Combate ao crime reforçado

1comentário
Policiais fazem demonstração de abordagem a criminoso, durante formatura no Comando Geeral da PM
Policiais fazem demonstração de abordagem a criminoso, em solenidade de formatura no Comando Geral da PM

O Maranhão ganhou, ontem, mais um reforço para o combate à violência. Trata-se do policiamento motociclístico, que permitirá às forças de segurança atuar com mais eficácia nos crimes de maior complexidade, como assaltos a banco e seqüestros-relâmpagos. Foram treinados 41 policiais militares, 20 de São Luís e 21 do interior. Esse contingente agora dispõe de condições de se movimentar com maior agilidade na caça aos bandidos e alcançar áreas de difícil acesso.

Cada vez mais audaciosos e bem aparelhados, os criminosos têm imposto extrema dificuldade ao cerco policial, em muitas situações. Nos casos de seqüestro-relâmpago, que exigem resposta rápida, o policiamento motociclístico é uma arma poderosa, capaz de inibir essas ações e reprimi-las quando necessário. Nas ocorrências de assaltos a banco, registradas em maior escala no interior, a nova modalidade dará maior condição para a interceptação das quadrilhas.

A propósito, o Estado tem ampliado gradativamente o leque de ferramentas para o combate ao crime, a exemplo do sistema de videomonitoramento, que já começa a apresentar resultados expressivos. A instalação de câmeras nas principais avenidas da capital tem ajudado a identificar os mais diversos crimes. Em muitos casos, possibilitou a ação preventiva da polícia. Recentemente, o sequestro do filho de um deputado foi solucionado em poucos minutos graças à filmagem, em tempo real, da movimentação dos bandidos pela cidade.

São notórios os esforços do sistema de segurança pública para frear a onda de violência que se abateu sobre a região metropolitana de São Luís, sobretudo nos primeiros dias deste mês. E não poderia ser diferente, já que o aumento do número de habitantes e as condições sociais desfavoráveis que ainda predominam em grande parcela da população tornam o ambiente propício à escalada da criminalidade. Sem falar na disputa de territórios por traficantes.

No caso específico da guerra do tráfico, nota-se, nos últimos anos, que essa tem sido a principal causa dos assassinatos registrados em São Luís e municípios vizinhos. No embate entre as quadrilhas, a ordem é eliminar os rivais, sem piedade, de modo a estabelecer o medo. Assim, têm-se uma escalada fenomenal dos homicídios, motivados, em proporção cada vez maior, por acertos de contas. Para completar, a ousadia dos bandidos e as condições precárias dos presídios fazem aumentar, respectivamente, o número de mortes em confrontos com a polícia e as execuções de detentos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O Estado tem investido pesado em aparelhamento policial, com aquisição de armas, viaturas e demais aparatos. O concurso público para preenchimento de vagas nas polícias Civil e Militar deverá ser retomado nos próximos dias, proporcionando reforço ao efetivo. Mesmo ainda distante do ideal, constata-se que a política de segurança pública ora em prática no Maranhão está no caminho certo.

Editorial publicado neste sábado em O Estado do Maranhão

Foto: Diego Chaves/O Estado do Maranhão

1 comentário para "Combate ao crime reforçado"


  1. SEBASTOS

    Caros leitores, esta notícia é impactante! “O Maranhão ganhou mais um reforço, contra a violencia”, pensei logo, foi a FORÇA NACIONAL que desembarcou em São Luis. Pasme! motocicletas como elas fossem movidas a controle remote. O Maranhão precisa investir é em pessoa humana (homens e mulheres) para dirigir as Motocicletas, porque sozinhas não andam.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS