Em clima de muita alegria e descontração, foi encerrado na terça-feira (12), o carnaval da Prefeitura de Paço do Lumiar, que reuniu durante os quatro dias de festa, milhares de pessoas nos circuitos do Viva Maiobão e Iguaíba. Nem a chuva forte que caiu durante toda a noite acabou com a animação dos foliões, que se divertiram ao som das bandas de forró elétrico e blocos locais.
Este ano, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, proporcionou um Carnaval comunitário e familiar, com o tema “Um Carnaval para Todos”, onde os foliões puderam curtir a festa momesca próximo de suas residências e com total segurança.
Para o secretário municipal de Cultura, Fernando Muniz, o saldo do Carnaval foi positivo. “Nós, da Secretaria de Cultura, nos empenhamos bastante para realizar este primeiro carnaval da nova administração municipal, e a presença massiva do público nos quatro dias de festa no Maiobão e Iguaíba, é o resultado de que as expectativas foram superadas”, disse.
O prefeito Josemar e o vice, Marconi Lopes, marcaram presença nos circuitos e acompanharam a alegria dos foliões luminenses. Josemar relatou que apesar de administração estar passando por dificuldades financeiras, buscou-se a alternativa de realizar um Carnaval dentro das possibilidades da Prefeitura. “Privilegiamos os artistas locais e suas bandas, e tenho a certeza que as comunidades aprovaram a escolha”, relatou o Prefeito Josemar.
Para a estudante Fernanda dos Santos, que curtiu o carnaval no Viva Maiobão, a festa vai deixar saudades. “Vim todos os dias pra cá e dancei muito com meus amigos. A segurança nos dias de festa foi muito importante para que a gente se divertisse com tranquilidade”, destacou.
Arrastão
Na Terça-Feira de Carnaval, a comunidade de Iguaíba realizou mais uma edição do grande arrastão de blocos organizados. A brincadeira acontece há aproximadamente 20 anos e já se tornou uma tradição local.
Os blocos saem no último dia de Carnaval e atraem foliões da própria comunidade e de São Luís. Irreverência nos nomes, marchinhas próprias e muita organização é o que apresentou cada grupo, que no final da tarde se juntaram num grande cortejo de trios elétricos, da avenida principal de Iguaíba em direção à Praça Nossa Senhora da Conceição.
Este ano, os destaques foram os blocos “Furacão do Jegue” e “Skina Folia”, que arrastaram, cada um, mais de 2 mil pessoas. A novidade ficou por conta dos blocos “Junto e Misturado” e “Esse Cara Sou Eu”, estreantes no Carnaval de Iguaíba.
O comerciante Niod Feques contou que o arrastão dos blocos é uma festa familiar e é inspirada nos entrudos carnavalescos originários de Portugal. Ele ressaltou que este ano a comunidade se sentiu valorizada com a programação da Prefeitura e pode brincar todos os dias de Carnaval próximo às suas casas. Acrescentou ainda que, a partir de agora, a cultura carnavalesca de Iguaíba começará a ser resgatada. “Os iguaibenses voltarão a fazer um grande Carnaval”, ressaltou.
Segurança
Um forte esquema de segurança para foi montado para o Carnaval em Paço do Lumiar, com um efetivo de dezenas de homens da Polícia Militar e reforço de seguranças particulares. De acordo a PM, cerca de 30 mil pessoas passaram pelos circuitos da folia, sem registros de ocorrências graves.
Mais Folia
E quem pensa que a folia em Paço do Lumiar já terminou, a Secretaria de Cultura anunciou a volta do “Lava Garfos”, uma festa pós-carnaval que há vários anos não é realizada no município. A festa acontecerá no dia 23 de fevereiro no Viva Maiobão.
Apesar do período momesco ter passado, ainda está dando muito o que falar a farra com dinheiro público e a promoção pessoal que o professor prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), fez neste Carnaval. Após ter bancado o Bloco do Loirinho, coordenado pelo prefeito de fato, o vice Marconi Lopes (PSL), o ¨professor prefeito¨ que não podia ficar ¨por baixo¨, também mais uma vez saiu as ruas com o seu Bloco da Paz que há dez anos é organizado pela professora Ivone Coqueiro e pelo atual ¨professor prefeito¨. Lançado inicialmente de forma tímida, sem muita estrutura, com o objetivo de levantar a bandeira da Paz pelas avenidas do Maiobão com a participação de pais, alunos do CEFRAN e alguns simpatizantes. Infelizmente, com o passar dos anos deixou seu enfoque principal, que era chamar a atenção da população e autoridades competentes sobre altos índices de violência, assim como, estimular solidariedade, inclusão social e tolerância, pelas ruas e avenidas de Paço do Lumiar, além disso, serviu de instrumento para aparições públicas de políticos, citamos como exemplo, um dos organizadores e agora prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, o ex-deputado estadual Alberto Franco, deputado federal Pinto Itamaraty, ex-vereador Almeida, ex-vereador THIAGO AROSO e tantos outros que no afã de conquistarem apoio popular e passar uma imagem positiva para a população por uma causa nobre que é a luta pela PAZ, ofereciam toda a logística necessária para que o ¨bloco¨ percorresse as ruas da cidade.
A Oposição está morrendo de inveja, o Prefeito agora que começou a Trabalhar, o que a oposição quer fazer é molecagem.Nada o que falam é verdade.Nem os Arosos e nem outros prefeito, tem a preoculpação que o Josemar tem para com a coisa publica.Esse Tiago vive morrendo de inveja atacando o prefeito, num blog de merda chamado A VOZ DOS AROSOS LUMINENSE e num jornaleco EXTRA. Guenta merdas, deixa o homem trabalhar.
Aurilia, deixar ele trabalhar, todos estão, só me diga uma coisa: quando ele começa?