Danos morais: Justiça Federal condena OAB-MA a indenizar procurador

A Justiça Federal no Maranhão condenou a OAB, Secção do Maranhão, a indenizar Procurador da Fazenda Nacional em quatrocentos e cinquenta mil reais por danos morais. No entender do Juiz José Carlos Madeira, da 5ª Vara, a entidade, ao cancelar o registro do Procurador por inadimplência não assegurou a ele as garantias de ampla defesa e do contraditório.

A OAB, por sua vez, sustenta que os procuradores são obrigados a  se inscreverem na entidade e que foram  asseguradas ao autor da ação “todas as garantias do devido procedimento legal.”

Em sua defesa, a OAB alega que o Procurador não foi encontrado em seu endereço residencial, argumento não aceito pelo juiz, uma vez que o endereço profissional poderia ser facilmente localizado, na Procuradoria da Fazenda Nacional.

Além do cancelamento do registro por inadimplência, a OAB fez ampla divulgação da sanção aplicada ao procurador tanto no Diário Oficial do Estado como junto às seccionais e subseções da OAB e órgãos  jurídicos.

Segundo alegações do Procurador, o cancelamento do registro e a divulgação da penalidade imposta acabou acarretando a ele  graves constrangimentos tendo em vista o cargo que ocupa no Estado do Maranhão.

Vila Luizão receberá primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão

Vereador eleito Marquinhos discursa, ao lado do secretário Aluísio Mendes

Autoridades do Maranhão discutiram, na última quarta-feira, com a comunidade da Vila Luizão e bairros próximos a instalação da primeira Unidade de Segurança Comunitária do Estado do Maranhão (USC) projeto este semelhante às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS) do Rio de Janeiro. O evento foi realizado na quadra de esporte da escola João de Sousa Guimarães, no bairro Divinéia, com a presença do secretario de estado de segurança Aluísio Mendes, o secretario adjunto Laércio Costa e demais representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O projeto da USC que está sendo construída ao lado da UEB João de Sousa Guimarães foi apresentado a mais de 400 moradores da região que engloba os bairros Sol e Mar, Vila Luizão e Divinéia e adjacências e foi organizado pelo Grupo Ação e Renovação Popular (GARP), composto por lideranças comunitária da localidade.

Aluísio Mendes explicou aos presentes sobre todo o funcionamento USC, e contou que a mesma contará com um efetivo de 92 policiais divididos em três turnos, com um aparato de cinco viaturas, quatro motos e dois quadriciclos e também contara com câmeras instaladas na região que funcionarão 24 horas. “A unidade disponibilizará ainda para a população cursos profissionalizantes oferecidos através de parceria entre a SSP e o Senai”, disse Aluísio Mendes.

Um dos convidados do evento foi o vereador eleito Antonio Marcos Silva, o Marquinhos, que também é líder comunitário da região e se empenhou junto com a comunidade para que a unidade reebesse a USC. Foi Marquinhos quem intercedeu junto ao prefeito João Castelo para que fosse doado o terreno ao lado da UEB João de Sousa Guimarães para a construção da unidade.

Ao final do evento, houve homenagem do GARP, com a entrega de placas a todos os que contribuíram para a implantação da USC, que será a primeira do estado. Entre os homenageados estavam o secretario Aluísio Mendes, o líder comunitário e vereador Marquinhos, o prefeito de São Luis, João Castelo, que foi representado pelo secretario municipal de Segurança com Cidadania, Luís Magalhães, entre outros.

USC

O projeto da USC é semelhante às UPPS do Rio de Janeiro, que são uma  estratégia do governo daquele estado para promover a ocupação de favelas a partir de operações do  Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para tirá-las do domínio de traficantes ou de grupos armados.

Após a ocupação, são instaladas as unidades, que, segundo o governo do Rio de Janeiro, visam promover um policiamento preventivo e abrir espaço para que a população local volte a ter acesso a serviços sociais, sejam públicos ou privados (de água a TV a cabo).

A UPP é uma espécie de batalhão dentro da comunidade e tem uma sede fixa, com policiamento constante.

Fonte: O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima