Prioridade ao trânsito

PM faz blitz em trecho da Avenida Litorânea (Foto: Diego Chaves/O Estado
PM faz blitz em trecho da Avenida Litorânea (Foto: Diego Chaves/O Estado)

As blitze que vêm sendo realizadas pela Polícia Militar desde os dias que antecederam o Natal, com o intuito de reduzir acidentes e demais ocorrências de trânsito em São Luís, registram saldo altamente positivo. Com ênfase para o cumprimento da Lei Seca, as barreiras policiais já resultaram em várias prisões de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica. O Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) informa que até o Réveillon as blitze serão intensificadas, de modo a reduzir as estatísticas sangrentas de acidentes que costumam marcar as festas de fim de ano.

Até o Dia de Natal, 12 pessoas já haviam sido presas na capital por descumprir a Lei Seca, que desde o último dia 20 está mais rigorosa. Ontem, houve mais duas detenções. Os números são significativos e servem de exemplo aos demais motoristas que costumam ignorar a legislação. A orientação repassada pela cúpula do sistema de segurança às equipes de rua é agir com severidade. O efeito de tal postura já pode ser percebido no comportamento dos motoristas, notadamente mais responsável desde o início das blitze.

Hoje, as atenções se voltam especialmente para os acessos à Lagoa da Jansen, para onde convergirão dezenas de milhares de pessoas para assistir aos Shows da Virada, cujas atrações principais são as bandas Paralamas do Sucesso e Roupa Nova. Na noite e madrugada de Réveillon, essa área da cidade registrará seu fluxo máximo de tráfego, devido ao ápice das festividades do Ano-Novo, com os shows de Victor & Léo, Arlindo Cruz e outros artistas, o que exigirá cuidado redobrado da polícia.

As autoridades também deverão estar atentas às vias que dão acesso à Avenida Litorânea, já que muitas pessoas festejarão a virada do ano nos bares, hotéis e restaurantes instalados naquele trecho da orla. Da mesma forma, a fiscalização deverá ser redobrada no trajeto em direção às praias do Olho d’Água e Araçagi, onde umbandistas e católicos celebrarão a chegada de 2013.

Lamentavelmente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não tem apoiado as operações realizadas pela PM. O órgão pode alegar falta de estrutura, principalmente agora, quando a gestão do prefeito João Castelo vive seus últimos momentos. Mas, a julgar pelo histórico de omissões que marcou toda a administração, é apropriado dizer que o trânsito jamais foi tratado com o compromisso devido. Por isso, a ausência da SMTT nas blitze é a prova derradeira de descaso da Prefeitura em uma área em que esta deveria atuar efetivamente, tomando, inclusive, a frente das ações.

É fato que as blitze não darão fim à imprudência. Mas, se realizadas com eficiência, a exemplo do que vem ocorrendo em São Luís, as operações podem restabelecer, mesmo que gradativamente, o respeito às leis de trânsito que grande parte dos condutores há muito perderam.

Editorial publicado neste sábado em O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima