Shopping da Ilha esclarece

Em contato com o blog, por telefone, no início da noite, a assessoria de imprensa do Shopping da Ilha esclareceu que o acionamento do sistema anti-incêndio (veja post abaixo) se deu devido a um problema ocorrido em uma loja que passava por obras no último sábado. Segundo informado, um operário rompeu um cano da rede hidráulica acidentalmente, o que acabou acionando o mecanismo de combate a incêndio.

Ainda de acordo com a assessoria, o vazamento foi logo consertado, sem qualquer prejuízo à rotina do shopping, que registra movimento intenso neste período de compras de Natal.

Paço do Lumiar realiza 1º Grito pelos Direitos Humanos da Mulher

Momento marcou o encerramento da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher”, em Paço do Lumiar
Prefeito Josemar e vice Marconi prestigiaram o encerramento da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher” em Paço do Lumiar

“Compromisso e atitude pela Lei Maria da Penha – a lei é mais forte” é o tema da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher”, realizada desde o último dia 25, em Paço do Lumiar.

Com uma programação que incluiu palestras, minicursos, oficinas de geração de renda e panfletagens para estimular a tomada de consciência das mulheres luminenses para o problema, a campanha foi encerrada hoje (11) com o 1º Grito pelos Direitos Humanos da Mulher luminense. Na oportunidade, foi apresentado o veículo que o governo do Estado entregou ontem à Secretária da Mulher para ser utilizado em ações públicas voltadas para as luminenses.

Inaugurada há cinco meses, a Secretaria vem trabalhando intensamente para erradicar os índices de violência contra a mulher no município. “Não estamos trabalhando apenas para mudar a infraestrutura do município, mas também para contribuir com a conscientização da população”, enfatizou o prefeito Josemar Sobreiro.

“Em apenas alguns meses de atuação, já conseguimos reduzir bastante o índice de violência contra as mulheres luminenses. Mas o nosso objetivo mesmo é erradicar, tornar estes dados de violência nulos em nosso município”, disse a secretária da Mulher, Carla Sousa.

Marconi Lopes, vice-prefeito do município, destaca que este é mais um ciclo de conscientização concluído. “Ter uma unidade voltada para atender de forma mais direta as mulheres luminenses foi uma das promessas de campanha do prefeito Josemar. Cumprimos nosso compromisso, implantando esta Secretaria, que agora trabalha intensamente para dar fim aos casos de agressões contras as mulheres”, concluiu.

Acionamento de sistema anti-incêndio causa pânico no Shopping da Ilha

O acionamento involuntário de um ponto do sistema anti-incêndio causou pânico no Shopping da Ilha, na noite do último sábado. Após um sonoro estrondo, a água começou a vazar do teto, mais precisamente de um lustre próximo à loja dos Supermercados Mateus, no piso inferior. Houve gritaria e corre-corre. Seguranças tentaram, sem sucesso, acalmar o público. Ao mesmo tempo, pediam para que ninguém filmasse a água jorrando. Não se sabe o que acionou o sistema. As imagens são do jornalista Saulo Maclean.

[youtube i2DdZFebIOg]

Motocicleta pega fogo em frente à UFMA

Uma motocicleta modelo Biz incendiou-se hoje, por volta de 12h30, no trecho da Avenida dos Portugueses em frente ao campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo o condutor, identificado como Diego Sousa Lima, um vazamento de gasolina foi responsável pelo incêndio, que resultou em perda total do veículo.

moto biz pega fogo2

moto biz pega fogoFotos: Danilo Rangel

Decisão judicial ameaça riscar do mapa vila com nome de Zé Reinaldo

Uma decisão judicial ameaça riscar do mapa a Vila José Reinaldo Tavares, bairro vizinho à Cidade Olímpica, fundado há cerca de 15 anos, e onde moram, aproximadamente, 15 mil famílias. A Justiça acatou pedido de reintegração de posse formulado pela empresa Nacional Gás, mais conhecida como Gás Butano, que alegou ser a verdadeira proprietária da área.

Nome de Zé Reinaldo não trouxe sorte a famílias, que estão ameaçadas de perder casas
Nome de Zé Reinaldo não trouxe sorte a famílias, que estão ameaçadas de perder casas após decisão judicial

Os moradores já foram notificados e têm prazo até 24 de fevereiro do ano que vem para desocupar o terreno. Mas prometem reagir até o último instante para permanecer na área, batizada com o nome do ex-governador como forma de obter apoio político e assim evitar qualquer risco de expulsão. O problema é que atualmente o padrinho tem prestígio quase nulo em todas as esferas de poder.

Protesto

Na manhã desta quinta-feira, dezenas de populares ocuparam a Assembleia Legislativa para pedir o apoio dos deputados estaduais à causa. A comunidade também já se reuniu na associação de moradores do bairro, ocasião em que definiu a estratégia de resistência. A ideia é expor o drama das famílias ameaçadas de despejo, a fim de despertar clamor social, uma vez que ocupação ilegal já está comprovada.

Os moradores alegam que a Vila José Reinaldo Tavares já é um bairro consolidado e dispõe de toda a infraestrutura necessária a um núcleo habitacional, como ruas e avenidas asfaltadas, redes de água e energia elétrica, escolas, posto de saúde, igrejas, entre outros itens urbanísticos.

Maranhão é bicampeão em ações movidas contra gestores públicos

As ações de improbidade movidas pelo MPF/MA em 2013 já ultrapassam em 29,5% o total movido em 2012

corrupçãoDe janeiro até agora, o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) moveu, junto à Justiça Federal, 267 ações civis de improbidade administrativa. O número já é maior do que o total de ações de improbidade movidas durante todo o ano de 2012 e corresponde a 26% do total de ações movidas pelo MPF/MA, nas esferas cível e penal, em 2013.

Das 276 ações de improbidade movidas neste ano, 162 foram ajuizadas pela Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA); 56 pela Procuradoria da República no Município de Imperatriz (PRM/Imperatriz); 51 pela Procuradoria da República no Município de Bacabal (PRM/Bacabal) e sete pela Procuradoria da República no Município de Caxias (PRM/Caxias).

As ações de improbidade movidas pelo MPF/MA em 2013 já ultrapassam em 29,5% o total movido em 2012. No ano passado, foram movidas 206 ações de improbidade em todo o estado, número que colocou o órgão como a unidade que mais moveu ações de improbidade no país, quase dobrando o número de ações propostas pelo segundo colocado, o MPF na Bahia, com 134 ações movidas em 2012.

De janeiro até agora, o total de ações movidas pelo MPF/MA, nas esferas cível e penal, foi de 1.030 ações. O número também já ultrapassa o total movido em todo o ano de 2012, quando foram movidas 991 ações.

Esses dados são resultados diretos da reformulação organizacional na atuação dos procuradores da República no estado, ocorrida no final de 2011. Antes, apenas três procuradores atuavam no combate à improbidade administrativa. Hoje, são 14 procuradores atuando nessa matéria, rendendo resultados positivos no combate à corrupção.

Fonte: Ministério Público Federal (MPF-MA)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima