Cardeal argentino é o primeiro papa latino-americano da história

0comentário

cardeal papaO cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos (foto), foi escolhido para suceder Bento XVI, que renunciou ao pontificado. Ele é o primeiro papa latino-americano da história. O novo papa usará o nome Francisco I.

De tradição jesuíta, Bergoglio foi apontado, como candidato anti-ratzinger no conclave de 2005. Na ocasião, ficou em segundo lugar em número de votos. Nos anos seguintes, surgiram informações dando conta de uma conspiração do cardeal argentino, principalmente na América Latina, para frear mudanças que vinham sendo imprimidas no catolicismo por Bento XVI.

Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.

Em meio à sua trajetória religiosa, o novo pontífice enfrentou acusações de ter comandado uma máfia cujo objetivo era impedir que triunfasse a renovação eclesiástica e litúrgica que o papa Bento XVI promovia e que alguns chamam de ‘reforma da reforma’, ou seja, a vida litúrgica da Igreja conforme o estabelecido pelo Concílio Vaticano II, celebrada na dinâmica da ‘hermenêutica da continuidade’.

Leia aqui matéria sobre a suposta máfia comandado pelo agora papa Francisco I.

Sem comentário para "Cardeal argentino é o primeiro papa latino-americano da história"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS