francisco Gonçalves adiantou que a Fundação vai contar com os mesmos recursos de 2013. “A sociedade civil também precisa se organizar para as festividades para adotarmos um modelo com sustentabilidade, com amparo na economia local, pois a captação de recursos não é só de responsabilidade do gestor público”, frisou.

Marco Túlio, presidente da Turma do Quinto, concorda que os grupos devem se profissionalizar, mas assumiu que ainda precisam da ajuda do poder público para se apresentar. “Ainda não somos auto-suficientes para bancarmos nossas apresentações sozinhos, mas estamos dispostos a chegar nesse ponto, apesar deu que isso vai levar algum tempo”, garantiu.

Para finalizar o painel, Francisco Gonçalves reforçou o compromisso da Prefeitura de São Luís em realizar o Carnaval de Passarela e buscar instrumentos para captação de recursos.

O vereador Marlon Garcia (PTdoB), que propôs a audiência pública, disse que o projeto do Carnaval proposto pela Fundação Municipal de Cultura está condizente com o que a cidade espera. “São anos de cultura e trabalho de muitas pessoas e não podemos deixar isso acabar. Estamos todos empenhados em garantir um belo espetáculo e esta casa irá trabalhar para viabilizar meios de sustentação dessa grande manifestação popular”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Prefeitura confirma Carnaval de passarela em 2014"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS