A Vale investiu (*) US$ 524,9 milhões no Maranhão no primeiro trimestre de 2013. Os investimentos socioambientais somaram US$ 5,5 milhões, um acréscimo de 6% em relação a igual período do ano anterior.
No Maranhão, a Vale fechou os três primeiros meses do ano com o total de 10.650 empregados, entre próprios e terceiros permanentes. Em função dos diversos investimentos em andamento no Estado, a empresa mantém outros 12.655 empregos em canteiros de obras dos empreendimentos em implantação.
(*) Inclui investimento e custeio
Destaques na área de logística:
Neste primeiro trimestre foram transportados 25,7 milhões de toneladas de produtos pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) sendo que, deste total, 25,2 milhões de toneladas equivalem ao transporte de minério de ferro e as 444 mil toneladas restantes ao total de carga geral.
Já o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM) – incluindo as operações realizadas no berço 105, operado pela Vale no Porto do Itaqui – foi responsável, neste período, pelo embarque de 24,6 milhões de toneladas, das quais 23,3 milhões de toneladas referentes ao transporte de minério de ferro e 1,2 milhão de toneladas a carga geral.
Expansão
Foi concedida a licença ambiental para a operação da parte portuária do projeto CLN 150. O projeto foi estruturado para permitir a expansão da capacidade logística de Carajás para 150 milhões de toneladas métricas de minério de ferro por ano. As obras para a conclusão de suas duas outras seções – a duplicação de 125 quilômetros da ferrovia de Carajás e a construção de um terminal ferroviário em Ponta da Madeira – estão em progresso e espera-se que entrem em operação a partir do primeiro semestre de 2014.
Fonte: Assessoria de Imprensa