Caso Décio: Bochecha é o segundo a deixar prisão

Bochecha foi o segundo acusado da morte de Décio a deixar prisão
Bochecha foi o segundo acusado da morte do jornalista Décio Sá a deixar a prisão

O juiz José Costa, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, concedeu hoje liberdade provisória a Fábio Aurélio do Lago e Silva, o Bochecha, um dos presos na Operação Detonando, em junho do ano passado, sob acusação de envolvimento no assassinato do jornalista Décio Sá. O magistrado acolheu o pedido da defesa do réu, que alegou falta de provas e excesso de prazo para formação da culpa. O Ministério Público foi favorável à revogação da prisão preventiva.

Espécie de assessor de José Raimundo Sales Chaves Júnior, o Júnior Bolinha, que teria agenciado a morte de Décio, Bochecha foi acusado de participar da operacionalização do crime. Ele foi preso em sua casa, na Chácara Brasil, que foi invadida pela polícia.

Bochecha foi o segundo suspeito do caso Décio Sá a deixar a prisão. Antes dele, já havia sido solto, em abril, o capitão da Polícia Militar e ex-subcomandante do Batalhão de Choque, Fábio Aurélio Saraiva Silva, o Capita, apontado como dono da arma usada pelo pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva para assassinar o jornalista, em 23 de abril de 2012, eu m um bar da Avenida Litorânea.

Restam presos Gláucio Alencar, seu pai, José de Alencar Miranda, acusados de serem os mandantes; Júnior Bolinha, o pistoleiro Jhonatan, Airton Martins Monroe, que teria apresentado o matador a Bolinha, e Marcos Bruno Silva Oliveira, que confessou ter pilotado a moto que levou o assassino ao local do crime.

Ao todo, 13 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público por participação no crime.

Riachuelo contrata para lojas de São Luís

Maior varejista de moda do país abre oportunidades para cargos de chefia e liderança

empregoA Riachuelo – maior empresa de moda do País – está contratando profissionais para as três lojas da rede localizadas na capital maranhense. Podem participar candidatos de ambos os sexos e os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected] até dia 09/08/2013.

As oportunidades são para: Encarregado Administrativo, Supervisor Financeiro (Crediário), Supervisor Comercial e Líderes em Visual Merchandising, Comercial, Estoque, Caixa, Atendimento (crediário, Patrimônio (prevenção e perdas).

Para todas as vagas é necessário que os candidatos tenham superior completo ou em curso, sejam maiores de 18 anos, disponibilidade de trabalho aos finais de semana e feriados, afinidade com moda e varejo, além de bom relacionamento interpessoal. A empresa oferece plano de carreira e benefícios como: Vale Refeição, Vale Transporte, plano de saúde, participação nos lucros, entre outros.

Sarney: UDI divulga novo boletim médico

O UDI Hospital divulgou, no início da tarde desta segunda-feira, o segundo boletim médico com informações sobre o estado de saúde do senador José Sarney, internado desde a madrugada do último domingo. Após investigação clínica, laboratorial e radiológica, a equipe médica diagnosticou infecção respiratória aguda.

Sarney, de 83 anos, encontra-se estável e tem apresentado boa resposta ao tratamento, segundo o boletim, assinado pelo médico Carlos Gama. O senador só terá alta depois que estiver totalmente recuperado.

Segue o boletim:

sarney internado

Manifestantes firmam acordo e decidem desocupar Câmara Municipal

Plenário da Câmara Municipal ficou lotado durante a reunião em que foi selado o acordo
Plenário da Câmara Municipal ficou lotado durante a reunião em que foi selado o acordo (Foto: Diego Chaves)

Após sete dias de ocupação, finalmente aconteceu, nesta segunda-feira, a última reunião de negociação que culminou com a desocupação das dependências da Câmara Municipal de São Luís, presidida pelo vereador Astro de Ogum (Sem partido), com a participação de dezenas de manifestantes. Ao final do encontro, o presidente em exercício do Legislativo municipal assinou um documento sobre todo o período de duração do movimento, providências adotadas e a realização de uma sessão especial para o próximo dia 7 de agosto, com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações, entre outros assuntos inerentes ao tema. Segue abaixo a Nota Oficial assinada pelo vereador Astro de Ogum, com a qual concordaram os manifestantes:

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís comunica aos demais vereadores, funcionários, imprensa e ao povo de São Luís, o que abaixo segue:

O Plenário e demais dependências da Câmara Municipal de São Luís estão ocupadas por manifestantes, desde as 14:00 horas do dia 23 de julho de 2013.

Dentre os ocupantes, representantes da Vila Apaco reivindicavam melhores condições de infraestrutura, iluminação pública e saneamento básico, além de outras necessidades.

Os entendimentos mantidos pela Mesa Diretora da Casa, na mesma data, aceleraram as providências adotadas pela Prefeitura de São Luís: à Via Principal de acesso à Vila Apaco está funcionando normalmente e o canal de drenagem em fase de construção, como medidas emergenciais, além de outras que se fazem necessárias.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís formaliza, neste ato, a realização de uma Sessão Especial, no dia 07 de agosto de 2013no horário regimental de 10:00 horas da manhã, com uma Comissão Representativa dos ocupantes, no total de 10 (dez) pessoas, para discutir a pauta de reivindicações, permitindo o acesso à Mesa Diretora, de 03 (três) pessoas da comissão, mesmo número de vereadores na composição da Mesa.

Fica estabelecido um tempo de, no máximo, 10 minutos de direito do uso da palavra, na Tribuna, a cada um dos 10 (dez) membros da Comissão, com igual tempo para os vereadores, se assim o desejarem.

A Mesa Diretora formalizará o convite para o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e Secretários titulares da SEMOSP, SMTT e outros, caso haja necessidade.

A Mesa Diretora propõe que os ocupantes constituam uma Comissão de Acompanhamento das suas proposições junto à Câmara de São Luís e à Prefeitura de São Luís, ou quais outros órgãos públicos a quem os assuntos competirem.

Já tramita na Justiça, uma Ação de Reintegração de Posse do Poder Legislativo Municipal de São Luís. A Casa precisa ser preparada para cumprir suas atividades constitucionais, a partir do dia 05 de agosto de 2013, como ocorrerá em todo território nacional.

Até hoje, a ocupação foi pacífica e não se verificou nenhum dano às instalações da Casa e nenhum ato de violência contra os ocupantes foi praticado.

Diariamente, foram postadas informações em 02 (duas) redes sociais INSTAGRAM E TWITTER – do movimento dos manifestantes. Ontem, dia 28 de julho de 2013, o informativo “Câmara Agora” dedicou seu tempo de 10 (dez) minutos para falar da ocupação e seus desdobramentos.

A Mesa Diretora submete à apreciação dos manifestantes, a proposta de desocupação do plenário e demais dependências do prédio onde funciona a Câmara de São Luís, no prazo de até 24 horas, pelas razões acima colocadas.

A Mesa Diretora confia que prevalecerá o bom senso, acreditando que, se a luta dos ocupantes é em defesa dos interesses do povo de São Luís, todos os Vereadores comungam desse mesmo sentimento.

                                                                                             São Luís, 29 de julho de 2013

                                                                                                        ASTRO DE OGUM

                                                                                                        1º Vice-Presidente

CNJ recomenda construção de unidades de internação de jovens no Maranhão e em outras 7 UFs

Unidade de internação da Funac, na Maiobinha, está interditada há mais de um ano
Unidade de internação da Funac, na Maiobinha, está interditada há um ano

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou a construção de unidades de internação para jovens em conflito com a lei em sete estados e no Distrito Federal. A recomendação é dirigida ao governo do estado, ao Ministério Público e a outras instituições responsáveis pelo cumprimento das orientações.  A medida é necessária para reduzir a superlotação dos sistemas socioeducativos nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina, além do Distrito Federal, de acordo com os relatórios estaduais do Programa Justiça ao Jovem. Durante a segunda fase do programa, realizada em 2012, as juízas auxiliares da Presidência do CNJ, na época, Cristiana Cordeiro e Joelci Diniz visitaram unidades de internação em 15 unidades da Federação.

Segundo as recomendações do CNJ, são necessárias novas vagas para internar jovens em conflito com a lei no interior do Mato Grosso do Sul para retirar adolescentes mantidos em delegacias, mesmo problema registrado no relatório de Santa Catarina. Ao governo piauiense, o CNJ sugeriu ainda concluir urgentemente a construção de unidade para internação provisória.

Conforme acordo firmado com o CNJ em novembro de 2012, o Governo do Distrito Federal (GDF) se comprometeu a criar cinco novas unidades de internação. Aos governos do Rio de Janeiro e de Rondônia, o CNJ solicitou o cronograma de obras que estão seguindo para construir unidades de internação. Segundo o governo fluminense, estão previstas novas vagas em Duque de Caxias, nos municípios da Região Serrana e da Região dos Lagos.

A outra providência recomendada pelo Conselho foi a descentralização da rede de casas de internação. Atualmente, todos os jovens internados por algum ato infracional em Alagoas, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul estão em unidades nas capitais dos estados. Com mais unidades no interior, principalmente, os adolescentes poderiam cumprir suas medidas socioeducativas mais perto das suas famílias, conforme previsto no Artigo 124º da Lei 8.069/90, conhecida como o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Descentralização

Desde 2010 o CNJ aponta para a necessidade de o governo alagoano criar vagas no interior. “A falta de regionalização das unidades de internação obriga o deslocamento dos adolescentes que residem no interior para cumprir as medidas de internação na cidade de Maceió e impossibilita, na maior parte das vezes, a visita e o acompanhamento dos adolescentes por seus familiares”, afirmavam os juízes coordenadores da primeira fase do programa, Daniel Issler e Reinaldo Cintra.

Na Bahia, estado que tem área equivalente ao território da França, só há unidades de internação na capital Salvador. A concentração obriga todos os jovens condenados a internação a cumprirem a medida na capital, independente do local onde moram. O CNJ recomendou a construção de novas unidades de internação no interior. As juízas que coordenavam o Justiça ao Jovem sugeriram Itabuna, município localizado no sul do estado, a cerca de 300 quilômetros de Salvador, como local para receber uma nova instituição.

Programa

Ao longo de 2012, o programa Justiça ao Jovem visitou 59 entidades de internação de adolescentes em conflito com a lei em 15 unidades da federação, com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação. Nessas visitas, que marcaram a segunda fase do programa, o CNJ retornou aos estados cujos sistemas socioeducativos foram identificados como os mais precários do País no Panorama Nacional de Execução das Medidas Socioeducativas de Internação, no intuito de garantir tratamento adequado aos jovens.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Na Liberdade, jovem avisou à mãe momentos antes de ser assassinado

Duplo homicídio que vitimou Renato e Caio engrossou estatísticas de mortes violentas em São Luís
Duplo homicídio que vitimou Renato e Caio engrossou estatísticas de mortes violentas em São Luís no mês de julho

O jovem Renato da Silva Rodrigues, 24 anos, uma das vítimas do duplo homicídio ocorrido ontem à noite, na Rua da Vala, na área da Liberdade, avisou à mãe que seria morto momentos antes do crime. Ao sair de casa, na Avenida Luiz Rocha, ele pediu perdão à genitora por todas as coisas erradas que já havia feito, anunciando que dali a pouco seria assassinado. A outra vítima foi Caio Costa Tavares, 26.

Provavelmente, Renato sabia que tinha contas a acertar com algum desafeto. E não deu outra: por volta das 22h, homens chegaram em um Corsa Classic preto, invadiram a casa de Caio e dispararam vários tiros em ambos. Ao que tudo indica, ele e Caio eram cúmplices em alguma prática delituosa. Uma das hipóteses levantadas pela polícia é de acerto de contas entre traficantes.

O estranho é que mesmo sabendo do perigo que corria, Renato foi de encontro ao suposto comparsa. Talvez estivesse querendo livrar mais alguém da fúria dos que o perseguiam, quem sabe, a própria família.

O inquérito que investigará o crime será instaurado na Delegacia de Homicídios.

Sérgio Frota culpa estádio e arbitragem por derrota do Sampaio

frota derrota2O presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, lamentou a derrota do time ontem, por 1 x 0, para o Cuiabá-MT, fora de casa, a primeira do Tricolor no Campeonato Brasileiro da Série C. Em postagem no Facebook, Frota fez menção ao rigor do árbitro ao assinalar o pênalti que deu a vitória aos matogrossenses, comparando a atitude à postura do juiz amazonense que apitou Sampaio 1 x 1 Luverdense, quarta-feira passada, no Castelão, que deixou de marcar duas penalidades a favor do Sampaio.

O dirigente lamentou o fato de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) continuar marcando jogos do Cuiabá na competição no estádio Dutrinha, o qual chamou de “alçapão”. Frota ainda se solidarizou ao técnico Flávio Araújo, que levou uma cusparada de um torcedor após a partida. E lembrou que ele próprio já sofreu o mesmo tipo de agressão ao enfrentar a equipe, também no Dutrinha, pela Série D, em 2011.

Por fim, o presidente convocou novamente a torcida para apoiar o Sampaio no confronto do próximo sábado, dia 3, no Castelão, o oitavo jogo do time na fase de grupos da Série C.

Sarney teve quadro leve de infecção pulmonar

Da coluna Estado Maior

O senador José Sarney (PMDB) deu entrada ontem no UDI hospital com um quadro febril, que o acometeu durante a madrugada. Os médicos identificaram um quadro leve de infecção pulmonar, que começou a ser imediatamente tratado à base de antibiótico. O senador poderia se tratar em casa, mas o chefe da equipe médica, Gama, preferiu que ele permaneça hospitalizado.

Gama disse à coluna que o quadro de infecção pulmonar do senador José Sarney não tem gravidade. Trata-se, segundo ele, de uma infecção leve, sem qualquer gravidade, mas que precisa ser tratada com os cuidados que a idade do senador requer. – O senador está muito bem – disse Gama.

Abaixo, o boletim médico do UDI Hospital:

“O Senador José Sarney foi admitido neste hospital hoje [domingo] à 0h30 com quadro de febre e calafrios, compatível com processo infeccioso agudo ainda sob investigação clínica.

Os exames clínico, laboratoriais e de imagem iniciais não evidenciaram alterações significativas.

Encontra-se acompanhado de seus familiares e deverá permanecer internado sob cuidados médicos.”

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima