O clima é de terror desde a noite deste sábado em Paulino Neves, município da região dos Lençóis Maranhenses distante 390 km de São Luís. O motivo foi a morte de um homem identificado como Paulo, natural de Barreirinhas, alvejado por um cabo da PM após furar uma barreira policial montada na cidade quando conduzia um quadriciclo. Após o homicídio, populares incendiaram dois veículos da polícia, invadiram o imóvel onde funciona o destacamento militar do município e depredaram a casa de um carcereiro.
A morte de Paulo, primo da ex-vereadora identificada como Ana Lúcia, ocorreu por volta das 18h30. Ele foi perseguido e atingido a bala após desobedecer a ordem de parar dada pelos policiais que faziam uma barreira para tentar interceptar criminosos que agem em Paulino Neves. O homem dirigia o veículo sem capacete. O autor seria um cabo identificado como Genivaldo, que teria efetuado quatro disparos. Paulo ainda foi socorrido e levado ao hospital do município, onde já chegou morto.
Confirmado o óbito, teve início uma série de atos depredação, cometidos, segundo testemunhas, por familiares e amigos de Paulo, que se deslocaram de Barreirinhas até a cidade vizinha para vingar a morte.
Alguns móveis retirados do destacamento foram jogados na rua e queimados. Documentos foram extraviados e munições, furtadas. Um jipe Troller e um quadriciclo utilizados pela polícia em operações policiais no território arenoso de Paulino Neves também foram incendiados. Os populares atearam fogo, ainda, na casa de um carcereiro e agrediram o filho dele. Também ameaçaram tocar fogo na ponte sobre o Rio Novo.
As investigações do crime ficarão a cargo da Delegacia de Tutoia, já que em Paulino Neves existe apenas um destacamento, com apenas três militares. Segundo o comandante da PM na região do Baixo Parnaíba, major Edivaldo Mesquita, um inquérito policial militar vai apurar as circunstâncias em que foram efetuados os disparos.
A revolta tende a aumentar nos próximos dias, já que muitos populares estão aproveitando o episódio para chamar a atenção das autoridades para a insegurança e outros problemas do município.
Fotos: blog do Elivaldo Ramos
A pergunta é: Será por que ele furou o bloqueio policial que estava lá para capturar bandido? tem que primeiro pensar, queimar viatura que já são pouca na região e assalto a toda hora.
no dia 29/06/13 naõ houve barreira policial, isso é apenas um álibe do policial JENIVAL e do PAULIR .Isso não siguinifica que eles podem sair por aí atirando e matando pessoas inoscente ea população ter q ficar de braços cruzados e quanto os carros de polícia isso não é nada são cromprados com nosso proprio dinheiro ”impostos”
NÃO HOUVE BARREIRA POLICIAL NO 29/06/13 ISSO É APENAS UM ÁLIBE DO POLICIAL JENIVAL E DO PAULIR.ISSO NÃO SIGUINIFICA QUE ELES PODEM SAIR POR AÍ ATIRANDO EM PESSOAS INOSCENTES E A POPULAÇAO TER QUE FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS SEM FAZER NADA,E QUANTO AOS CARROS DA POLÍCIA QUE FORÃO QUEIMADOS LOGO SERÃO COMPRADOS OUTROS COM NOSSOS ”IMPOSTOS”
o paulir ja deveria ter rodado faz tempo, cagueta e pra tar de baixo do xão. isso ai e pra ver as porcarias que mandam pro lugar dos outros.policiais despreparados e incompetentes. a população não fez mais que a sua obrigação para ter um lugar melhor, e não policias fazendo papel de bandidos.
eu achei esse crime crueu,eles estão pago para nos protejer i não para nos matar adevido que já vai fazer um ano.meus a
os policia que matou paulo ele ainda vai trabalhar.isso e um absudo pq ele tirou uma vida,e por isso q o maranhao nao vai pra frente pq tão botando pessoas incapaz que não sabe de nada,pq aqui não tem proficionais,só um exemplos em Barreirinhas o hospital e ótimo mais não tem proficionais as tecnicas de infermagem não sabem ném aplicar um enjeção atende as pessoas mais os pessoas do interior sofrem de mais,elas não sabem de nada,tudo e mudança de prefeito ai eles colocam pra trabalhar quem eles querem,eles não querem saber se a pessoa e profissional ou não eles querem saber se a pessoa votou pra ele i quem sofre e o povo eles humilia as pessoas….