Reunidos em sessão administrativa na tarde desta terça-feira, 12 de março, os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão deliberaram, unanimemente, pela remessa de cópia do processo que pede a apuração das Eleições de 2010 à Polícia Federal para instauração de inquérito.
O pedido de providências foi formulado pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos (à época corregedor do TRE) para que seja apurada a veracidade dos fatos apontados como “fraude”, narrados em discurso proferido por Flávio Dino (PCdoB) durante evento político na cidade de Imperatriz/MA, conforme noticiou a imprensa.
Agora, Flávio Dino terá que provar que as acusações que fez contra a Corte Eleitoral do Maranhão realmente têm fundamento. Só para recordar, o comunista declarou o seguinte a uma platéia de correligionários durante um encontro do PDT, em Imperartriz, em fevereiro: “o pleito majoritário de 2010 foi um jogo de cartas marcadas”.
Ainda segundo o comunista, “foi preciso o TRE-MA fraudar a eleição na calada da noite para conseguir a diferença que deu à governadora Roseana Sarney a vitória no primeiro turno.”
Antes do TRE-MA, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB) já havia protocolado ofícios no Departamento de Polícia Federal e na Procuradoria Geral da República, ambos em Brasília, pedindo às duas instituições que apurem a denúncia (releia).