Patrulhamento covarde

0comentário

intimidaçãoCom desempenho pífio nestes primeiros quatro meses e meio de governo, o grupo político que hoje detém o comando administrativo da capital tenta desqualificar aqueles que ousam apontar os erros e omissões que marcam a atual gestão. Utilizando-se de artifícios sórdidos, como vazamento de documentos e até ameaças, asseclas do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e do seu mentor/manipulador, Flávio Dino (PCdoB), presidente da Embratur e pré-candidato ao governo, atacam covardemente jornalistas, radialistas e blogueiros que denunciam o caos urbano e gerencial que toma conta de São Luís.

Em vez de trabalhar para melhorar seu conceito, Holandinha, Dino e cia. preferem atacar profissionais de imprensa que não leem em sua cartilha, na intenção de desacreditá-los perante a opinião pública. Uma espécie de bullying, que ganha contornos cada vez mais violentos. Tem sido assim com vários comunicadores.

O caso mais recente teve como vítima o jornalista Marco Aurélio D’Eça, editor de Política de O Estado e autor de um dos blogs mais acessados e prestigiados do Maranhão. Incomodados com a repercussão dos textos postados por D’Eça, dinistas e holandistas acionaram seus cupinchas na blogosfera para atingir o desafeto. Frustração total, já que o jornalista não só respondeu à altura (leia) como redobrou a carga das críticas.

Eu mesmo já fui alvo da insatisfação gerada por algumas de minhas postagens nada favoráveis ao prefeito e ao seu guia. Em certa ocasião, fui surpreendido com um telefonema do secretário municipal de Comunicação, Márcio Jerry, acusando-me de praticar mau jornalismo em razão da abordagem negativa que fiz de uma viagem oificial feita por Flávio Dino (releia).

Tanto o chefe quanto o assecla reagiram raivosamente à matéria, rebatida com nota da Embratur, posts no Facebook e Twitter, texto no portal Vermelho, site oficial do PCdoB, e até com nota na página de futricas e mexericos intitulada Colunaço do Peta, publicada aos domingos no Jornal Pequeno, que chegou a fazer galhofa com a silhueta deste robusto repórter.

Outras postagens já mereceram comentários nada elogiosos ao titular do blog. Por exemplo, na matéria “Carro oficial de Holandinha é multado por estacionar em local proibido”, publicada ontem à tarde, um comentarista identificado como “Gojoba” tenta me ridicularizar ao me chamar de “boneco de massa” e, em tom ameaçador, diz que estou “frito”. Não que eu esteja preocupado, mas percebe-se na atitude a clara tentativa de intimidar-me, o que, obviamente, não prosperará.

A tendência é que o grupo de Holandinha e Dino intensifique os ataques aos desafetos à medida que a campanha política para o Governo do Estado vá se aproximando. Como ambos estão muito mais preocupados em rebater críticas, não raro com dose elevada de sordidez, relegarão ao segundo plano as obrigações que têm a cumprir.

Sendo assim, o bombardeio continuará, sem trégua e com muito mais munição.

Sem comentário para "Patrulhamento covarde"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS