Dezenove presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas fugiram, ontem à tarde, por um túnem de 15 metros de extensão, escavado entre a área conhecida como Oficina 1 e a rua, poucos metros depois do muro. Três dos fugitivos já foram recapturados e a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) realiza buscas na tentativa de localizar os demais foragidos.
Abaixo, a nota divulgada pela Sejap sobre a fuga:
A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que estão sendo realizadas buscas visando à recaptura dos internos que fugiram, na tarde desta quarta-feira (15), do Centro de Detenção Provisória (CDP), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Dos 19 fugitivos, três já foram recapturados durante as diligências, que estão sendo feitas em toda a área, por agentes penitenciários em parceria com a Polícia Militar.
A fuga ocorreu por meio de um túnel escavado pelos presos, com cerca de 15 metros de extensão, começando numa área conhecida como Oficina 1 e terminado um pouco depois dos muros do presídio.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)
Depois que o Secretário Sebastião Uchôa assumiu a Sejap, começaram as fugas. Muitos podem achar que isso se deve ao pulso fraco do Secretário….MUITO PELO CONTRÁRIO…..preso passa o tempo todo pensando em quais regalias tem direito (obrigado Direitos Humanos) e quais as formas de as conseguir (motim, greve de fome, mensagens por celular, etc.). Quando chega um secretário que resolve colocar ordem na casa e acabar com a bagunça, o que eles fazem, tentam fugir e na maioria das vezes conseguem pois a vigilância nesses locais é precária (poucos agentes, salário defasado, armamento obsoleto, viaturas obsoletas. Os que não fogem não é porque não podem e sim porque lá fora não terão as mordomias que tem lá dentro (as custas do Estado e do suor de suas famílias). É simples. Vagabundo acostumado com mordomias (mais uma vez obrigado Direitos Humanos)quando perde se revolta e quer ir embora. Secretário, continue na luta, vamos acabar com a mordomia dessa corja. Lugar de marginal é na cadeia, sofrendo para pagar pelo que fez. cadeia não é Colônia de Férias.
Sr. Marcos, seu comentario tem até algum sentido em relação as mordomias que talvez existem, mas pense bem…se você entra em uma empresa para administrar é porque você tem capacidade para isso e antes de começar sua administração você tem que fazer todo um mapeamento do lugar, do setor e de todos os problemas porque você (administrador) foi colocado p isso… mas se você não tem experiencia, não sabe como resolver e vai ate um canal de comunicação dizer que “É FALTA DE CAPACITAÇÃO, logo percebe-se que nem mesmo o proprio administrador não tem capacitação para administrar um problema como esse. O que realmente tem que ser feito é a Governadora colocar alguem que ponha ordem na casa não uma pessoa que fala de sua propria administração.
Amores: Quando o secretário fala em falta de capacitação, acredito que se refere ao velho costume do “tá ruim mas tá bom”. Os antigos “Administradores” acostumaram-se ao “deixa estar para ver como é que fica”: Se estiver tranquilo, mérito meu, se der galho, culpa do Estado, simples assim. veja bem, não estou defendendo o estado, até mesmo porque é altamente falho nessa questão. veja, por conhecimento próprio, veja bem, próprio e não porque alguém me disse ou li no jornal, sei das mordomias que ocorrem dentro do sistema prisional, aliás, que não são segredo para ninguém, mas que estão erradas, tem que acabar. Como disse, cadeia não é Colônia de Férias. Porém, para que você consiga capacitar um antigo servidor ou até mesmo um novo, você precisa de tempo, e nesse tempo, você tem que acabar com vícios antigos, o que gera descontentamento em muita gente que já estava acostumada com o velho sistema. Por exemplo, para fazer um mapeamento a contento dos locais e da situação, você precisa do apoio dos servidores do local, que nem sempre estão a fim de colaborar pois, mesmo reclamando do sistema, levam o seu “por fora” para deixar assim como está. Ou estou falando alguma bobagem?? É isso, acredito na capacidade do Secretário, sei que ele precisa de tempo para arrumar a casa e que, sim, isso vai gerar descontentamento em muita gente, mas é assim que deve funcionar: corretamente na forma da lei. Abraço.
Sr. Marcos infelizmente no MARANHÃO ainda existe muito essa frase “TÁ RUIM MAS TÁ BOM”, se continuarmos pensando assim pode entrar milhares e milhares de administradores gestores etc e continuam na mesma com respeito ” NA MERDA” … a culpa não é do so do gestor, do Estado, a culpa está em nosistema prisional em todo o país… não devemos culpa um, dois ou tres pessoas e sim todos nos, porque colocamos em todo o setor do país pessoas incompetentes sem sabarem administrar nada… mas infelizmente é O BRASIL, O MARANHÃO…o que fazer? ABSOLUTAMENTE NADA…. somente ficar degladiando comentarios inuteis que não iram servir de nada. BEIJOS
O problema é bem maior. o CDP Centro de Detenção Provisória seria um presidio de segurança máxima, com grades que jamais seriam cortadas por serra, os muros teriam chapas de aço. Pra onde foi o dinheiro. Se o dinheiro tivesse sido feito como no projeto, se não tivesse tido tanto desvio de verbas, não seria tão fácil fugir do CDP. Ocorre que é mais fácil culpa os agentes e monitores. Eles trabalham sem condições pra exercer com qualidade sua tarefa. Os monitores trabalham com salários atrasos, os agentes não tem armas, as que tem são todas velhas e quebradas. Alguns agentes fazem o sacrificio e com medo de morrerem dentro das unidades compras suas armas, para trabalhar e poder se defender quando se fizer necessários. Pra onde vai o material de limpeza das cadeias, são insalubres, não só pra os presos como também pra os agentes, monitores e familiares que tem que frequentar o lugar podre e cheios de insetos por todos os lados. Senhores o sistema penitenciário tá falido, porque o desvio de verba é muito grande, as reformas são pela metade, fazem inauguração de coisas que não estão acabadas. Os funcionários estão despreparados e também vivendo um terror dentro das unidades porque estão todas quebradas, os presos ainda não fugiram porque querem cumprir suas penas. Dentro dos presidios tem presos com doenças graves, como cancer, onde não tem gaze pra limpar um ferimento, etc.