Um boato de que o Bolsa Família seria suspenso levou dezenas de milhares de pessoas a agências da Caixa Econômica Federal em São Luís neste fim de semana. Desde ontem, uma multidão faz fila nas agências do banco na tentativa de sacar o benefício. Alguns terminais de auto-atendimento chegaram a ser depredados, tamanha a indignação de beneficiários enganados. A Caixa e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS) divulgaram notas negando a suspensão ou mesmo a mudança de regras do programa.
Foi preciso acionar a polícia para organizar as filas e conter os ânimos de alguns usuários, que ficaram revoltados ao constatar que nenhuma quantia fora depositada em suas contas. Viaturas da Polícia Militar foram destacadas para garantir a ordem nas agências da Caixa da Praça João Lisboa e do João Paulo.
Dia das Mães
Desde ontem, circula a falsa informação de que o Governo Federal havia liberado um abono extra relativo ao Dia das Mães. O boato dava conta de que o dinheiro só ficaria disponível até a meia-noite de sábado. Algumas pessoas conseguiram sacar quantias, mas, segundo a Superintendência Regional da Caixa no Maranhão, trata-se de adiantamento da parcela de maio, uma vez que houve um problema no repasse em abril.
Em nota, a Caixa informou que o pagamento do Bolsa Família segue o calendário fixado pelo Governo Federal, que pode ser consultado no site do banco (www.caixa.gov.br). A Caixa esclareceu que não procede a informação de que ontem seria o último dia de pagamento do benefício.
Já o MDS classificou a informação como “boato”, afirmando não haver veracidade na informação sobre a suposta suspensão ou interrupção dos pagamentos do auxílio. O ministério garantiu que o calendário está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração das regras do Bolsa Família. Abaixo, as notas da Caixa e do MDS:
Nota de Esclarecimento
A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família.
O Calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.
Nota à imprensa
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família.
O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa.
O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil.
Foto: Daniel Matos