Obra de impacto

2comentários
Trecho da Avenida dos Holandeses que será duplicado: obra dará fluidez ao tráfego e trará desenvolvimento econômico
Trecho da Avenida dos Holandeses que será duplicado: obra dará fluidez ao tráfego e trará progresso econômico

A região metropolitana de São Luís está prestes a ganhar mais uma obra de impacto, que amenizará os problemas de tráfego na área que mais cresce na Ilha atualmente: o Araçagi e todo o seu entorno. Trata-se da duplicação da Avenida dos Holandeses (MA-203), no trecho entre o Colégio Marista e o entroncamento com a MA-204, cuja licitação foi concluída pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e teve como vencedora a construtora Ducol. A duplicação deverá começar até o fim de setembro e é resultado de uma parceria entre os governos Estadual e Federal, intermediada pelo Ministério do Turismo.

Com a duplicação, a avenida terá sua capacidade de tráfego ampliada. Serão construídas três faixas de cada lado, alargamento do canteiro central, com uma faixa exclusiva para ônibus. A obra é de extrema necessidade, tendo em vista a expansão imobiliária e empresarial registrada no Araçagi e localidades vizinhas, o que gera maior demanda de serviços públicos, sobretudo na área de infraestrutura. Por isso, a obra, além de facilitar a locomoção, tem uma finalidade econômica e pode ser mais um fator de desenvolvimento dessa região da Ilha.

Sobre o potencial econômico da duplicação, especialmente na área do turismo, a finalidade é criar um corredor em direção a praias como Araçagi, Raposa, do Meio e outras cujo acesso é dificultado justamente pela falta de uma via estruturada. Ao eliminar esse gargalo, o governo cria condições favoráveis para a instalação de hotéis, restaurantes, bares e outros empreendimentos voltados a atender os visitantes, gerando mais emprego e renda na região.

Além da melhoria viária, deve-se pensar logo em dotar a orla da infraestrutura adequada a acolher turistas. Isso porque as condições dessa faixa do litoral estão bem distantes do que se considera ideal para um ambiente de visitação. As providências devem abranger desde a construção de novas barracas, reforço da segurança pública até a despoluição das águas do mar, que estão impróprias para banho, conforme atestam os relatórios de balneabilidade divulgados periodicamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Orçada em R$ 31 milhões, a duplicação da Avenida dos Holandeses no trecho citado é apenas a primeira fase de uma intervenção maior, que deve interligar uma extensa área da Ilha de São Luís, com ganhos significativos para a mobilidade urbana. Sabe-se que ainda não há definição quanto as próximas etapas, mas o início da obra pouco mais de um ano após o anúncio do recurso pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, deixa clara a determinação governamental em promover as melhorias.

A duplicação da Avenida dos Holandeses é resultado de um esforço do Governo do Estado para melhorar a malha viária da região metropolitana de São Luís. Com esse objetivo, vem-se buscando sempre a parceria do Governo Federal, que tem apoiado prontamente os projetos. Se as prefeituras da Ilha, principalmente a da capital, também investissem na recuperação e construção de novas vias, teríamos um trânsito organizado, seguro e com fluidez ágil, condizente com as necessidades dos cidadãos.

Editorial publicado nesta quarta-feira em O Estado do Maranhão

Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão

2 comentários para "Obra de impacto"


  1. JAYR

    O BRASIL FICOU UM PAÍS DIFÍCIL DE SE VIVER, VIVEMOS COM MEDO E COM BOCA DE ANASTÁCIA, NÃO SE PODE MANIFESTAR CONTRA AQUILO QUE ACHA ERRADO, PORQUE TUDO É CRIME, OS CARAS SE FORMAM, E PROCURAM LOGO CRIAR LEIS PARA PROTEGE-LO, É HOMEM CASANDO COM HOMEM É MULHER CASANDO COM MULHER, É NOVELA IMORAL NO FAMOSO HORÁRIO NOBRE, E TEMOS QUE AGUENTAR TUDO CALADO, APOSTO QUE LOGO ESTES CARAS DA FOTO COM GRANDES ADVOGADOS A SEU FAVOR, ESTARÃO SOLTOS, PORQUE ELES TEM MUITA FORÇA, E OS POLICIAIS QUE OS PRENDERAM COITADOS TEM QUE TOMAREM CUIDADO PORQUE ELES ESTÃO NAS MÃOS DE DEUS. UM EXEMPLO ESSE ASSUNTO KARANDIRÚ, TUDO BASEADO EM UM LIVRO ESCRITO POR UM FUNCIONÁRIO GLOBAL E A ÚNICA PALAVRA QUE VALEU FORAM AS ESCRITAS NO LIVRO NINGUÉM TEM DIREITO DE TIRAR A VIDA DE NINGUÉM ISSO É VERDADE, MAIS PERGUNTE A UM BANDIDO UM DESSES DO TAL BONDE DOS 4O E PC… (VERGONHA) SOBRE ISSO SE ELES RESPEITAM A VIDA HUMANA, PELO QUE SE VIU NAQUELE FILME NO KARANDIRÚ SÓ TINA ANJINHO, OS MAUS ELEMENTOS FORAM OS POLICIAIS, E POR AÍ VAI, IMAGINEM O BRASIL DAQUI A TRINTA ANOS, CASAL HOMEM E MULHER VAI SER CRIME, ELES ESTÃO FICANDO PODEROSOS ESTÃO MANDANDO. É NÓS OS ANASTÁCIOS DA VIDA OU FICAMOS CALADOS OU IREMOS PRA CADEIA POR MANIFESTARMOS OU COMER CAPIM PELA RAIZ DE APLAUDIRMOS A POLICIA EM CASO DE VITÓRIA CONTRA A BANDIDAGEM OU QUANDO MANDAR UM MARGINAL PARA O LUGAR QUE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO OU SEJA O INFERNO.

  2. Gojoba

    Porque você não cobra da prefeitura a continuação daquele arremedo de obra da av. litorânea que foi feita sem total planejamento de forma totalmente errada

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS