![Policiais do Batalhão de Choque posicionados para conter baderna durante manifestação na Praça Pedro II](https://www.blogsoestado.com/danielmatos/files/2013/07/choque-pedro-II.jpg)
Normalmente, a família choqueana (Força Tática, GOE,Canil e Esquadrão Águia) trabalha das 7h às 19h, das 19h às 7h e temos 48 horas de folga. Somos também parte integrante da sociedade maranhense e temos as mesmas aspirações e desejos de um Brasil melhor. Porém, todos os dias, saímos de nossas casas deixando nossos familiares, afim de garantir a ordem pública, mesmo com risco à própria vida.
Nas últimas semanas, foi deflagrada uma série de manifestações de rua em todo o país, que mobilizaram todos os segmentos da sociedade, indignados e revoltados devido aos direitos constitucionais não estarem sendo respeitados, impunidade, a corrupção desenfreada, morosidade dos órgãos públicos, para melhoria do sistemas públicos.
Com as manifestações, elementos infiltrados causaram pânico,tumultos, saquearam lojas e depredaram o patrimônio público e privado. Diante desses atos, houve a necessidade de diminuir a folga dos policiais de um modo geral, principalmente dos homens do BP Choque, por ser a tropa de pronto emprego e especializada para controle de tumultos e distúrbios.
Mesmo trabalhando praticamente 10 dias consecutivos, os policiais se postaram de forma profissional, solidária, comprometida, leal e abnegada no cumprimento das missões. Quando foi necessário agir, sempre dentro dos parâmetros do uso progressivo da força, usando técnicas e táticas para dispersar a multidão.
Estamos buscando sempre, antes das ações, o dialogo com os manifestantes, mesmo quando estavam sendo xingados, achincalhados, agredido fisicamente com pedras, garrafas, paus e foguetes. Ainda assim, o BP Choque buscou o controle e o equilíbrio para a ocorrência, conduzindo as pessoas para as delegacias para que a lei fosse cumprida.
Os policiais do Choque mantiveram a postura e a compostura mesmo vendo os seus irmãos de farda com braços e cabeças quebradas, levando os feridos para o Corpo de Bombeiros e o Samu adotarem as providencias cabíveis.
Destaco a forma guerreira como se comportaram os policiais militares de um modo geral, mais especialmente os integrantes da família Choqueana, pelo pronto atendimento, ficando com suas folgas reduzidas.
Agradeço ainda o esforço do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, e do comandante Geral da PM, coronel Franklin Pacheco, que nos deram todo o apoio para o sucesso da missão. Ambos, por sinal, estão trabalhando para melhor equipar e renumerar os policiais militares.
Aos nossos parceiros que contribuem direta e indiretamente para a nossa edificação, a colaboração das lideranças comunitárias e dos profissionais da imprensa de um modo geral pela divulgação e posicionamentos.
Meu Senhor Todo Poderoso, obrigado por mais uma vitória, somos felizes por sermos PMs e cada vez mais estamos aprendendo com as adversidades. É gratificante a sensação do dever cumprido a contento. Sociedade maranhense, obrigado pelo apoio e compreensão. A PM existe para protegê-los e se coloca à disposição para juntos repensarmos novas soluções para os problemas da segurança pública, buscando cada vez mais a aproximação com a comunidade.
Tenente-coronel Raimundo Nonato Santos Sá, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar
Os caras não são valorizados. Trabalhar sobre pressão. É muito fácil julgar algum excesso, quero ver por a cara e lutar pela ordem. Valeu para os caras.
Pow os caras só enfrentaram meliantes e vândalos infiltrados nas manifestações, tomaram predradas, pauladas, mesmo assim sem disparar uma única bala de borracha contiveram os bandidos infiltrados, e a cidade pelo menos não ficou igual aos outros centros onde depredaram, saquearam e promoveram arrastões