Maranhão terá R$ 270 milhões para investir em aeroportos

aeroportosA presidenta Dilma Rousseff lançou nesta quinta-feira o “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. Para o Maranhão, está previsto o investimento de R$ 270,5 milhões em terminais aeroportuários em 11 municípios, apenas na primeira fase do programa.

Além dos aeroportos Marechal Cunha Machado, em São Luís; Renato Cortez Moreira, em Imperatriz, e do de Barreirinhas (atualmente interditado), a verba será aplicada na construção de terminais aeroportuários em Governador Nunes Freire, Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Barra do Corda, Carolina e Balsas.

Os projetos promoverão a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluirão, por exemplo, reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Dentre os critérios para análise de relevância do aeródromo serão consideradas características como o volume de passageiros e de cargas, os voos regulares e os resultados operacionais. Além disso, serão considerados aspectos socieconômicos, o nível de acessibilidade na Amazônia Legal, o potencial turístico e de fomento da integração nacional. Além de investimentos em aeroportos em cidades de pequeno e médio porte, serão contempladas medidas de incentivo à aviação regional com foco na viabilização de rotas de baixa e média densidades de tráfego.

Os planos de investimentos obedecerão as seguintes fases: diagnóstico da infraestrutura e da gestão dos aeródromos; elaboração do programa de necessidades de investimento e de projetos conceituais e termos de referência de equipamentos.

O programa visa ampliar o acesso da população brasileira a serviços aéreos. O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares.

Com 11 terminais incluídos no programa, o Maranhão é foi o 2º estado mais contemplado do Nordeste
Com 11 terminais incluídos no programa, o Maranhão foi o 2º estado mais contemplado do NE

 

Com informações da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República 

Nenhum candidato fechou prova do concurso para delegado

nota concursoNenhum candidato acertou todas as questões da prova objetiva do concurso para delegado da Polícia Civil do Maranhão, cujo resultado preliminar foi divulgado ontem. A nota máxima foi 83, de 100 pontos possíveis, e foi alcançada por apenas um candidato, dentre os 2.328 aprovados para a segunda fase do certame.

O desempenho regular se deveu, segundo especialistas em concursos públicos, ao alto nível das provas aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas.

Outros dois candidatos, e ninguém mais, ficaram na casa dos 80 pontos. Os demais tiraram notas de 79 para baixo. A menor nota da faixa de aprovação foi 50, atingida por 166 candidatos, ou 7,13% dos classificados.

Confira aqui a lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil do Maranhão.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima