Definidas na manhã de ontem, no Teatro da Cidade de São Luís, as 10 candidatas que concorrerão ao título de Rainha do Carnaval 2013. No total, 18 garotas se inscreveram, mas somente 15 participaram da disputa e tiveram que convencer a Comissão Julgadora que merecem o posto.
A Comissão da pré-seleção, presidida pelo jornalista Joel Jacinto e composta por membros da Comissão de Carnaval e técnicos da Func, teve a difícil missão de escolher as melhores candidatas para o posto máximo da folia, baseados nos critérios previstos no regulamento – beleza, simpatia, desembaraço e arte de sambar.
Familiares e amigos marcaram presença para torcer pelas candidatas, vibrando e aplaudindo suas favoritas, antecipando assim o clima da disputa da grande final, que acontecerá no dia 17, no Baile da Corte.
Ao fim das apresentações, foram classificadas: Alessandra das Graças Viana, Carlene das Chagas Dorneles, Celijane Carvalho Souza, Eliene dos Santos Soares, Kelly Lopes Matos, Leonildes Nazaré Santos Silva, Lucimar Barros, Mayara Pereira da Silva, Rayane dos Santos Moraes e Thaís Lopes da Silva.
Para o presidente da Comissão de Carnaval, Joel Jacinto, a escolha da Rainha e Princesas da Corte Momesca dará bastante trabalho à Comissão Julgadora. “Tenho certeza que teremos uma disputa acirrada no Baile, pois o nível das candidatas está muito bom”, declarou.
Além da nova Rainha e Princesa do Carnaval, será eleita também a majestade da folia, o Rei Momo. Ao todo, seis candidatos estão inscritos. São eles: Alessandro Pinheiro Moreira, 33 anos; Alexsandro Soares Cardoso, 37 anos; Luis Gustavo Pinheiro Pires, 26 anos; Raynan Santos Costa Leite, 22 anos; Vitor Sousa Mendes, 28 anos; e, Walber de Jesus Silva Junior, 39 anos.
Baile da Corte
A escolha dos representantes do Carnaval 2013 acontecerá no Baile da Corte, agendado para o dia 17 de janeiro, a partir das 21 horas. Este ano, o evento habitará um novo espaço, a casa de eventos Patrimônio Show, na Praia Grande. A mudança de local se deve a falta de estrutura do Circo Cultural Nelson Brito.
“Tivemos que fazer essa alteração por conta da falta de estrutura do Circo, que só tem uma lona montada. Gastaríamos muito com instalação elétrica, palco, som, iluminação, entre outros elementos básicos para a realização dos Bailes. Como não temos tempo hábil nem recursos suficiente para instalar uma estrutura definitiva, buscamos outra alternativa”, explica o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.
Premiação
O Rei Momo e a Rainha eleitos receberão como prêmio a importância de cinco mil reais e mais o título, a coroa, a faixa, a fantasia e o cetro. Já a 1ª Princesa receberá como prêmio a importância de quatro mil reais e a 2ª Princesa o valor de três mil reais, além de título, faixa e as tiara de princesas. O mandato da Corte Momesca começará com a coroação e terminará logo após a premiação dos campeões do Carnaval.
Fonte: Secretaria Municipal Comunicação (Secom)
Foto: Douglas Jt./O Estado do Maranhão