Mais de 600 manifestantes interditaram ontem, por mais de quatro horas, um trecho da Estrada de Ferro Carajás no município de Monção. O protesto se iniciou por vota das 11h, após a realização de mais uma audiência pública do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC). Comunidades atingidas pela ferrovia reivindicam pagamento de compensações sociais e ambientais por parte da VALE. Por volta das 15h30, a ferrovia foi liberada. Foi o segundo bloqueio da estrada de ferro em uma semana. No último dia 19, a manifestação ocorreu em Alto Alegre do Pindaré.
Além de comunidades do município de Monção, participaram do protesto as comunidades de São Benedito e Vila Diamante, do município de Igarapé do Meio. Mais de cinco prefeitos consorciados ao COMEFC apoiaram a interdição e se juntaram os manifestantes. A paralisação foi uma advertência e interrompeu as viagens do trem de passageiros e do trem de carga.
Representantes da Vale ainda não se pronunciaram sobre a manifestação. O COMEFC segue com sua agenda de audiências públicas nos municípios que integram o consórcio e é provável que novos bloqueios ocorram.