Segurança nas férias

2comentários
Viatura da CPTur faz ronda no Centro Histórico
Viatura faz ronda no Centro Histórico (Foto: Biné Morais)

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros reforçaram o aparato de segurança em pontos turísticos de São Luís nas férias de julho. Operações diárias vêm sendo realizadas desde os primeiros dias deste mês no Centro Histórico, na Lagoa da Jansen e na orla marítima, de modo a garantir que o público se divirta sem sobressaltos. Rondas permanentes, com um efetivo maior de policiais, e o aumento do número de salva-vidas nas praias foram as principais medidas adotadas para que as férias sejam marcadas apenas por bons momentos.

A Companhia de Policiamento Turístico da PM (CPTur) informa que nesta época do ano o fluxo de pessoas no Centro Histórico de São Luís aumenta 50%, principalmente aos fins de semana. Com o movimento em alta, o ambiente fica mais propício a crimes, principalmente roubo a turistas, ocorrência com maior número de registros. Para tentar conter as investidas dos bandidos, a CPTur aumentará o contingente de policiais nas ruas, principalmente na Praia Grande. Além de estar de prontidão para combater a violência, os militares atuarão como facilitadores, repassando ao público, em especial aos visitantes, informações sobre serviços, dicas de segurança e outras orientações.

De fato, é uma medida mais do que necessária, tendo em vista a concentração cada vez maior de assaltantes, traficantes, usuários de drogas e aliciadores de menores no Centro Histórico. Ao reforçar a segurança na área, a CPTur não só restabelece a tranquilidade, como contribui para evitar a má repercussão que os atos violentos costumam gerar em cidades turísticas, comprometendo, até mesmo, o potencial de visitação.

O reforço da segurança nas praias é outra iniciativa importante, pois é grande o número de pessoas desavisadas que, encantadas com as belezas da orla, avançam perigosamente mar adentro. Sem falar nas crianças que, por descuido dos adultos que as acompanham, acabam se perdendo. Um efetivo de 150 homens foi distribuído pelas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água e outras, justamente para evitar o pior. Os salva-vidas também atuarão de forma preventiva, orientando os banhistas sobre locais mais seguros e procedimentos que podem evitar acidentes.

Outro cuidado importante que deve ser tomado por quem procura lazer na orla é em relação aos trechos impróprios para banho, que não são poucos. O maior risco está relacionado às fozes dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco, que apresentam índices elevados de coliformes fecais, segundo levantamentos divulgados periodicamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Por precaução, deve-se evitar o mergulho nas proximidades desses locais.

O período de férias é fundamental para repor as energias, após um ano inteiro de trabalho ou estudo. E deve ser marcado, unicamente, por momentos agradáveis. Ao reforçar a segurança nos pontos de São Luís mais propícios ao divertimento, as autoridades de segurança pública prestam relevante serviço, que se reverte em bem estar a todos que procuram aproveitar os dias livres da melhor forma.

Editorial publicado neste sábado em O Estado do Maranhão

2 comentários para "Segurança nas férias"


  1. CESAR FM

    VOCÊ QUER TESTAR A SEGURANÇA DAS FÉRIAS? LIGUE PARA O FAMOSO 190 ELES OU AS VEZES ELAS VÃO RESPONDER “O SEU PEDIDO VAI SER ATENDIDO SENHOR” AÍ MEU CARO DANIEL; ESPERE, ESPERE, ESPERE. SENTE-SE, PORQUE SENÃO VAI DORMIR EM PÉ, QUER UM EXEMPLO A POUCOS DIAS LIGUEI PARA O 190 MANDARAM EU LIGAR PARA VIATURA DO BAIRRO LIGUEI LIGUEI LIGUEI NINGUÉM ATENDEU VOLTEI PARA O 190, PARA ME CHATEAR INDA MAIS PERGUNTARAM UM PNTOD E REFERENCIA DO VIVA DA CIDADE OPERARIA AÍ FOI DEMAIS DISSE BOA NOITE E DESLIGUEI. SEGURANÇA NAS FÉRIAS ESSA É BOA.

  2. Miranda

    Moleques travestidos de jornalistas de rosengana procurem falar a verdade

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS