Roseana assina ordem de serviço para construção de nova adutora do Italuís

A governadora Roseana Sarney assinará amanhã a ordem de serviço para a construção da nova adutora do Sistema Italuís. O anúncio foi feito hoje pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, em sua página no Facebook.

Segundo Murad, a obra representará “o fim da falta d’água e do racionamento em dias alternados” na capital. Ainda de acordo com o secretário de Saúde, a nova adutora entrará em operação em fevereiro de 2014.

Os recursos para a execução da obra, em torno de R$ 123 milhões, foram garantidos pelo Ministério das Cidades, com contrapartida do Governo do  Maranhão.

Com a nova adutora, haverá um ganho na produção de água tratada, com um acréscimo de vazão da ordem de 0,4 metros cúbicos de água por segundo, o que representa 400 litros por segundo. Consequentemente, haverá significativa diminuição no rodízio de água na maioria dos bairros da capital.

Secretário Ricardo Guterres representa o Maranhão em reunião na Sudene

Secretário Ricardo Guterres discutirá política energética com representantes dos demais estados do Nordeste

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, representa o Maranhão, nesta terça-feira (13), em Recife, no Fórum Nacional dos Secretários de Estado para Assuntos de Energia (FNSE) no âmbito dos estados da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Das 8h30min às 14h, na sede da Sudene, gestores estaduais e técnicos de diversas áreas discutirão a proposta de criar uma estratégia de planejamento regional para a área de geração e distribuição de energia. A reunião foi articulada pelo superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, e integrantes da direção do FNSE.

Na reunião, secretários estaduais de área de energia devem defender mais apoio do Governo Federal para a Sudene. Para eles, a superintendência deve ser recolocada, novamente, na coordenação da estratégia de desenvolvimento do Nordeste. Desta maneira, será possível definir o significado da energia para a região e acertar a retomada do antigo sonho de viabilizar o Planejamento Energético Regional.

Ricardo Guterres vai defender necessidade de serem realizados leilões regionais e por fonte, pois, a matriz energética nacional está sendo definida por preço de leilão de geração. Ele advertiu sobre o problema da perda de acumulação nos reservatórios das hidrelétricas, daqui em diante, e a necessidade de concentração de térmicas no Nordeste, como já vem ocorrendo no Maranhão, inclusive com óleo combustível e diesel.

Para Guterres, o planejamento decenal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) precisa ser revisto e esta será uma das discussões na reunião desta terça-feira. A EPE, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, tem por finalidade subsidiar o planejamento do setor energético no Brasil, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras.

Fonte: Secretaria de Estado de Minas e Energia

Aos insatisfeitos

Viatura usada em operações de fiscalização trânsito foi estacionada sobre calçada de casa em bairro de São Luís

Por mais de uma vez, este blog já saiu em defesa dos direitos dos agentes de trânsito de São Luís (reveja aqui, aqui, aqui e aqui) por reconhecer sua importância para a cidade e constatar o descaso da prefeitura para com os salários e as condições de trabalho dessa categoria. Mas não é por isso que deixará de denunciar eventuais desvios de conduta de alguns maus profissionais que, alheios às suas obrigações – como o que estacionou a viatura em que trabalhava sobre uma calçada (foto) -, contribuem para que o trânsito da capital torne-se ainda mais caótico.

Faço a consideração acima em resposta à série de insultos, acusações e outras declarações ofensivas dirigidas a mim em forma de comentário ao post “Preguiça e mordomia”, aqui publicado no último dia 6, seguido de esclarecimento da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), dois dias depois.

Aos insatisfeitos, reafirmo que este blog atende, em primeiro lugar, aos interesses dos seus leitores, um universo que só vem crescendo nos cinco anos em que a página está no ar.

Com quase 15 anos de atuação no jornalismo diário, sempre primei pela responsabilidade, pelo ineditismo da notícia e pelo destemor. E pretendo seguir a assim, até o fim da carreira. Doa a quem doer.

Transição: CGU capacita novos gestores municipais

Com o objetivo de fazer uma gestão focada no controle da aplicação dos recursos públicos, a Controladoria-Geral da União e parceiros da Rede Institucional de Controle promovem no dia 28 de novembro o “Seminário de  Apoio à Transição Municipal”.

“Com o evento, buscamos aperfeiçoar a gestão pública municipal dando subsídios para que os novos prefeitos e prefeitas tenham informações acerca de como conduzir o processo de transição. E a CGU e a Rede de Controle estão fazendo o seu papel”, disse Roberto Viégas, chefe da CGU-Regional/MA.

O encontro será realizado em São Luís (MA) na sede do Tribunal de Contas do Estado, que fica localizado na Av. Carlos Cunha, SN, Calhau, e visa a capacitação de novos gestores municipais e prefeitos que estão em final de mandato, vereadores eleitos e técnicos.

Programação

8h às 8h30-Credenciamento

8h30 às 9h-Abertura solene

9h às 9h30 -“O processo de transição”
Responsável: Controladoria-Geral da União

9h30 às 10h  -“A LRF e a responsabilidade pelas prestações de contas na transição municipal”
Responsável: Tribunal de Contas do Estado do MA

10h às 10h20 intervalo

10h20 às 10h50 – “O dever de prestar contas e a improbidade administrativa ”
Responsável: Ministério Público Estadual

10h50 às 11h20 – “Como aumentar a arrecadação municipal”
Responsável: Secretaria Estadual de Fazenda

11h20 às 12h  – “Convênios estaduais. O que fazer?”
Responsável: Controladoria-Geral do Estado

12h às 14h-intervalo

14h às 14h30  – “A nova sistemática de movimentação financeira dos recursos”
Responsável: Ministério Público Federal

14h30-15h  – “A continuidade dos programas federais”
Responsável: Tribunal de Contas da União

15h às 15h30  – “Cadastro imobiliário e regimes previdenciários municipais”
Responsável: Receita Federal do Brasil

15h30 às 16h – “Cuidados na movimentação financeira dos recursos”
Responsável: Banco do Brasil

16h às 16h30 – “A nova gestão pública. Um enfoque gerencial”
Responsável: Conselho Regional de Administração

16h30-encerramento com entrega de certificados

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone: (98) 3194-2008

Fonte: Controladoria Geral da União (União)

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima