Ministério do Turismo apóia etapa maranhense de surf na pororoca

Gastão Vieira entre Ricardo Fernandes, Noélio Sobrinho, prefeito de Arari, Djalma Melo, e o secretário Jura Filho

O Ministério do Turismo garantiu recursos para a melhoria da infraestrutura para a etapa maranhense do Circuito Brasileiro de Surf na Pororoca, realizada no rio Mearim, em Arari. Em encontro na sede do órgão, em Brasília, o prefeito eleito do município, Djalma Melo, o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, o empresário Ricardo Fernandes, organizador do evento, e Noélio Sobrinho, da Associação Brasileira de Surfe na Pororoca, obtiveram do ministro Gastão Vieira a confirmação de apoio à competição, que costuma atrair número significativo de turistas à região.

A comitiva apresentou a Gastão Vieira, a prefeitos e a técnicos do ministério o projeto Circuito Brasileiro de Surf na Pororoca. Os organizadores solicitaram ao ministro recursos para a sinalização turística e material de divulgação bilíngue para os estados que recebem o fenômeno da pororoca: Maranhão, Pará e Amapá.

Gastão Vieira declarou total apoio ao projeto, que atrai centenas de praticantes do esporte, inclusive artistas famosos. Para o ministro, o projeto é importante e será assistido pelo ministério para desenvolver o turismo na região. A próxima edição do evento acontecerá em 2013.

A etapa maranhense do Circuito Brasileiro de Surf na Pororoca acontece há cinco anos em Arari, com repercussão nacional e no exterior.

Bom Jardim: marido de prefeita eleita ameaça ex-aliado

Toinho Paraibano quer garantia de vida

O professor e engenheiro Antônio Otávio de Oliveira, o Toinho Paraibano, acusou o ex-prefeito de Bom Jardim, Beto Rocha, marido da prefeita eleita do município, Lidiane Rocha, e seu ex-aliado, de ameaçá-lo de morte. O motivo seria político, já que Toinho Paraibano apoiou o principal adversário de Rocha na última eleição. Beto Rocha disputaria o pleito, mas, na última hora, foi obrigado a renunciar à candidatura em favor da esposa por causa da Lei da Ficha Limpa.

Toinho Paraibano, que foi candidato a vice-prefeito na chapa do agora desafeto, em 2008, contou ao blog que no último sábado (10) Beto Rocha esteve à sua procura em sua casa em Bom Jardim. Ele chegou a invadir o imóvel pela garagem, chegando até o quintal, mas, ao constatar que não havia ninguém no local, voltou para a rua e passou a fazer ameaças públicas ao adversário.

Beto Rocha seria o autor da ameaça

Um sobrinho de Toinho Paraibano que mora próximo foi abordado pelo ex-prefeito, que perguntou a ele onde estava o professor. “Meu sobrinho disse que não sabia onde eu estava. Então, o Beto mostrou uma arma que carregava na cintura e disse que ia me dar 10 tiros e que eu ir tomar no c… com ele”, relatou. Paraibano diz que já pensa em pedir garantia de vida à Secretaria de Segurança Pública.

Ainda de acordo com o professor, várias outras pessoas testemunharam a ameaça. Toinho Paraibano acusa Beto de hostilizar comerciantes e outros cidadãos de Bom Jardim que não votaram em sua mulher.

“Beto esperava que sua esposa ganhasse a eleição com folga. Como a vantagem dela para o Dr. Francisco Araújo, a quem eu apoiei, foi de apenas 276 votos, ele ficou furioso e passou a espalhar terror na cidade”, contou.

Toinho Paraibano registrou ocorrência policial na delegacia de Bom Jardim por causa da ameaça sofrida. Vítima e acusado deverão prestar depoimento em audiência marcada para o próximo dia 21.

Turismo seguro

Turistas caminham por rua do Centro Histórico

As ações da Polícia Militar para garantir a segurança dos turistas que visitam São Luís têm registrado saldo positivo. Durante a solenidade de troca de comando da Companhia de Policiamento Turístico (CpTur), realizada ontem, no Convento das Mercês, autoridades militares e civis destacaram a melhor atenção dispensada pelas forças policiais aos visitantes, o que resultou na diminuição do número de ocorrências e tornou a atividade ainda mais viável na capital maranhense.

Com inegável vocação para o turismo, devido à exuberância das suas belezas naturais e arquitetura colonial singular, São Luís passou a se destacar, também, pela segurança que oferece aos visitantes. A cargo da PM, por meio da CpTur, as operações que visam garantir a integridade física dos turistas são rotineiras e levaram à queda do número de registros nos últimos quatro anos, quando a unidade esteve sob o comando do tenente-coronel Jorge Allan Luongo.

Ao assumir o posto, o novo chefe da companhia, major Nildson Lenini Rabelo reafirmou o compromisso de manter o ritmo das ações, de modo a reduzir ainda mais o índice de violência contra turistas na capital. Para tanto, pretende intensificar o patrulhamento nas áreas de maior concentração de visitantes, como Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Avenida Litorânea.

A julgar pelas declarações de membros do alto comando da PM, as operações voltadas a garantir estadia tranqüila aos turistas em São Luís se manterão efetivas. Presentes à passagem de comando, o comandante-geral, Franklin Pacheco, e o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jeferson Teles, destacaram a importância da CpTur e asseguraram total apoio ao trabalho da unidade.

Quando coroadas de êxito, as ações voltadas à segurança do turismo ajudam a realçar a boa imagem de qualquer cidade como pólo turístico. Portanto, é fundamental manter ou até mesmo aumentar o nível de eficiência da CpTur. Em meio à agitação dos grandes centros, a sensação de tranquilidade é um dos itens mais observados pelos turistas e pelos operadores do setor na definição dos destinos mais interessantes.

Com enorme potencial para exploração do turismo, São Luís tem tudo para se beneficiar ainda mais dessa atividade. Ao investir em ações voltadas à segurança dos turistas, as autoridades locais escolheram o caminho certo para que o setor torne-se um dos pilares da economia da capital, com reflexos positivos nas demais regiões do Maranhão.

Editorial publicado nesta quinta-feira em O Estado do Maranhão

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima