Folia garantida

2comentários
XII Festival Maranhense de Música Carnavalesca, promovido pelo Sistema Mirante, foi uma das opções do fim de semana
XII Festival Maranhense de Música Carnavalesca, promovido pelo Sistema Mirante, foi uma das opções do sábado

O clima de Carnaval se instalou definitivamente em São Luís no último fim de semana, com o início da programação do Governo do Estado e a participação maciça de foliões em bandas, bailes, blocos, cortejos e demais eventos típicos da festa momesca. Nem mesmo o anúncio de que a Prefeitura de São Luís não montará a Passarela do Samba este ano arrefeceu o ânimo das dezenas de milhares de brincantes que têm invadido as ruas nesta temporada pré-carnavalesca.

Ainda na sexta-feira, a cidade testemunhou um espetáculo de cores e ritmos, protagonizado por grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais, organizados e alternativos, entre outras manifestações que fazem do Carnaval local um dos mais ricos do Brasil. Em cortejo pelo Centro Histórico, que abriu a programação do governo estadual, os grupos folclóricos encantaram o público, especialmente turistas, dando uma pequena amostra da animação que tomará conta da capital nas próximas semanas, até a Quarta-Feira de Cinzas.

Sábado, os foliões tiveram uma série de opções, com destaque para o Bloco do Imprensa, banda Bandida, Bicicletinha do Samba, Baile dos Artistas e o já consagrado Festival Maranhense de Música Carnavalesca, que atraiu milhares de pessoas ao Ceprama em sua 12ª edição. Em cada ponto de folia, pode-se constatar que o Carnaval de São Luís manterá sua essência, expressada pelo talento, criatividade e animação, a despeito do surpreendente cancelamento dos desfiles de passarela.

Por falar na não realização do concurso de escolas de samba e blocos tradicionais e organizados, há de se destacar o esforço dessas agremiações para manter-se em atividade, mesmo sem o seu principal palco. Sem passarela, os grupos se revezarão em apresentações nos circuitos de rua, bailes e demais eventos momescos. E pelo que têm afirmado seus dirigentes, farão o máximo para dar ao público a festa que ele merece, como reza a tradição do Carnaval ludovicense.

Encerrando o fim de semana de folia, foram realizados, no domingo, o Baile da Feliz Idade, voltado aos idosos, e o Baile do Erê, organizado especialmente para o público infantil. As duas festas, promovidas pela Fundação Municipal de Cultura (Func), fazem parte da programação alijada pelo cancelamento dos desfiles na Passarela do Samba. Na Madre Deus, mais tradicional reduto da folia na capital, a animação ficou por conta dos blocos C. de Asa e Fuzileiros da Fuzarca. A alegria se estendeu por diversos outros bairros, com ensaios de blocos, bandas e outras festividades.

A julgar pela empolgação observada nas prévias, o Carnaval de São Luís manterá seu brilho. A festa tem tudo para ser inesquecível, já que o Governo do Estado promoverá uma série de shows com atrações locais e nacionais, na Praça Deodoro, além dos já consagrados circuitos de rua. Tudo indica que será uma festa digna das expectativas dos amantes da folia, embora este ano tenhamos um triste diferencial: a lamentável ausência da passarela do samba.

Editorial publicado nesta segunda-feira em O Estado do Maranhão

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

2 comentários para "Folia garantida"


  1. antony

    FOI SHOW…MAS DANIEL CADA QUAL NO SEU CADA QUAL !!!!!

    É CARNAVAL!!! MAS POW, UMA GALERA SAI DE CASA PRA VER O CARNAVAL DE RUA NO REVIVER.OU SEJA,CONCENTRAR COM O BLOCO E SEGUIR O CORTEJO PELAS RUAS !!!QUANDO A GENTE CHEGA TEM UMA PORRADA DE CARRO(SÓ SEM NOÇÃO) TOCANDO SERTANEJO,FUNK,ETC…QUEBRA TOTALMENTE O CLIMA DO BLOCO !!! É UMA OPINIÃO MINHA MAS ACHO QUE MUITA GENTE CONCORDA!!!T´DIFÍCIL DE LEVAR A CULTURA DAQUI PRA FRENTE,ASSIM FICA MAIS DIFÍCIL!!!QUEM GOSTAR DE CARRO COM SOM,É SÓ DESCER PRA ONDE TEM !!!NÃO PARTICIPA E NÃO SOU DE NENHUM BLOCO(DEIXAR BEM CLARO),APENAS SOU UM DE MUITOS QUE GOSTAM DO CARNAVAL DE SÃO LUÍS!!!VLW !!

  2. WILLIAM MORAES CORREA

    O Carnaval do Maranhão continua lindo, firme e forte.
    Agora, quem disse que o principal palco dos blocos tradicionais é essa passarela aí? Os blocos nasceram nas ruas. Na rua é que se encontra o palco principal. Da rua é que vêm os maiores recursos. Passarela não dá nada pra ninguém.
    E o Bloco Os Foliões mantém normalmente sua programação de atividades.
    O Grupo Foliões, por sua vez, como não tem nada a ver com passarela, esse então que está tranqüilo.

    Agora, por favor, tirem esses carros nojentos de breganejo, funk, axé, que nada tem a ver com nosso carnaval. A Praia Grande (Reviver) é Patrimônio da Humanidade. Tirem esses lixos de lá.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS