Servidores da TV Brasil no Maranhão (antiga TVE) denunciam que estão sofrendo assédio moral por parte do novo gestor que assumiu a direção da emissora. Há pelo menos cinco meses, o clima em todos os setores da empresa é o de medo e terror. Diariamente, funcionários estariam sendo humilhados pelo gerente regional da EBC e diretor de jornalismo, Ebenézer Nascimento, que demonstra instabilidade emocional e comete abuso de autoridade.
Na última quinta-feira, 25, após conduzir mais uma reunião no setor de jornalismo, Ebenézer Nascimento voltou a atacar os funcionários com palavras ofensivas, desestabilizando-os emocionalmente. Entre as pérolas disparadas pelo gestor destacam-se: “a insanidade de vocês beira a imbecilidade”; “qualquer cabaré é mais organizado do que este jornalismo”; “eu vou fechar essa bodega”; “eu tenho o poder da caneta”. Funcionários buscaram atendimento médico fora da emissora e o telejornal Maranhão Notícias deixou de ser exibido nesse dia.
“As humilhações são diárias. Ninguém pode discordar dele. Ele não deixa ninguém falar. Diante de qualquer dificuldade, sofremos ameaças e somos taxados de incompetentes e incapazes”, afirmou um grupo de servidores que pediram anonimato por medo de sofrerem represálias.
Uma funcionária que estava grávida de oito meses foi ameaçada de demissão, após ter uma calorosa discussão com o gerente. “Só não demito você agora, por conta de sua gestação”, disparou Ebenézer.
A vinda do novo gestor a São Luís faz parte do projeto da EBC para reestruturar a TV Brasil maranhense. “Estávamos esquecidos. No entanto, não concordamos com a maneira pela qual o gerente tem nos tratado. Somos desrespeitados como profissionais e como seres humanos”, acrescentaram os servidores da casa.
O grupo afirmou que vai buscar apoio junto aos Sindicatos dos Servidores Públicos, dos Jornalistas e dos Radialistas e que levará a denúncia à cúpula da emissora em Brasília e aos órgãos de defesa dos direitos dos trabalhadores.
Gente. Socorro! Que tanta arbitrariedade. Ainda falam que o mundo tem que parar por causa das eleições municipais. Com trabalhadores sendo humilhados no sistema de comunicação aliado do governo Dilma.Vergonhoso.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Não são verdadeiras as informações contidas no documento apócrifo que circula nas redes sociais a respeito das relações de trabalho na TV Brasil do Maranhão. Trata-se da reação de um pequeno grupo de funcionários inconformados com as medidas tomadas em defesa do patrimônio público e dos princípios fundamentais estabelecidos na lei de criação da EBC.
A TV Brasil no Maranhão opera hoje com 179 servidores do Regime Jurídico Único (Ministério do Planejamento), 11 funcionários da ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto) e apenas 04 empregados da EBC. Desde a minha chegada, em maio deste ano, tenho enfrentado a resistência de alguns servidores que não aceitam cumprir a jornada de trabalho pela qual são remunerados, se recusam a realizar as atividades a eles delegadas e não aceitam as mudanças que estão sendo implementadas aqui no Maranhão para termos uma produção de conteúdo, sobretudo jornalístico, e distribuição da programação à altura do que merece a sociedade maranhense e do padrão apresentado pelas demais geradoras da EBC.
Esse esforço vem sendo feito com respeito e serenidade, sem abrir mão dos princípios que regem a administração pública e a obediência às normas da empresa. Temos tido notável melhora na qualidade de nossa produção jornalística, devidamente alinhada com o Manual de Jornalismo da EBC, o que tem repercutido positivamente junto ao público da TV Brasil e aumentado o aproveitamento nos telejornais da Rede Pública de Televisão. A grande maioria dos empregados que estão aqui desde a antiga TV Educativa reconhece e tem sido parceira desse esforço, colaborando e contribuindo para a integração efetiva da emissora à EBC.
Um pequeno grupo de empregados tem se incomodado por ter privilégios combatidos e interesses contrariados. Alguns foram afastados por indisciplina e por não aceitarem o cumprimento das Normas da EBC . Isso acabou provocando uma reação que resultou na impossibilidade de transmitirmos o telejornal Maranhão Notícias na última quinta-feira. Essa atitude intempestiva e inadmissível violou o direito sagrado dos telespectadores da TV Brasil serem informados dos acontecimentos. Foram tomadas as devidas providências e conseguimos restabelecer a normalidade, com o telejornal sendo transmitido nesta sexta-feira, sem incidentes, com o apoio dos componentes do Núcleo de Jornalismo e da área técnica da emissora.
Como Gerente Regional da EBC reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando pelas mudanças e pela construção de uma televisão pública de qualidade.
Ebenézer Nascimento
Gerente Regional da EBC
TV Brasil – São Luís/MA
O Sr. Ebenézer se defende com argumentos técnicos e pertinentes, porém não nega as acusações que sofreu sobre instabilidade emocional e abuso de autoridade. A não ser que ele considere humilhar os funcionários e atacá-los com ofensas parte das normas da EBC. Se o jornal não foi ao ar, é responsabilidade final é dele, não dos funcionários. Se houve uma decisão intempestiva da equipe, cabia ao comandante contornar a situação para, como ele próprio disse, não privar o telespectador das informações do dia. Não negar as acusações é reconhecer que são verdadeiras. Lendo o documento dos funcionários, fica claro o reconhecimento deles pela instauração de um novo comando, quando dizem que, antes da vinda do Sr. Ebenézer, eles estavam “esquecidos”. Portanto, não me parece pertinente que o “motim” tenha se dado por resistência às mudanças. Aliando isso ao fato de o Gerente Regional não ter negado as acusações, seria importante sim, no mínimo, uma chamada de atenção da cúpula da EBC de Brasília a este senhor, senão o único caminho é mesmo a denúncia ao Sindicato.
Além de autoritário, esse gerente que só sabe assediar moralmente seus subordinados e afastar quem o contraria demonstra ser um mentiroso deslavado e um ser humano dissimulado, hipócrita e sem escrúpulo algum. A que ponto chega o cinismo deste senhor que só se tornou chefe graças às suas relações político-pessoais.
Ao dizer que “não são verdadeiras as informações contidas no documento que circula nas redes sociais a respeito das relações de trabalho na TV Brasil do Maranhão” ele chama de mentirosos DEZENAS de servidores que foram vítimas de sua fúria e falta de equilíbrio.
Ele se esquece do episódio com a servidora grávida, fato este testemunhado por todo setor de jornalismo e que se tornou público para todos da emissora. Ameaçou ela sumariamente, do mesmo modo que fez com os outros servidores que bateram de frente com o autoritarismo dele.
“Trata-se da reação de um pequeno grupo de funcionários inconformados com as medidas tomadas em defesa do patrimônio público e dos princípios fundamentais estabelecidos na lei de criação da EBC”. OUTRA MENTIRA. Funcionários do jornalismo, do setor técnico e administrativo comungam do mesmo sentimento: o de revolta e inconformismo com a maneira pela qual ele trata a todos. Muitos já procuraram o Sindicato para dar fim a essa gestão de terror. O grupo não é pequeno. Pequeno é o grupo de babões que ele formou – criando a ilusão que está tudo ‘belo’, tudo ‘kit’, como se fosse um anjo ‘gabriel’, vivesse no mês ‘mariano’ ou fosse o cantor ‘stivie’ wonder. Socorro!!!!
“Desde a minha chegada, tenho enfrentado a resistência de alguns servidores que não aceitam cumprir a jornada de trabalho pela qual são remunerados, se recusam a realizar as atividades a eles delegadas e não aceitam as mudanças que estão sendo implementadas aqui no Maranhão”. MENTIRA. Não se trata de cumprir ou não a jornada de trabalho. Ninguém se recusa a trabalhar. O que os servidores não aceitam é serem tratados com total falta de respeito e ainda revistados como ladrões. Que belo exemplo ele dá ao mandar revistar os veículos dos servidores na entrada e saída! Que grande gestor! Trata os subordinados como bandidos. Será que a direção da EBC comunga com essa postura?
“Esse esforço vem sendo feito com respeito e serenidade”. Essa é a MENTIRA mais deslavada. O gestor humilha, ofende e grita e ainda quer se fazer de bom moço! Você engana seus superiores. Os servidores da TV não!
“Um pequeno grupo de empregados tem se incomodado por ter privilégios combatidos e interesses contrariados”. Quem se incomoda em ser contrariado é o gestor – ou seria ditador?
“Alguns foram afastados por indisciplina e por não aceitarem o cumprimento das Normas da EBC”. MENTIRA. Ninguém pode ser afastado por indisciplina! Em empresa pública deve-se abrir processo administrativo. Esse senhor emite avisos nos murais afastando os servidores de suas atividades, sempre após uma calorosa discussão. É autoritário. O pior gestor da história do CEMA, da TVE e hoje TV BRASIL!
“Isso acabou provocando uma reação que resultou na impossibilidade de transmitirmos o telejornal Maranhão Notícias na última quinta-feira”. MENTIRA. O jornal não foi ao ar por causa do assédio moral que ele cometeu contra os funcionários, que passaram mal e foram bater em hospital. Ninguém é saco de pancadas.
“Foram tomadas as devidas providências e conseguimos restabelecer a normalidade, com o telejornal sendo transmitido nesta sexta-feira, sem incidentes, com o apoio dos componentes do Núcleo de Jornalismo e da área técnica da emissora”. MENTIRA. O “sem incidentes” quer dizer sem xingamentos e humilhações. É sempre assim: depois de dar “mijadas” na equipe, ele volta manso… até ser desagradado novamente e ai o pesadelo dos funcionários da TV começa de novo.
“Como Gerente Regional da EBC reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando pelas mudanças e pela construção de uma televisão pública de qualidade”. MENTIRA. O único compromisso desse senhor é com ele mesmo. Quer usar o Maranhão como um trampolim…. só que a água da piscina está sendo retirada e ele vai se esborrachar no chão.
Respeite a inteligência das pessoas. Respeite os servidores da TV BRASIL NO MARANHÃO!!!
Mentiroso! Dissimulado!
Além de autoritário, esse gerente que só sabe assediar moralmente seus subordinados e afastar quem o contraria demonstra ser um mentiroso deslavado e um ser humano dissimulado, hipócrita e sem escrúpulo algum. A que ponto chega o cinismo deste senhor que só se tornou chefe graças às suas relações político-pessoais.
Ao dizer que “não são verdadeiras as informações contidas no documento que circula nas redes sociais a respeito das relações de trabalho na TV Brasil do Maranhão” ele chama de mentirosos DEZENAS de servidores que foram vítimas de sua fúria e falta de equilíbrio. Ele se esquece do episódio com a servidora grávida, fato este testemunhado por todo setor de jornalismo e que se tornou público para todos da emissora. Ameaçou ela sumariamente, do mesmo modo que fez com os outros servidores que bateram de frente com o autoritarismo dele.
“Trata-se da reação de um pequeno grupo de funcionários inconformados com as medidas tomadas em defesa do patrimônio público e dos princípios fundamentais estabelecidos na lei de criação da EBC”. OUTRA MENTIRA. Funcionários do jornalismo, do setor técnico e administrativo comungam do mesmo sentimento: o de revolta e inconformismo com a maneira pela qual ele trata a todos.
Muitos já procuraram o Sindicato para dar fim a essa gestão de terror. O grupo não é pequeno. Pequeno é o grupo de babões que ele formou – criando a ilusão que está tudo ‘belo’, tudo ‘kit’, como se fosse um anjo ‘gabriel’, vivesse no mês ‘mariano’ ou fosse o cantor ‘stivie’ wonder. Socorro!!!!
“Desde a minha chegada, tenho enfrentado a resistência de alguns servidores que não aceitam cumprir a jornada de trabalho pela qual são remunerados, se recusam a realizar as atividades a eles delegadas e não aceitam as mudanças que estão sendo implementadas aqui no Maranhão”. MENTIRA. Não se trata de cumprir ou não a jornada de trabalho. Ninguém se recusa a trabalhar. O que os servidores não aceitam é serem tratados com total falta de respeito e ainda revistados como ladrões. Que belo exemplo ele dá ao mandar revistar os veículos dos servidores na entrada e saída! Que grande gestor! Trata os subordinados como bandidos. Será que a direção da EBC comunga com essa postura?
“Esse esforço vem sendo feito com respeito e serenidade”. Essa é a MENTIRA mais deslavada. O gestor humilha, ofende e grita e ainda quer se fazer de bom moço! Você engana seus superiores. Os servidores da TV não!
“Um pequeno grupo de empregados tem se incomodado por ter privilégios combatidos e interesses contrariados”. Quem se incomoda em ser contrariado é o gestor – ou seria ditador?
“Alguns foram afastados por indisciplina e por não aceitarem o cumprimento das Normas da EBC”. MENTIRA. Ninguém pode ser afastado por indisciplina! Em empresa pública deve-se abrir processo administrativo. Esse senhor emite avisos nos murais afastando os servidores de suas atividades, sempre após uma calorosa discussão. É autoritário. O pior gestor da história do CEMA, da TVE e hoje TV BRASIL!
“Isso acabou provocando uma reação que resultou na impossibilidade de transmitirmos o telejornal Maranhão Notícias na última quinta-feira”. MENTIRA. O jornal não foi ao ar por causa do assédio moral que ele cometeu contra os funcionários, que passaram mal e foram bater em hospital. Ninguém é saco de pancadas.
“Foram tomadas as devidas providências e conseguimos restabelecer a normalidade, com o telejornal sendo transmitido nesta sexta-feira, sem incidentes, com o apoio dos componentes do Núcleo de Jornalismo e da área técnica da emissora”. MENTIRA. O “sem incidentes” quer dizer sem xingamentos e humilhações. É sempre assim: depois de dar “mijadas” na equipe, ele volta manso… até ser desagradado novamente e ai o pesadelo dos funcionários da TV começa de novo.
“Como Gerente Regional da EBC reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando pelas mudanças e pela construção de uma televisão pública de qualidade”. MENTIRA. O único compromisso desse senhor é com ele mesmo. Quer usar o Maranhão como um trampolim…. só que a água da piscina está sendo retirada e ele vai se esborrachar no chão.
Respeite a inteligência das pessoas. Respeite os servidores da TV BRASIL NO MARANHÃO!!! Mentiroso! Dissimulado!
O anonimato é uma bênção
Quem trabalha sabe bem como se comporta funcionários de empresa pública, esses funcionários estão revoltados devido a moralização que esse novo diretor tá fazendo…de fato trabalhar suas jornadas é mais do que obrigação de funcionário público mal acostumado a receber salário sem trabalhar. Todos sabem que os servid da TVE aqui no Maranhão tem 02 a 03 empregos ao mesmo tempo em outros lugares, assim, fica impossivel cumprir carga horária mesmo. Cade os aprovados do Maranhão no ultimo concurso???? coloquem esse pessoal que está cheio de garra e vontade para trabalhar, o que foram fazer em Brasília, se aqui está com toda essa carência de equipe de profissionais e Jornalistas??? querer colocar para funcionar uma equipe antiga, cheia de vicios é querer “Dar murro em ponta de faca e ficar remando contra a maré.
Ao que parece,a reivindicação dos servidores não é pela jornada de trabalho (no texto não trata disso em nenhum momento).O problema é a forma de gestão desse senhor.E o que é mais agravante é que ele pode se comportar da mesma maneira com servidores locais e os que chegarem do concurso (por isso,cuidado Fabricio Moreira)Existem formas mais eficientes de obter resultado,fazendo com que os servidores trabalhem juntos e com afinco.Mas infelizmente apenas alguns gestores sabem o caminho das pedras.E não é o caso do senhor Ebenézer.
Júlio césar tu não sabe de nada que se passa aqui. Já chamaram o gerente de idiota na frente de outros colegas. Já o ameaçaram, cantaram pneu no estacionamento, gritaram, disseram que não se reportriam mais a ele, ameaçaram de quebrar as pernas da secretária, chamaram outro colega de vagabundo e mkoleque porque seguiu as determinações de uma nova sistemática no jornal e pelos corredores este homem é agredido e boicotado diariamente por alguns colegas. VOcês não sabem o que viver em uma casa que a cerca de 30 anos estava esquecida, sem investimentos e com pessoas sem trabalhar de verdade. O mundo é outro… acorda amigo!!! É você quem paga os nossos salários e está ficando no prejuizo se isto continuar assim. Eu apoio a nova gestão e ponto final.
Eu trabalho na TV amigo!!! Te digo: muitos clegas simplesmente não apareciam e não eram cobrados para trabalhar (ainda tem muita gente fazendo isso). Aqui tinha gente que trabalhava em outra emissora privada no horário do seu expediente. Podem fazer o que quizer contra o gerente se eles acharem que estão sendo desrespeitados, mas não podem deixar de cumprir sua jornada de trabalho e nem deixar de prestar um serviço à sociedade que nos paga. Quem quer trabalhar aqui é que está sendo perseguido, sendo taxado de babão e outros adjetivos. O nosso Jornal é sagrado, não pode parar!!! Temos que ter profissionalismo! Isto não é greve, não chamaram o sindicato, fizeram motim e boicotaram a sociedade, que ficou privada de assistir o jornal e de ser informada! Para seu conhecimento, desta empresa já furtaram do povo 3 toneladas de papel da gráfica, 3 geradores (cada um com 500kg) e ninguém sabe, ninguém viu. Agora que chega alguém e quer botar ordem na casa, começando pelo jornalismo e eles usam a rede de relacionamento que possuem nos veículos de comunicação para tentar convencer a sociedade de que aqui sempre foi um ambiente de muito trabalho e serviços prestados a sociedade, mas um maldito gerente apareceu em nossas vidas… tenha paciência!!!!
É fato…que todos que chegam a EBC em São Luis do Maranhão,são submetidos a constragimentos,por conta de revistas realizadados por seguranças fortemente armados causando transtorno e medo ao visitante por conta do AI5,baixando por esse senhor,coisas que nem prisioneiro de guerra é submetido…
Abaixo!
Ditadores Publicos.
A repercussão tá é grande… já saiu em outros blogs e colunas de jornal… Acho que a cabeça desse Ebenezer vai rolar…
http://blog.oquartopoder.com/aldirdantas/?p=5917
http://paulosilvadechapadinha.blogspot.com.br/2012/10/funcionarios-da-tv-brasil-vivem-clima.html
http://joeljasinto.blogspot.com.br/2012/10/funcionarios-da-tv-brasil-vivem-clima.html
http://www.jornalpequeno.com.br/2012/10/28/colunaco-do-peta-234577.htm
Os manuais da EBC também dizem que para administrar uma empresa que lhe pertence, é necessário utilizar meios retrógados e ditatoriais? Chamar um servidor de imbecil é uma norma da EBC? Retornamos ao regime ditatorial e ninguém foi comunicado? Lamentável!
Esse cara é uma besta. Arrogante. Vi-o esfregando seu cartao no rosto de um professor universitario, funcionario aposentado da TVE, o intimando de forma bem grosseira a conhecer a “nova” tv, quando o ex-servidor não estava tecendo crítica alguma. Isso aconteceu no TRE há alguns meses. Depois, esse idiota ainda mentiu para seus funcionários, dizendo que havia deixado o ex-funcionário “branco”. Foi exatamente o contrário. Agredido pela postura prepotente do gestor, o ex-servidor falou em alto e bom tom, dedo em riste, que este estava “equivocado” e que não havia dito o que lhe estava imputando. E o “bacana” foi miudinho voltar a sua cadeira. Quer dizer, além de ser extremamente grosseiro e arrogante, o cara é mentiroso. A “nota de esclarecimento” assinada por ele mostra isso claramente também. Os servidores não podem se limitar ao documento divulgado nas redes. Precisam processar este senhor para que ele seja responsabilizado pelos abusos que comete. A cúpula da EBC está lhe dando crédito, já que não o puniu. Resta aos funcionários continuarem atentos para seu comportamento arbitrário e covarde, e não se furtarem a “abrir o verbo” diante das novas humilhações, que vão continuar acontecendo.
Para este tipo de situação os empregados dispõem dos seguintes canais: Comissão de Ética, Comissão de Empregados e mesmo SIC/Ouvidoria. Vale à pena também cobrar uma postura do Sindicato dos Jornalistas, mesmo sabendo que o mesmo é praticamente inexistente…
Quero dizer que tudo o que foi dito contra o atual gerente regional da ebc é inteiramente verdade, no que diz respeito à truculência, no momento do trato com os funcionários de TODOS os setores da casa. Nós estamos acuados na nossa própria casa, diante do modo cínico e desrespeitoso que o sr.beneti trata as pessoas. Apesar da visita do diretor-geral da ebc, o sr.eduardo castro, a verdade é que, assim que a poeira baixar, todos os funcionários terão que se submeter à verdadeira face deste verdadeiro ditador, que atualmente comanda a ebc no maranhão. É notório e de conhecimento que a casa necessitava de um “choque de gestão”, no entanto, de uma forma humana e mais serena. Quem demonstra claros distúrbios de personalidade, como esse sr.beneti, não irá mudar seu jeito grosseiro e extremamente agressivo, de uma hora para outra. A EBC terá coerência para que, num futuro bem próximo, devolva ao seus devido lugar esse tipo de profissional que somente quer pisar nas pessoas.
É pessoal a TVE Hoje EBC era boa quando esses funcionários que se dizem acediados(Pela exigencia da assinatura do poto) Não ia a sede siquer para assiná-lo, pedia a qualquer amigo ou ia em um único dia e assinava pelo mês inteiro, tinha um outro emprego, hoje ao chegar um “forasteiro” e coloca esses funcionários “coitados” para cumprirem com suas obrigações é acusado de acedia-lo. E ainda se fala em justiça. Justiça seria exonerar esse bando de desocupados que não trabalham e nem permitem que o outro trabalhe.
Que vergonha, hein, Benetti? Se passando por uma analfabeta para se defender. Quanta coincidência de argumentos nesses posts todos, hein? Vários se manifestam contra você e você se passa por vários para se defender… A sua cara mesmo!
Namorei um funcionários da EBC, todo mês ele fazia um brinde e dizia: “aos depositos em conta que minha mãe EBC faz todos mês e eu siquer vou lá”.
E citava nomes de colegas que prestavam serviços a outras empresas em horario de trabalho ou até mesmo em dias de trabalho, pessoas que assim como ele não ia lá por dias ou meses eu ficava indignada.
Eu que trabalho por mais de 10H atás de um balcão e faço outros serviços que não fazem parte da minha função e não me vejo acediada moralmente.
A pessoa menos esclarecida nesse país sabe como funciona o Serviço Público.
Como devo me considerar diante dessas pessoas que sei e posso colocar o nome de cada um e dizer quais as empresas em que prestavam serviços e assim ser constatados os devidos recibos de pagamento extra.
Certamente são essas pessoas que hoje se sentem prejudicadas pelo atual gerente.
Sr Ebenezer, Coloque essa gente pra trabalhar em respeito ao povo Maranhense.
Gente, direitos trabalhistas nele. É abuso de poder, assédio moral, injuria, constrangimento, dentre outros crimes. Pra isso existe o sindicato.
O fato de ser diretor de Brasilia não faz dele melhor que nenhum auxiliar de serviços gerais. A única diferença é o salário e a educação do auxiliar que com certeza é melhor que a do tal diretor.
A ditadura já acabou, e a justiça sempre estar do lado do empregado.
Vamos fazer uma campanha: FORA Ebenézer Nascimento.
Não querida, não sou analfabeta, estava em sala de aula e fiz o texto sem fazer a devidas correções.
Não querida, não sou analfabeta.
Realmente não fiz as devidas correções em meu texto.
Mais seu Benetti voce e mesmo muito corajoso vem da sua terra querer fazer terrorismo aqui em sao luis na TVE hoje EBC.E ainda dizer que a televisao e cabine de emprego do Presidente Sarney.Primeiro tem que ver onde esta pisando pra poder falar dos colelegas sei que os coleegas dessa emissora sao todos competentes voce nao conhece nada nada mesmo precisa ser mais informados diz que na televisao so tem ladrao ,preguiçosos so dessa forma que as pessoas sao reconhecidas pela tua pessoa. Faça uma reflexao.
Bando de vagabundossssss,,, pau neless Benettiiiiiiii