Bancários encerram greve no Maranhão

0comentário
Greve dos bancários durou 26 dias no Maranhão
Greve dos bancários se estendeu por 26 dias no Maranhão

Em assembleia realizada no início da noite desta segunda-feira, os bancários do Maranhão decidiram encerrar a greve da categoria, após 26 dias de paralisação. Os bancários aceitaram as propostas apresentadas pela Fenaban e pelos bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, BNB e Banco da Amazônia), que ofereceram reajuste de 8% para salários e benefícios e de 8,5% para o piso salarial. A regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) continua a mesma do ano passado, com reajuste ínfimo, segundo a classe.

A nova proposta da Fenaban inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo (para alguns bancários), no valor de R$ 50,00 por mês.

Na visão do SEEB-MA, tais cláusulas não representam avanços significativos para a categoria, ao contrário do que prega a Contraf-CUT.

Horas paradas

Sobre as horas paradas na greve, a Fenaban recuou e aceitou compensar, no máximo, uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro. Vale ressaltar que as horas não compensadas serão abonadas.

A greve

Os bancários deflagraram a greve nacional no dia 19 de setembro, depois de rejeitarem a proposta anterior dos bancos, de 6,1% de reajuste sobre todas as verbas salariais.

Com informações do Sindicato dos Bancários do Maranhão

Sem comentário para "Bancários encerram greve no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS