Paço do Lumiar ganha primeira escola em tempo integral

Prefeito Raimundo Filho entre membros da sua equipe, gestores da escola e líderes comunitários na inauguração

Paço do Lumiar já tem sua primeira escola em tempo integral, a Unidade Básica de Ensino – UEB Nova Canaã, localizada no Residencial Nova Canaã. A unidade de ensino foi reinaugurada ontem, com a presença do prefeito Raimundo Filho; do secretário Municipal de Educação, Altemar Lima; do vereador eleito Marcelo Portela; da diretora da UEB, Luziete Everton; da presidente da Associação de Moradores, Rosa Santos, e do líder comunitário, Zacarias Santos.

A escola, que assiste cerca de 500 alunos, da creche ao ensino fundamental II, nos três turnos, agora também funcionará em tempo integral, oferecendo, além de atividades educacionais, atividades complementares como aulas de música, esporte e aulas de informática. Os alunos terão café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. A UEB também funcionará aos fins de semana, com cursinho pré-vestibular grátis para a comunidade e cursos de web designer.

“Estamos entregando uma escola modelo para o município, oferecendo todo suporte pedagógico para que o aluno tenha um desenvolvimento de todas as suas habilidades. Temos certeza que a Nova Canaã se tornará uma escola de referência em Paço do Lumiar”, afirmou Raimundo Filho.

Prioridade

De acordo com Altermar Lima, a orientação do prefeito Raimundo Filho é tratar a educação de forma séria e responsável. “Temos feito todo o planejamento necessário, pensando na salubridade, no espaço físico adequado e na mobilidade. Em menos de 60 dias, já resolvemos a questão dos salários atrasados, demos celeridade a processos de aposentadoria e licenças, estamos entregando esta escola toda reformada e com a metodologia de ensino reformulada”, disse.

Para Marcelo Portela, quem ganha é a população do município com uma escola tão bem estruturada como a UEB Nova Canaã. “A população está de parabéns e podemos ver o esforço deste gestor responsável e compromissado que é Raimundo Filho”, frisou.

“Estamos vivendo um sonho, podermos receber nossa escola reformada e com condições de atender nossas crianças com qualidade e, inclusive, de melhorar a vida dos pais, que agora poderão trabalhar mais tranquilos, sabendo que seus filhos estão na escola. Agradecemos ao prefeito Raimundo Filho pela sua contribuição com o futuro das nossas crianças”, ressaltou Rosa Santos.

Todos os alunos da escola receberão o fardamento da Prefeitura de Paço do Lumiar. Na oportunidade, Raimundo Filho e Altemar Lima entregaram simbolicamente o fardamento para o aluno Thiago Cauã Abreu, de 8 anos, que cursa o 3° ano do ensino fundamental na escola.

O prefeito ressaltou que até o final da sua gestão mais quatro escolas serão entregues às comunidades, incluindo a escola da comunidade do Cutuvelo, que está desativada há 10 anos. No momento, 15 escolas do município estão passando por reformas. “Temos certeza que o Professor Josemar dará continuidade ao trabalho que vem sido desenvolvido na minha gestão, mesmo com pouco tempo. Por isso, já estamos deixando recurso para a reforma de quase 100% das escolas do município”, afirmou.

Seminário: Roseana defende integração do Governo do Estado com prefeituras

Roseana fala a gestores municipais eleitos sobre importância da parceria com governo na abertura do seminário

A governadora Roseana Sarney defendeu a parceria do Governo do Estado com os municípios na cerimônia de abertura do Seminário de Integração do Estado com os Municípios, nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O evento, promovido pelo Governo do Estado com coordenação do secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, reúne prefeitos, vices e vereadores eleitos e reeleitos e continua nesta terça-feira (20). A programação da manhã incluiu palestras com os secretários Luis Fernando e de Cidades e Desenvolvimento Urbano e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha.

“Os municípios sozinhos enfrentam muitas dificuldades. A parceria com o Estado visa a soma de esforços e recursos, além do fortalecimento para que, juntos, possamos buscar o apoio federal”, defendeu a governadora Roseana. Ela destacou que o Seminário é o caminho para o governo estadual apresentar sua metodologia de trabalho, os programas e ações que podem resultar em parcerias. “Vamos apresentar o que temos e trocar ideias com os municípios para a melhoria de vida da população maranhense”, ressaltou.

A cerimônia de abertura teve presença do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Júnior Marreca; do presidente em exercício da Procuradoria Geral do Justiça, Suvamy Vivekananda Meireles; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim; de secretários estaduais, a exemplo de João Alberto (Programas Especiais), Pedro Fernandes (Educação), Olga Simão (Cultura), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e Luiza Oliveira (Direitos Humanos); e dos deputados federais Alberto Filho, Francisco Escórcio, Ribamar Alves (recém-eleito prefeito de Santa Inês) e Cleber Verde.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, a iniciativa demonstra o desejo do governo estadual de trabalhar em parceria com os municípios. “O governo está se mostrando aos prefeitos, apresentando sua política de trabalho e as parcerias que devem ser realizadas. Enfim, essa iniciativa da governadora Roseana abre novas perspectivas para que o Maranhão cresça em todos os sentidos”, revelou.

Prefeitos aprovam iniciativa

Para a prefeita do município de Araioses, Valéria Leal, 21 anos, o seminário vai favorecer o início de seu trabalho para ajudar os 50 mil habitantes que esperam investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura. “Esperamos contar com o apoio do governo estadual para construir estradas, melhorar o atendimento na área da saúde e o abastecimento de água do município”, revelou.

Valéria Leal destacou, ainda, que vai aproveitar todas as orientações que estão sendo repassadas durante o seminário para realizar uma boa administração pública.

Prefeito eleito de Santa Inês, o deputado federal Ribamar Alves, ressaltou a iniciativa do governo de reunir os gestores municipais. “A governadora mostra com esse evento que não importa coligações partidárias, o governo está aberto aos municípios. Temos um enorme potencial de desenvolvimento econômico e com essa mão estendida podemos fazer, juntos, um Maranhão melhor para todos”, declarou.

Luís Fernando apresenta proposta de governança municipal

Logo após a cerimônia de abertura, o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, coordenador do evento, proferiu a palestra “Uma nova proposta de governança municipal”. Para um auditório lotado, ele falou sobre competências dos municípios, dificuldades administrativas e experiências exitosas desenvolvidas em sua gestão como prefeito de São José de Ribamar.

Luis Fernando Silva explicou que o seminário, além de fortalecer a parceria com os municípios, tem como objetivo orientar os gestores sobre os cuidados que devem ter no controle e na aplicação legal dos recursos públicos. “Este momento demonstra a disposição do governo estadual em trabalhar em parceria com os municípios. Em dois dias, iremos apresentar os programas e as nossas propostas, mas também esperamos ouvir e aprender com os gestores, vices e vereadores”, assinalou.

O secretário afirmou que o objetivo é desenvolver parcerias em prol da melhoria das condições de vida dos maranhenses. “A meta é congregar a união de esforços para combater a pobreza extrema no estado”, declarou.

Emendas

O secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, tratou sobre “Emendas Parlamentares”. Na palestra, ele destacou a importância de os prefeitos estarem conscientes dos seus direitos e deveres e, também, de estarem orientados sobre a elaboração da prestação de contas e quais os caminhos para se ter acesso a convênios estaduais e federais.

“Nosso objetivo é detalhar como os prefeitos podem formalizar convênios ou serem beneficiados com os recursos das emendas parlamentares. Em parceria com o Governo do Estado é possível realizar convênios nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, entre outros”, explicou. Ele apresentou como exemplo um convênio assinado este ano entre o Estado e 52 prefeituras na área de habitação, beneficiando 1.780 famílias carentes com novas moradias.

O secretário explicou que as demandas definidas pelas emendas parlamentares atendem às necessidades apontadas pelos prefeitos durante a realização dos Seminários Regionais. “A partir de janeiro de 2013 estaremos fazendo uma revisão geral das demandas realizadas a partir das emendas parlamentares para darmos início à realização dos Seminários Regionais em todo o Maranhão”, anunciou.

Palestra de ministra

Nesta terça-feira (20), segundo e último dia do Seminário de Integração do Estado com os Municípios, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, fala sobre o Plano Nacional Brasil Sem Miséria. Diversos gestores também ministrarão palestras. O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, apresentará o “Viva Oportunidades”, amplo programa que tem como meta a diminuição substancial da extrema pobreza no estado para menos de 10% em 2015.

O secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, abordará o tema “Maranhão de Investimentos”. De acordo com dados da Sedinc, o estado reúne uma carteira de R$ 120 bilhões em incrementos.

As ações das áreas de Educação, Saúde, Igualdade Racial, Mulher, Cultura e Cidades e Desenvolvimento Urbano, além de emendas parlamentares, também, serão assuntos debatidos com os prefeitos, vices e vereadores eleitos e reeleitos. Convidados, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) darão sua contribuição, por meio de palestras.

O seminário promovido pelo Governo do Estado conta com a parceria, além do MPE e TCE, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Receita Federal e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA, dia 20

AUDITÓRIO CENTRAL

8h – Apresentação do Plano Nacional Brasil sem Miséria – Ministra Tereza Campelo/MDS / Palestra -“Programa Viva Oportunidades – Palestrante: Fernando Fialho (Secretario de Estado de Desenvolvimento Social eAgricultura Familiar)

9h45 – Intervalo / Coffee Break

12h – Intervalo

14h – Palestra: “O Contexto da Saúde Pública no Estado do Maranhão”

15h45 – Intervalo/ Coffee Break

16h – Palestra: “Gestão Participativa do Solo Urbano – Palestrante: Professor Carlos Frederico Lago Burnet (secretário-adjunto de Habitação da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano)

17h – Palestra: “Maranhão de Investimentos” – Palestrante: Maurício Macedo (Secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio)

AUDITÓRIO 2

8h – Palestra: “Código Estadual de Licitações e Contratos” – Palestrante: Francisco Baptista (Presidente da Comissão Central Permanente de Licitação do Estado do Maranhão)

9h45 – Intervalo/ Coffee Break

10h – Palestra -“Interfaces entre Benefícios e Cadastro /Benefícios e Condicionalidades: Busca Ativa, Bolsa Família, Brasil Carinhoso” – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar

12h – Intervalo

14h – Palestra- “Inclusão Produtiva Rural e Inclusão Produtiva Urbana” – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar

15h45 – Intervalo / Coffee Break

16h – Palestra – “Acesso a Serviços” – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar

AUDITÓRIO 3

10h – Palestra: “Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas” – Palestrante: Cláudio Azevedo (Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA)

11h – Tributos e Contribuições Federais – Palestrante: Antonio Augusto Simas Neto (Delegado da Receita Federal)

12h – Intervalo

15h45 – Intervalo/ Coffee Break

16h – Palestras:

– Atenção Prímária em Saúde como Desafio para a Gestão do SUS e para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Palestrante: Dra. Cristina Loyola (Secretária-Adjunta de Atenção Primária em Saúde);

– Epidemiologia em Saúde e Vigilância Sanitária na Construção de Indicadores de Avaliação de Políticas de Promoção da Saúde . Palestrante: Dr. Alberto Carneiro – Secretário-Adjunto de Vigilância em Saúde;

– Auditoria Enquanto Ferramenta de Gestão em Saúde – Palestrante: Dra. Maria do Socorro Veras

17h – Palestras:

– Controle Social: Conselhos de Saúde, Perspectivas para a Participação no SUS (Participação Social na Saúde como Espaços Públicos de Interlocução. Palestrante: Dra. Isabel Macêdo e Sr. Américo Araújo;

– Planejamento em Saúde: Gasto Público, Gestão Orçamentária-Financeira e Estruturação do Fundo Municipal de Saúde – FMS. Palestrante: Dra. Francisca Nogueira;

– Regulação em Saúde à Assistência: Unidade de Trabalho que compõem o Complexo Regulador/ Regulação de Urgência, Regulação de Internação e Central Municipal de Regulação. Palestrante: Dr. Egídio de Carvalho Ribeiro

18h – Encerramento

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Mesmo reconhecido por quatro vítimas, assaltante é solto um dia após ser preso

Robertinho deixou a cadeia um dia depois de ser preso

Preso no último dia 15, feriado da Proclamação da República, graças a informações repassadas por populares ao Disque-Denúncia, o assaltante José Roberto dos Santos de Sousa, vulgo Robertinho, 33 anos, passou menos de 24 horas na cadeia, mesmo tendo sido reconhecido por quatro vítimas. Acostumado a praticar assaltos na área do Maracanã, onde mora, Robertinho foi encaminhado ao Plantão Central da Vila Embratel horas depois de praticar pelo menos seis crimes em sequencia.

Somente no feriado, ele cometeu duas tentativas de arrombamento, um roubo e três tentativas de homicídio, de posse de uma arma de fogo. Aterrorizada com a ação do bandido, que mora do Residencial 2000, próximo ao Maracanã, a comunidade resolveu denunciá-lo.

Uma equipe do Serviço de Inteligência da Polícia Militar foi deslocada ao bairro para capturar o criminoso, que não esboçou reação ao receber receber voz de prisão.

Tão logo Robertinho deu entrada no Plantão Central da Vila Embratel, várias possíveis vítimas compareceram ao local não intenção de reconhecê-lo. Pelo menos quatro o identificaram como o bandido que as atacara. Ainda assim, ele foi solto.

Ao tomar conhecimento da libertação do assaltante, um integrante da equipe do Serviço de Inteligência que efetuara a prisão enviou a seguinte mensagem ao celular do Disque-Denúncia: “para tristeza nossa e da população, o bandido já foi solto e já voltou a aterrorizar a comunidade onde costuma atuar”.

Julião Amin assume superintendência regional do Trabalho

Julião Amin assumiu a SRTE

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Daudt Brizola, nomeou o ex-deputado federal Julião Amin Castro para cargo em comissão de superintendente regional do Trabalho e Emprego no Estadodo Maranhão.

Amin foi nomeado por meio da Portaria Nº. 1.870, de 13/11/2012, publicada no Diário Oficial da União de 14/11/2012. Ele assume o cargo até então ocupado pelo auditor fiscal do Trabalho Allan Kardec Ayres Ferreira, exonerando pela Portaria Nº. 1.869.

 

Dupla irresponsabilidade

Um dos muitos pontos de estrangulamento do trânsito de São Luís, o trecho da Avenida Beira-mar próximo à cabeceira da ponte Governador José Sarney apresenta risco permanente de acidentes. Ao trafegar no local, todo condutor tem que estar em alerta, mas são muitos os que ignoram essa recomendação.

A colisão entre um ônibus da linha Olho d’Água e um Toyota Rav4, ocorrida ontem, por volta do meio-dia, foi mais um exemplo da desatenção e da imprudência típicas de boa parte dos motoristas de São Luís.

Mas pôr a culpa apenas nos condutores não é justo, já que as autoridades pouco fazem para tornar o trânsito da cidade seguro.

Foto: Douglas Jr./O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima