Quase perfeito

Uma das muitas jogadas de ataque do Sampaio no confronto com o Macaé
Uma das muitas jogadas de ataque do Sampaio no confronto com o Macaé (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante)

O Sampaio Corrêa fez ontem, na vitória de 5 x 3 sobre o Macaé-RJ, no Castelão, uma partida digna de time grande. Os cinco gols refletiram muito bem a superioridade tricolor em campo desde os primeiros minutos. Tanto que a equipe chegou a abrir 5 x 1 antes da metade do segundo tempo. O jogo teria tido um desfecho perfeito, não fosse um equívoco cometido pelo técnico Flávio Araújo, que ao substituir o meia Ribinha pelo zagueiro Johildo e praticamente abdicar de atacar, atraiu o adversário para a defesa boliviana. Resultado: o Macaé fez mais dois gols, que lhe garantiram sobrevida na competição.

O Sampaio mostrou ontem que tem poder de fogo. Com lances bem tramados, o time chega com certa facilidade ao ataque. Outra virtude é a diversidade de jogadas. Os dois gols marcados com chutes de fora da área e o toque de bola envolvente que resultou no gol do lateral direito Toti de dentro da pequena área provaram essa versatilidade.

A mexida errada de Flávio Araújo custou caro. O Sampaio estava melhor e tinha tudo para ampliar o placar. O adversário já demonstrava cansaço e parecia resignado com a goleada. Enfim, o tão sonhado acesso estava virando realidade. Mas, ao pôr um zagueiro em campo, com o propósito de segurar o resultado, o treinador reascendeu o ânimo do rival, que se lançou vorazmente ao ataque e contou com uma falha do próprio Johildo para diminuir o marcador.

No jogo de volta contra o Macaé, no próximo sábado, no Rio de Janeiro, o Sampaio pode até perder por um gol de diferença que garantirá a classificação à semifinal e à Série B. Mas enfrentará um adversário que jogará para frente do início ao fim. Sendo assim, o Tricolor precisará, mais do que nunca, repetir a eficiência ofensiva do jogo de ontem. Do contrário, passará os 90 minutos acuado.

Paço do Lumiar implantará Usina de Tratamento de Lixo

Josemar e Marconi (à dir.)  em visita a usina de tratamento de lixo; Paço do Lumiar terá projeto semelhante
Josemar e Marconi (à dir.) em visita a usina de tratamento de lixo; Paço do Lumiar terá projeto semelhante

O prefeito e o vice-prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro e Marconi Lopes, respectivamente, visitaram nesta quinta-feira (17) a Usina Central de Tratamento de Lixo (UCLT), localizada no Setor P-Sul de Ceilândia, no Distrito Federal. O objetivo da visita é conhecer o funcionamento da unidade, que é uma das maiores que operam no país, para planejar a implantação de uma usina de reciclagem no município.

A implantação de uma unidade de tratamento de lixo em Paço do Lumiar atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em dezembro do ano passado, que prevê a extinção de todos os depósitos de resíduos a céu aberto – lixões -, até 2014. Com esta iniciativa, Paço do Lumiar contará com uma usina com capacidade para reciclar 300 toneladas de lixo por dia, acabando assim com o lixão existente no município.

Marconi Lopes explica que a implantação da usina englobará os serviços operacionais de triagem, reciclagem e compostagem do lixo recolhido em Paço do Lumiar, com o intuito de melhorar as condições de tratamento e disposição dos resíduos sólidos e minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde pública. “Atualmente, são coletados mensalmente cerca de 7.000 m³ de lixo no município. Com a implantação da usina, buscamos garantir um meio ambiente saudável, adotando propostas inovadoras em termos tecnológicos, de segurança ambiental e de cidadania – tanto no uso sustentável dos recursos naturais, quanto no manejo adequado dos resíduos sólidos”, ressalta.

Para o prefeito Josemar, além dos aspectos de beneficiamento do meio ambiente e da qualidade de vida da população local, a usina favorecerá os luminenses com a geração de empregos. “Estamos buscando oferecer uma política que possibilitará a criação de uma cooperativa de catadores, que farão a triagem do material coletado visando à reciclagem”, destaca.

Coleta de Lixo

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Paço do Lumiar intensificou os serviços de limpeza nas avenidas e ruas da cidade, estabelecendo uma coleta regular, eliminando diversos lixões espalhados pelo município (oito focos de acúmulo de lixo) e inserindo novas áreas de atuação de coleta em bairros que antes não contavam com o serviço.

O serviço atende 43 regiões do município que conta com coleta regular, de segunda a sábado, das 07h30 às 17h. Recentemente, por conta de problemas técnicos, o serviço foi prejudicado em algumas localidades, mas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) já está regularizando a situação nos bairros que tiveram o cronograma prejudicado. “Estamos reconstruindo com planejamento a cidade de Paço do Lumiar, que foi vitimada no passado por uma gestão marcada por irregularidades na gestão dos serviços a serem garantidos para a população”, concluiu o secretário e vice-prefeito do município.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima