Turista francesa perde US$ 30 mil em assalto na praia do Olho d’Água

Praia do Olho d'Água registra alto índice de violência, que se agravou com retirada de viatura
Praia do Olho d’Água registra alto índice de violência, que aumentou ainda mais com retirada de viatura policial

Uma turista francesa foi assaltada agora há pouco na praia do Olho d’Água. A estrangeira, cuja identidade ainda não foi revelada, foi atacada por um homem, que, de posse de uma faca, levou da vítima US$ 30 mil, o passaporte e joias. Pelo menos três viaturas foram acionadas para atender a ocorrência, mas até agora o bandido não foi capturado.

O assalto aconteceu por volta das 15h30, quando a turista caminhava sozinha nas proximidades do posto de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. Após atacar a francesa, o ladrão correu para uma área de mato próxima à faixa de areia.

Foram acionadas viaturas do Araçagi, Cohama e da Avenida Litorânea. Os policias fizeram uma varredura na área, mas não localizaram o assaltante. Segundo uma fonte do blog, a mulher foi levada ao Plantão Central do Cohatrac para registrar ocorrência.

Moradores e comerciantes do Olho d’Água denunciam que a violência na praia, que já apresentava índice elevado, aumentou ainda mais após a retirada da única viatura policial que fazia rondas permanentes naquele trecho da orla de São Luís.

Quanto à turista francesa, esta, com certeza, jamais retornará à capital maranhense após a experiência traumática.

Paço do Lumiar: Prefeitura intensifica serviços de limpeza no Maiobão e Tambaú

Máquinas trabalham na retirada de entulho e mato da margem das ruas do Tambaú
Mutirão: máquinas trabalham na retirada de entulho e mato da margem das ruas do conjunto Tambaú

A Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) intensificou nesta semana, os serviços de limpeza de ruas, avenidas e praças do Maiobão e conjuntos adjacentes. A ação faz parte do plano de recuperação da malha viária e áreas de lazer do Município.

No conjunto Tambaú, a Avenida 03 passou por uma limpeza geral, com a retirada de entulho, mato e lixo que dificultavam a passagem dos pedestres e motoristas. A dona de casa Francinete Silva, contou que há 10 anos a região do Tambaú não recebia serviços desse porte. “Esta primeira intervenção é a prova de que a Prefeitura está visualizado os problemas do nosso conjunto, e que em breve teremos ruas e avenidas recuperadas, assim como, outros benefícios por parte da atual administração”, disse a moradora.

As praças e canteiros centrais das principais vias de acesso ao Maiobão também estão recebendo serviços de limpeza. No Viva Maiobão a grama foi aparada e as árvores podadas, garantindo a segurança dos praticantes de esportes e caminhadas noturnas.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Marconi Lopes, esses serviços serão constantes, e em todo o Município, adequando os espaços públicos às necessidades de lazer e transporte da população.

MP responde a Cutrim

O Ministério Público do Maranhão divulgou nota em resposta a declarações feitas ontem pelo deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD), na tribuna da Assembleia Legislativa, de que a instituição teria “engavetado” representação formulada por ele contra o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e os delegados de Polícia Civil Roberto Larrat, Jeffrey Furtado e Maymone Barros Lima. Segundo o parlamentar, os representados teriam induzido o pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva, assassino confesso do jornalista Décio Sá, a envolver seu nome na trama que resultou na morte do profissional de imprensa.

O MP rebateu as acusações de Cutrim, enumerando, em ordem cronológica, as providências que se seguiram à representação. A primeira foi a designação, em 28 de novembro de 2012, do subprocurador-geral de Justiça, Suvamy Vivekananda Meireles, que emitiu parecer solicitando que o secretário e os delegados se manifestassem sobre as acusações.

Em 13 de dezembro, foi criada uma comissão para acompanhar o caso e no no dia 27 do mesmo mês os representados enviaram resposta. Na nota, o MP informa, ainda, que Aluísio, Larrat, Maymone e Jeffrey impetraram habeas corpus no Tribunal de Justiça com o objetivo de trancar a investigação. O pedido está sendo analisado pelo desembargador Kléber Carvalho. Abaixo, a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em respeito à opinião pública, diante das declarações do senhor deputado estadual, Raimundo Soares Cutrim, no plenário da Assembléia Legislativa do Maranhão, na tarde do dia 25 de abril de 2013, sobre suposto “engavetamento” de representação formulada pelo mesmo contra o secretário de Estado de Segurança e três Delegados de Polícia Civil, o Ministério Público do Maranhão vem esclarecer o que segue:

1- Nesta Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão tramitam os autos do Processo Administrativo nº 10423AD/2012, que tem por interessado o deputado estadual Raimundo Soares Cutrim, e por representados o secretário estadual de Segurança Pública Aluísio Guimarães Mendes Filho,  e ainda Roberto Mauro S. Larrat, Jeffrey Furtado e Maymone Barros Lima, estes últimos delegados de Polícia Civil, no qual o representante aduz que os representados teriam induzido  Jonathan Sousa Silva – denunciado pela morte do jornalista Décio Sá- a associar o nome do representante a este fato criminoso, bem como que tal fato foi divulgado na mídia para causar prejuízo à imagem do interessado, perante a opinião pública.

2- Em 28 de novembro de 2012, a Assessoria Especial manifestou-se, em parecer que foi adotado na mesma data pelo chefe da Assessoria e acolhido pelo então subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Suvamy Vivekananda Meireles, no sentido de que os representados Aluísio Guimarães Mendes Filho,  Roberto Mauro S. Larrat, Jeffrey Furtado e Maymone Barros Lima,  se manifestassem quanto aos fatos narrados na representação.

3- Em 13 de dezembro de 2012, o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos determinou a criação de uma comissão para apurar os fatos narrados na apresentação.

4- Os representados apresentaram resposta assinada em conjunto, acompanhada de documentos e um pen drive, na data de 27 de dezembro de 2012.

5- Em de 1º de fevereiro de 2013, foi  oficiado ao representante- deputado estadual Raimundo Soares Cutrim, para que se manifestasse sobre o conteúdo da reposta apresentada pelos representados, uma vez que foi imputado ao mesmo fatos  que poderiam, em tese, configurar crimes.

6- O deputado Raimundo Soares Cutrim encaminhou manifestação, recebida no Protocolo Geral desta Procuradoria Geral de Justiça,  na data de 8 de fevereiro de 2013, na qual se manifestou sobre a resposta dos representados.

7-Na data de 15 de fevereiro de 2013, a Assessoria Especial proferiu manifestação, para encaminhamento dos autos à comissão criada por meio da Portaria nº 6596/2012-GPGJ.

8- A comissão constituída  para investigar os fatos, composta pelo procurador de justiça José Argôlo Ferrão Coelho, e pelas promotoras de justiça Fernanda Maria  Gonçalves de Carvalho e Selma Regina Souza Martins  deliberou pela realização de várias diligências apuratórias iniciais, para a instrução do feito, as quais estão  em andamento.

Cumpre, por fim, esclarecer que os  representados  Aluísio Guimarães Mendes Filho,  e ainda Roberto Mauro S. Larrat, Jeffrey Furtado e Maymone Barros Lima impetraram um Habeas Corpus, protocolado sob o nº 000.2660-60.2013.8.10.0000 no Tribunal de Justiça do Maranhão, estando sob a relatoria do desembargador Kléber Costa Carvalho, visando o trancamento da  investigação mencionada, não havendo, até esta data, decisão sobre o pedido de liminar, haja vista que encontra-se com prazo para as informações por parte do MPE, as quais estão sendo encaminhadas nesta data.

São Luís, 26 de abril de 2013

Fabíola Fernandes Faheína Ferreira
Diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA

Lascou de vez: bandidos atacam até garis em São Luís

Aluísio Mendes: sensação de violência é artificial, mas assusta
Aluísio Mendes: violência é artificial, mas gera pânico

A onda de criminalidade que assola São Luís extrapolou todos os limites de tolerância. A bandidagem não está poupando nem os garis da empresa responsável pela limpeza pública na capital. Ontem, um bando de marginais impediu a realização de um mutirão de coleta de lixo na Vila Nova, na área Itaqui-Bacanga, ao atacar os trabalhadores que se preparavam para começar o serviço.

O caso ocorreu pela manhã e foi registrado no 5º Distrito Policial, no Anjo da Guarda, pelo delegado de polícia e assessor especial da Prefeitura de São Luís, Aldir Teixeira, que acompanhava a equipe. Segundo relato feito por ele na delegacia, os bandidos intimidaram os garis, a ponto de fazê-los desistir de realizar o  mutirão no bairro.

Detalhe: toneladas de lixo estão acumuladas na Vila Nova há bastante tempo e o serviço resultaria em importante  melhoria à comunidade.

Mesmo artificial, como classificou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, em entrevista à rádio Mirante AM e ao jornal O Estado do Maranhão, na última quarta-feira, a sensação de violência em toda a região metropolitana de São Luís é real.

E precisa ser contida a qualquer custo.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima