A Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) realizará o II Seminário Maranhão sem Drogas, nesta quinta-feira (8), no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Cohafuma), das 8h às 18h. Na ocasião, serão apresentados a campanha “Deixa Eu Falar Sobre o Crack” e o “Programa Estadual Estratégico de Prevenção ao Uso de Drogas”.
O Maranhão é o primeiro estado brasileiro a elaborar um programa estadual voltado para o tema. “É o governo, com a sociedade civil organizada, atuando para conscientizar as pessoas que a droga não é um bom caminho”, ressaltou o secretário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco.
Ele informou que as ações a serem desenvolvidas no programa, a médio e a longo prazos, foram determinadas a partir de sugestões de especialistas, representantes do poder público estadual e municipal e da sociedade civil organizada. Franco destacou que a iniciativa é de suma importância.
“Esse programa foi construído ao longo de oito meses de discussões, a partir da realização de audiências públicas e do envolvimento de 40 órgãos públicos e entidades representativas da sociedade”, destacou o secretário Alberto Franco.
De acordo com dados levantados durante a elaboração do programa, 90% dos casos de violência, incluindo os registros das delegacias e Disque Denúncia, são ligados ao consumo e/ou tráfico de drogas. Entre as drogas mais usadas, estão a merla e a cocaína.
A estratégia do programa é tirar os jovens da ociosidade com atividades recreativas, laborativas, profissionais e até rentáveis. A ideia é reduzir em até 70% o consumo de drogas no Maranhão. A proposta deve direcionar ações especialmente para os 36 bairros de São Luís que apresentam maior incidência de uso e tráfico de drogas entre eles, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Liberdade e Coroadinho.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)