![Parentes e amigos de vítimas da criminalidade em São Luís exibem mensagem de protesto contra a violência](https://www.blogsoestado.com/danielmatos/files/2013/07/violencia2.jpg)
Em tempos de manifestações populares, algumas marcadas por visível excesso, familiares e amigos de pessoas que perderam a vida para o crime foram às ruas em pleno domingo clamar por segurança. O ato público ocorreu na Avenida Litorânea e reuniu cerca de 150 cidadãos.
Muitos dos participantes exibiam faixas e cartazes como forma de lembrar os entes queridos mortos e cobrar das autoridades um basta à violência. O manifesto ganhou logo a simpatia de todos os que estavam na orla. Não poderia ser diferente ante a carnificina registrada nas grandes cidades, São Luís incluída.
Bradar contra a insegurança é uma atitude mais do que justa e necessária, que deve ser compartilhada por toda a sociedade, uma vez que ninguém está livre de ser vítima de latrocínio, homicídio, assalto e outros crimes contra a vida.
Hoje em dia, sair às ruas para dizer não à violência e à impunidade é um dos mais legítimos exercícios de cidadania. Não há, com certeza, um único indivíduo que se oponha a esse gesto, melhor forma de demonstrar insatisfação e medo. Nem mesmo os governantes se colocam contra as manifestações, pois sabem das suas limitações para combater o tráfico de drogas, assaltos e outras ramificações da bandidagem.
A caminhada contra a violência teve um foco e foi abraçada por todos que dela tomaram conhecimento. Muito diferente de simplesmente bloquear uma via pública sem saber ao certo contra quem e contra o quê se está protestando.
Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão