Prefeitos e deputados indicam nome para o Detran

6comentários

Os prefeitos eleitos de vários municípios do Maranhão, principalmente das regiões do Médio Mearim e do Vale Pindaré, e os deputados Alberto Filho (federal) e Vianey Bringel (estadual) defendem a indicação do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Pio XII Veloso Filho para ser o novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Veloso Filho é irmão do prefeito eleito de Pio XII, Paulo Veloso – que assume o cargo neste dia 1º de janeiro – do ex-deputado Pedro Veloso (já falecido), do prefeito de Bela Vista, José Augusto, filho do ex-prefeito Raimundo Veloso. Ele esteve cotado para assumir as secretarias estaduais de Agricultura e Cidades.

Na época – quando chamado – ele estava coordenando várias campanhas na região e por esse motivo não pôde atender ao chamado da governadora Roseana Sarney, mesmo sendo aliado da família há 40 anos. “Mas desta vez, se for chamado, aceitarei o convite”, garantiu.

Além dos deputados, Veloso Filho tem o apoio e a indicação dos prefeitos Paulo Veloso (Pio XII), Raimundinho (Igarapé do Meio), Dulcinha (Satubinha), Rodrigo Oliveira (Olho D´Água das Cunhãs), Sérgio Miranda (Bom Lugar), José Alberto (Bacabal), entre outros.

Segundo os prefeitos e deputados, resta esperar apenas a nova reforma administrativa a ser efetuada pela governadora para que haja apenas a homologação do nome de Veloso Fiho para dirigir o Detran.

6 comentários »

Em seu último dia no cargo, secretário de Saúde de Castelo faz desabafo

2comentários
Santiago Servin: apdrinhamento político atrapalha o sistema de saúde
Santiago Servin: apadrinhamento político atrapalha o sistema de saúde

Amanhã completo quase sete meses como secretario, período sofrido, difícil, mas com algumas conquistas, conheci muitas pessoas algumas muito preparadas, inteligentes e bem intencionadas, porém subutilizadas por questões políticas, já outras despreparadas para os cargos que exerciam mais ocupando estes por exigência política de outros mais poderosos, realmente uma pena, pois isto dificulta muito o andamento do sistema dentro da secretaria.

Na lista dos meus sonhos a serem realizados nunca esteve o de ser secretario municipal ou de qualquer cargo político, mas aconteceu por vários motivos e principalmente pelo desejo de querer fazer alguma coisa pela saúde, tentar deixar uma marca, algo quase que impossível quando as intenções são boas. Entrei com vontade, querendo tudo para ontem, como bom cirurgião que sou, mas me deparei não com uma muralha e sim com varias de vários tamanhos, algumas muito altas e lógico com bendito período eleitoral, que não permite que se tome praticamente nenhuma medida política ou administrativa de grande porte.

Descobri, assim, que as coisas não são como eu imaginei e logo de inicio encontrei um longo e difícil caminho que em vários momentos me levaram a pensar em desistir, mas me mantive firme apesar das pressões que sofri, apesar da politicagem a qual a saúde é submetida, apesar dos políticos irresponsáveis que só pensam em manter o mandato e não se preocupam com a vida das pessoas. Alem de que eu tinha dado a minha palavra, de que me manteria firme ate o final.

A ajuda dada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi uma decisão minha, foi um pedido de socorro, pois o risco que corríamos em prejudicar um inocente era grande, alem de levar a culpa por isto. Estávamos sozinhos apagando incêndios que estavam cada vez mais difíceis de serem controlados, os políticos não entendem e nunca vão entender isto, só quem é técnico e trabalha na ponta sabe do que estou falando. O estado demonstrou ser efetivo e preciso, ajudou muita gente necessitada, nós estávamos quase que impossibilitados de resolver os problemas destas pessoas, acredito que a única forma que o governo tem de fazer saúde sem misturar com a política é dar as mãos e trabalhar juntos.

Muitos falaram mal da minha pessoa por ser paraguaio ou por ser mais técnico do que político, político não sou mesmo, mas paraguaio sou e com orgulho, mas também sou brasileiro naturalizado há quase 10 anos, sou casado com uma maranhense e tenho uma filha maranhense (sou maranhense de coração, quem me conhece sabe muito bem disso), formei na UFMA há mais ou menos 18 anos, sou especialista em cirurgia geral pela UFMA e especialista em Coloproctologia, sou cria do Socorrão (adoro emergência); ando pelo socorrão há quase 22 anos, sei de todos os problemas destes hospitais, pena que não tive tempo e nem autonomia de pelo menos tentar resolver alguns deles.

Estes problemas podem ter piorado no ultimo ano, mas sempre existiram e todos sabem quais são (superlotação, falta de autonomia da direção destas unidades, subfinanciamento, manipulação política da emergência, etc.), os políticos parecem não querer ou pode também não ser de interesse deles resolver estes problemas, talvez manter estes pacientes no fio da navalha, seja mais beneficioso politicamente, sinceramente não consigo entender; espero sinceramente que o novo prefeito e a nova equipe da secretaria de saúde (tenho Fé nesta nova equipe) tenham consciência e deixem a política de lado ao cuidar da saúde, elas duas não devem ser misturadas de forma alguma, talvez esta seja uma das soluções para o problema da saúde do município, negociar sem querer tirar vantagem e pensar nas pessoas que precisam destes serviços.

Finalizando queria agradecer as pessoas que me tiveram paciência me apresentaram e ensinaram sobre algumas coisas das quais realmente não tinha nem ideia da sua existência e muito menos como funcionava (SUS, política de saúde, gerenciamento de pessoal, ministério da saúde, conselho municipal de saúde, comissão intergestora regional, CIB, etc.), não é tão difícil quando se tem as pessoas certas do seu lado, praticamente me pegaram pela mão. Não vou citar nomes, pois posso esquecer injustamente alguns. Do fundo do meu coração agradeço a todos com quem trabalhei durante estes sete meses e peço desculpas a quem dei mais trabalho.

Dr. Santiago Servin
Secretario Municipal de Saúde de São Luis
São Luis, 31 de dezembro de 2012.

2 comentários »

Prioridade ao trânsito

4comentários
PM faz blitz em trecho da Avenida Litorânea (Foto: Diego Chaves/O Estado
PM faz blitz em trecho da Avenida Litorânea (Foto: Diego Chaves/O Estado)

As blitze que vêm sendo realizadas pela Polícia Militar desde os dias que antecederam o Natal, com o intuito de reduzir acidentes e demais ocorrências de trânsito em São Luís, registram saldo altamente positivo. Com ênfase para o cumprimento da Lei Seca, as barreiras policiais já resultaram em várias prisões de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica. O Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) informa que até o Réveillon as blitze serão intensificadas, de modo a reduzir as estatísticas sangrentas de acidentes que costumam marcar as festas de fim de ano.

Até o Dia de Natal, 12 pessoas já haviam sido presas na capital por descumprir a Lei Seca, que desde o último dia 20 está mais rigorosa. Ontem, houve mais duas detenções. Os números são significativos e servem de exemplo aos demais motoristas que costumam ignorar a legislação. A orientação repassada pela cúpula do sistema de segurança às equipes de rua é agir com severidade. O efeito de tal postura já pode ser percebido no comportamento dos motoristas, notadamente mais responsável desde o início das blitze.

Hoje, as atenções se voltam especialmente para os acessos à Lagoa da Jansen, para onde convergirão dezenas de milhares de pessoas para assistir aos Shows da Virada, cujas atrações principais são as bandas Paralamas do Sucesso e Roupa Nova. Na noite e madrugada de Réveillon, essa área da cidade registrará seu fluxo máximo de tráfego, devido ao ápice das festividades do Ano-Novo, com os shows de Victor & Léo, Arlindo Cruz e outros artistas, o que exigirá cuidado redobrado da polícia.

As autoridades também deverão estar atentas às vias que dão acesso à Avenida Litorânea, já que muitas pessoas festejarão a virada do ano nos bares, hotéis e restaurantes instalados naquele trecho da orla. Da mesma forma, a fiscalização deverá ser redobrada no trajeto em direção às praias do Olho d’Água e Araçagi, onde umbandistas e católicos celebrarão a chegada de 2013.

Lamentavelmente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não tem apoiado as operações realizadas pela PM. O órgão pode alegar falta de estrutura, principalmente agora, quando a gestão do prefeito João Castelo vive seus últimos momentos. Mas, a julgar pelo histórico de omissões que marcou toda a administração, é apropriado dizer que o trânsito jamais foi tratado com o compromisso devido. Por isso, a ausência da SMTT nas blitze é a prova derradeira de descaso da Prefeitura em uma área em que esta deveria atuar efetivamente, tomando, inclusive, a frente das ações.

É fato que as blitze não darão fim à imprudência. Mas, se realizadas com eficiência, a exemplo do que vem ocorrendo em São Luís, as operações podem restabelecer, mesmo que gradativamente, o respeito às leis de trânsito que grande parte dos condutores há muito perderam.

Editorial publicado neste sábado em O Estado do Maranhão

4 comentários »

Paço do Lumiar: Josemar tomará posse na manhã de 1º de janeiro

4comentários
Josemar será empossado prefeito na manhã do dia 1º
Josemar será empossado prefeito às 10h do dia 1º de janeiro

A solenidade de posse e transmissão de cargo do prefeito eleito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro Oliveira (PR) acontecerá às 10 horas da manhã, de 01 de janeiro de 2013, no Plenário Joaquim Aroso, da Câmara Municipal.  Será empossado, também, o vice-prefeito, Marconi Dias Lopes Neto (PSL) e, os 15 vereadores eleitos e reeleitos. A Câmara Municipal está situada na Praça da Matriz, sede do município.

O Prof. Josemar tem 58 anos e é maranhense, natural de Dom Pedro. Seu vice é o advogado Marconi Lopes, natural de Teresina (PI). Eles integram a coligação “Um Novo Paço Para Todos”, composta pela legenda PT/PTB/PSL/PTN/PR/PPS/PHS/PMN/PSB/PT do B. Nas eleições de outubro, foram eleitos com expressivos 23.133 votos, para administrar o município de Paço do Lumiar pelos próximos quatro anos (2013 – 2016).

Nos primeiros minutos de 2013, no espaço Viva Maiobão, o atual prefeito Raimundo Filho (PHS) passará simbolicamente às mãos de Josemar Sobreiro Oliveira, a chave da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. No local estará acontecendo a festa do Réveillon, que contará ainda, com um show pirotécnico.

Vereadores eleitos e reeleitos

Leonardo Bruno (PPS)

Alderico Campos (DEM) – Reeleito

Jorge Maru (PRB) – Reeleito

Charuto (PSD) – Reeleito

Wellington Sousa (PSB)

Itaparandi (PT) – Reeleito

Marinho do Paço (PP)

Orlete (PTB) – Reeleita

Irmão Campelo (PR)

Vanusa (PRB)

Sílvia Inácio (PRP)

Jorge Brito (PSC)

Marcelo Portela (PHS)

André Costa (PT do B)

Miau Oliveira (PC do B).

4 comentários »

Sai o calendário do IPVA 2013

0comentário

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou no site www.sefaz.ma.gov.br/ipva, o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2013, conforme Portaria 396, de 12 de dezembro de 2012.

O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou pode ser parcelado em até três vezes. Para quem optar por cota única, o pagamento está previsto para o mês de março, já para os contribuintes que decidirem parcelar, a primeira cota deve ser paga em fevereiro, de acordo com final da placa dos veículos (ver tabela).

Os valores do licenciamento 2013 (IPVA, taxa, seguro DPVAT e eventuais multas e débitos anteriores) deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com o número do RENAVAM ou com o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE.

O sistema para consulta dos valores será disponibilizado na próxima semana, a partir do dia 1º de janeiro, nos sites www.sefaz.ma.gov.br (opção: Destaques/IPVA/Emissão DARE) e www.detran.ma.gov.br (opção: Acesso Rápido/ IPVA 2013).

Para correntistas do Banco do Brasil, o pagamento poderá ser feito por meio de débito em conta corrente, via canais de auto-atendimento. A emissão de extrato pode ser obtida nos terminais eletrônicos do BB, da seguinte forma: aperte qualquer tecla, escolha a opção Extrato do RENAVAM, digite o número do RENAVAM.

Após o pagamento do imposto, da taxa e do seguro DPVAT, o contribuinte receberá em seu endereço, em até dez dias úteis, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. O CRLV devolvido pelos Correios estará disponível no Viva Cidadão da Praia Grande, quando se tratar de municípios da jurisdição de São Luís. Nos demais, o documento ficará disponível nas respectivas Ciretrans.

A frota de veículos no estado do Maranhão é de aproximadamente 1 milhão de veículos, e todos aqueles com menos de 15 anos de uso estão sujeitos à cobrança anual do tributo.  Em 2012 a arrecadação do IPVA deve fechar em R$ 260 milhões, dos quais 50% serão repassados para os municípios de licenciamento do veículo, ficando a outra parte para o Estado.

Abaixo, a tabela de pagamento do IPVA 2013:

ipva 2013

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

sem comentário »

MP pede informações sobre medidas de combate à violência em São Luís

0comentário

violenciaO procurador-geral de justiça em exercício, Suvamy Vivekanda Meireles, enviou nesta quinta-feira, 27, ofícios ao secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, e ao comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Franklin Pacheco Silva, nos quais solicita informações a respeito das medidas que vem sendo adotadas na prevenção e combate à criminalidade na região metropolitana de São Luís.

A solicitação do Ministério Público baseia-se no crescente número de ocorrências registradas nos últimos meses, que vem causando sensação de insegurança na comunidade, conforme reiteradas notícias que chegam ao MPMA.

Nos documentos, Suvamy Vivekanda ressalta que a garantia da segurança é uma atribuição diretamente ligada à própria razão de ser do Estado, pois sem essa garantia haveria o caos social, com a prevalência da lei do mais forte.  “A segurança pública compreende todo um conjunto de ações, tanto na esfera política quanto na administrativa, judicial e legal.

Contudo, é através do poder de polícia do Estado que se concretizam de maneira mais eficiente as ações de segurança pública”, afirmou o procurador-geral de justiça em exercício.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

sem comentário »

Compra de votos: vereadores eleitos em Rosário podem perder mandatos a qualquer momento

0comentário
Agenor Branão e Magno Nazer podem perder mandato por compra de votos
Agenor Brandão e Magno Nazar podem perder mandatos por compra de votos

Os vereadores eleitos em Rosário Carlos Magno Nazar (PSB/PRP/PSD) e Agenor Brandão Lima Filho (PRB/PDT/PR/PCdoB/PTC/PV/PPS/PSL/DEM/PRB) podem ter os registros de suas candidaturas cassados a qualquer momento. O Ministerio Público Estadual ajuizou Ações de Impugnação de Mandato contra os dois por crime de compra de votos.

As ações, ajuizadas pela promotora Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça, da 18ª Zona Eleitoral, foram motivadas pelos fatos apurados durante a operação Quadrilha, de combate ao tráfico de drogas, realizada no dia 12 deste mês, pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por solicitação do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Durante as investigações da operação, inclusive com a utilização de grampos telefônicos, a Denarc encontrou fortes indícios de compra de votos. As escutas apontaram que os dois vereadores distribuíram dinheiro, material de construção e cestas básicas em troca de votos.

As Ações de Impugnação são baseadas na Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, conhecida como Lei das Eleições.

A 18ª Zonal Eleitoral engloba os municípios de Rosário, Santa Rita e Bacabeira.

Recontagem

Caso a Justiça decida pela cassação das duas candidaturas, os votos de Nazar e Brandão, ambos já diplomados, serão anulados e haverá recontagem da votação dada aos demais candidatos, o que levará à homologação de um novo resultado para o pleito.

sem comentário »

Atenção: bancos funcionam até hoje e só reabrirão as portas dia 2

0comentário
Agências bancárias estão lotadas nesta sexta-feira
Agências estão lotadas hoje, último dia de expediente bancário do ano

Hoje é último dia de atendimento ao público nos bancos em 2012. Dia 31 (segunda-feira), todas as agências permanecerão fechadas e só reabrirão as portas no próximo dia 2 (quarta-feira). Por isso, quem tiver alguma operação bancária para realizar terá que se apressar.

O movimento nas agências é intenso nesta sexta-feira. Filas gigantescas se formaram nos caixas eletrônicos e convencionais desde as primeiras horas da manhã. Em São Luís, a tendência é que o fluxo de pessoas nos bancos se intensifique, pois há a expectativa de que a prefeitura efetue o pagamento dos salários de dezembro. Até porque, se o prefeito João Castelo não creditar o dinheiro hoje, a obrigação recairá sobre seu sucessor, Edivaldo Holanda Júnior, que já estará no segundo dia de mandato quando o expediente bancário for retomado.

O Governo do Estado também está pagando a folha de dezembro nesta sexta-feira, o que aumentou ainda mais a lotação nos bancos.

sem comentário »

Seic investigará furto em viatura conduzida por delegado

0comentário

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) abrirá inquérito para apurar o furto a uma viatura que estava sendo conduzida pelo delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Paulo Hertel, ocorrido ontem (leia). A informação foi repassada ao repórter da editoria de Polícia do jornal O Estado do Maranhão, Saulo Maclean, pelo superintendente de Policia Civil da Capital, Sebastião Uchoa.

O crime aconteceu por volta das 18h de ontem, em frente à Nina Escola de Natação, no Parque Shalon. Os ladrões subtraíram de dentro da viatura, uma Pajero descaracterizada, uma pistola .40, quatro carregadores da arma, um par de algemas e três passaportes.

A notícia, divulgada em primeira mão pelo repórter Rodrigo Costa, da Rádio São Luís AM, e postada minutos depois por este blog, repercutiu amplamente na imprensa local, que teve acesso, inclusive, a cópia do boletim de ocorrência registrado pelo delegado no Plantão Central da Beira-mar.

sem comentário »

Professor Lisboa explica por que recusou ser secretário de Holandinha

0comentário
Professor Lisboa não abre mão do mandato de vereador
Professor Lisboa não abre mão do mandato de vereador

Em entrevista concedida à Rádio Difusora AM, na manhã desta quarta-feira (27), o vereador eleito de São Luís Professor Lisboa (PCdoB) disse que não aceitou o convite do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior para ser secretário municipal de Educação porque tem projetos na Câmara Municipal para ajudar a administração municipal a reconstruir a cidade, a partir de 2013. Ele desmentiu os rumores de que a recusa se deu em razão de uma suposta falta de autonomia para trabalhar.

Segundo Lisboa, há um compromisso com a comunidade que o elegeu para trabalhar como vereador. Ele agradeceu ao prefeito eleito pela lembrança, mas afirmou não ser este o momento. Lisboa, no entanto, não descarta a possibilidade de um dia ser secretário. “Como fui eleito para legislar, me empenharei para realizar um grande trabalho”, assinalou, ressaltando que seu gabinete ficará sempre de portas abertas para a população.

Lisboa revelou, ainda, que seu projeto na vida pública é recente. “Há dois anos, não conseguimos nosso objetivo e dois anos depois ficamos como suplente de deputado estadual. Começaremos nossa trajetória com a mesma humildade, como aconteceu na campanha, de casa em casa, todo o tempo ao lado do povo”, afirmou.

Quanto à eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís, no próximo dia 1º de janeiro, ele disse ser bom saber que todos os vereadores eleitos podem ser candidatos a presidente . “Isso é um sinal de que existe a democracia no poder. Se for Pereirinha ou outro, nossa disposição é de trabalhar e fiscalizar o Poder Executivo, mesmo sendo aliado do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior”, concluiu.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS