A onda de criminalidade que assola São Luís extrapolou todos os limites de tolerância. A bandidagem não está poupando nem os garis da empresa responsável pela limpeza pública na capital. Ontem, um bando de marginais impediu a realização de um mutirão de coleta de lixo na Vila Nova, na área Itaqui-Bacanga, ao atacar os trabalhadores que se preparavam para começar o serviço.
O caso ocorreu pela manhã e foi registrado no 5º Distrito Policial, no Anjo da Guarda, pelo delegado de polícia e assessor especial da Prefeitura de São Luís, Aldir Teixeira, que acompanhava a equipe. Segundo relato feito por ele na delegacia, os bandidos intimidaram os garis, a ponto de fazê-los desistir de realizar o mutirão no bairro.
Detalhe: toneladas de lixo estão acumuladas na Vila Nova há bastante tempo e o serviço resultaria em importante melhoria à comunidade.
Mesmo artificial, como classificou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, em entrevista à rádio Mirante AM e ao jornal O Estado do Maranhão, na última quarta-feira, a sensação de violência em toda a região metropolitana de São Luís é real.
E precisa ser contida a qualquer custo.