Castelo desmoronou

9comentários
Muitos erros e poucos acertos marcaram gestão de Castelo

O prefeito João Castelo (PSDB), a esta altura, já deve estar ciente de que amargará a derrota nas urnas neste domingo. Com 44% das intenções de votos, contra 56% de Edivaldo Holanda Jr., segundo pequisa Ibope divulgada ontem pela TV Mirante, o tucano, a partir de amanhã, começará a esvaziar as gavetas para dar lugar ao rival, que, à custa de alguns bons apoios políticos, do equilíbrio demonstrado no embate e de críticas certeiras à administração castelista, soube conduzir sua campanha rumo à vitória.

Diante dos muitos erros registrados nestes quase quatro anos de gestão, pode-se afirmar que Castelo perdeu para si mesmo. Alçado ao posto de prefeito, em 2008, graças a uma série de promessas, ele não só descumpriu o que anunciara aos eleitores como cometeu falhas que resultaram em desgaste irreversível à sua imagem de homem público.

Castelo não recriou o Bom Preço, não melhorou o trânsito e o transporte, muito menos a educação e a saúde. O desempenho do ensino sob sua administração foi sofrível. Trafegar nas ruas e avenidas da cidade tornou-se um martírio devido aos congestionamentos e à falta de fiscalização. Locomover-se de ônibus também virou suplício, em razão da superlotação e da falta de conservação de grande parte da frota.

A iminente derrota é o preço a ser pago por um prefeito que não primou pelo bem estar dos cidadãos que o elegeram. Centralizador ao extremo, Castelo não foi capaz de imprimir um ritmo administrativo que resultasse em melhorias aos ludovicenses. E o que é pior: sua gestão foi marcada por alguns retrocessos, como é o caso da própria educação.

Diante do cenário desfavorável, Castelo, certamente, está refletindo sobre os erros que cometeu. E sabe muito bem que a desaprovação do eleitorado ao seu nome pode ser atribuída, principalmente, à sua falta de sintonia com as modernas práticas políticas e de gestão.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

9 comentários para "Castelo desmoronou"


  1. Luiz Eduardo

    Meu amigo, foi a melhor análise de um blogueiro que vi até agora. Você está corretíssimo, Castelo perde para ele mesmo, ou seja, cavou sua própria cova ao não executar tudo que falaste em seu texto Daniel. Parabéns pela análise!

    Resposta: valeu, Dudu! Espero que o Edivaldo corresponda à confiança nele depoistada pela maioria do eleitorado.

  2. carlos da silva

    O jornal Estado do Maranhão, tenta enganar a população dando percentual elevado para Caostelo, mas não conseguem. O povo não é mas manobrado por vcs.

    Resposta: discordo quando você diz que o jornal O Estado tenta enganar a população. Os números divulgados reletem a opinião de eleitores ouvidos em pesquisas. Sua acusação ao jornal é injusta. No mais, grato pela leitura e pelo comentário.

  3. Paulo Bolivão

    Castelo é igual a Sampaio não para de subir, ganhar no grito só o Morto Cluba !

  4. joao

    vc está de parabéns pelo seu comentário embora pertença a esta conceituado empresa e acredito não esteja nem de um lado nem de outro. mas vc foi nota dez tendo em vista que o povo pedia mudança

  5. márcio couto

    Concordo quando diz que Castelo perde para si mesmo. Acho até que ele, diante dos fracos candidatos, poderia vencer no primeiro turno, não fosse a demora em começar a agir. A população ficou com a sensação (e a certeza) de que o prefeito só apareceu no último ano de gestão. Ficamos sem opção em quem votar.

  6. Alex

    O instituto Escutec deveria ser devassado após as eleições para esclarecer os números absurdos em pesquisa eleitoral recente. Trata-se de crime eleitoral grave…

  7. Fabio Almeida

    Foi a melhor análise que já li até o momento. Você tem razão. O atual Prefeito desmoronou por culpa exclusivamente sua. O “jingle” da campanha passada tinha um trecho que dizia: “(…) São Luís já está cansada de promessa de eleição. E depois o tempo passa e você fica na mão. (…)”. Ele prometeu, prometeu, prometeu… E pouco fez. Se tivesse trabalhado com afinco, se tivesse cumprido com metade das promessas que fez, se tivesse melhorado pelo menos o trânsito, a infraestrutura do transporte público e a qualidade do asfalto (que nunca prestou), estaria nas graças do povo. Hoje, este mesmo povo que está cansado de promessa de eleição, entre a Castelo sua carta de exoneração programada, marcada para janeiro de 2013. E Edivaldo que se cuide. Pois se ficar no mesmo lenga lenga desses últimos 4 anos, será a primeira e última vez que conseguirá alcançar o posto hoje disputado…

  8. moacy

    Sou usuário do transporte coletivo de São Luís, utilizo todos os dias pra ir e voltar do trabalho e digo a vocês que o sistema piorou nos últimos anos, castelo retirou os fiscais dos terminais de integração, não há mais organização de filas,não há mais fiscalização dos horários dos ônibus já presenciei vários incidentes nos terminais, tais como: quedas e pisoteamento de pessoas devido a ausência de filas,muitas ficaram feridas na pressa de entrar no ônibus e conseguir um melhor lugar para chegar em casa ou no trabalho, são tantos problemas que seria impossível descreve-los todos aquí enfim, uma administração desastrosa e lamentável.

  9. GLAUBER SANTOS

    Post de um verdadeiro jornalista.
    Imparcial

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS