Zezé di Camargo e Luciano e Rita Benneditto em show pelos 400 anos de São Luís

Zezé di Carmargo e Luciano cantam pelos 400 anos de São Luís

Zezé di Camargo e Luciano, Rita Benneditto, Adelino Valente Trio e convidados são as atrações dos Shows dos 400 Anos, em celebração ao quarto centenário de São Luís, neste sábado (22), a partir das 20h, na Lagoa da Jansen. O evento é apresentado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, com patrocínio da Nestlé e Credicard, Vale, Alumar, Ambev, OGX, MPX e Emap, e é realizado pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, com apoio institucional do Governo do Estado.

Adelino Valente Trio (formado por Antônio Paiva, no contrabaixo; Arlindo Carvalho, na percussão; e Fleming Bastos, na bateria) abre a noite na companhia de convidados pra lá de especiais. Com Luís Mochel, Roberto Rafa e Anna Cláudia, fazem um passeio pelo universo da música maranhense, ao estilo da bossa nova, jazz e blues.

O roteiro musical destaca grandes composições de autores maranhenses. Entre as selecionadas “Nordeste seco”, “Patinho Feio”, “Cocada” e “Na cabecinha da Dora”, de Antônio Vieira; “Sol”, de Chico Saldanha; “Clara Paixão”, de Nonato Buzar; “Fuga e Antifuga”, de Sérgio Habibe; “Boqueirão”, de Giordano Mochel; e “Noturno”, de Marcelo Carvalho. Também no roteiro, a música “Bebê”, do mestre Hermeto Pascoal.

A maranhense Rita Benneditto (ex-Ribeiro), um dos nomes festejados da MPB na atualidade, cantará sucessos emplacados na carreira e fará uma grande homenagem a São Luís com músicas maranhenses.  Entre os sucessos, “Jurema”, “Lenha”, “Cortei o dedo”, “Isso”, “O Biltre”, “Tem quem queira”, “Pensar em você”, “Pérolas aos Povos” e “Na Gira” e muitos outros.

A mudança de nome é uma homenagem ao pai, Fausto Benedito, e à cidade natal, São Benedito do Rio Preto (MA). Um diferencial na carreira foi o CD “Tecnomacumba”, lançado em 2006 e que teve distribuição da Biscoito Fino. A produção ganhou versão ao vivo em DVD e CD, que, em 2010, renderam o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora na categoria Canção Popular. O trabalho, chamado de intervenção cultural, já foi visto por mais de 500 mil pessoas em todo Brasil e no exterior, inclusive na África.

Zezé di Camargo e Luciano

A dupla Zezé di Camargo e Luciano também embalará o público com grandes sucessos do cancioneiro sertanejo. O roteiro destaca canções antigas e novas, incluindo do mais recente CD, caso de “Sonhos de Amor”, “Criação Divina”, “Fechou o tempo”, “Eu tô na pista eu tô solteiro”, “Não tem Graça”, “Eu Assumo” e “Bola de Fogo”.

Com trajetória de vida imortalizada no filme “Dois filhos de Francisco”, a dupla tem história de sucesso na música brasileira. Entre os hits emplacados nas duas décadas de estrada, estão “É o amor”, “Vem Ficar Comigo”, “A Ferro e Fogo”, “Sem medo de ser feliz”, “No dia em que saí de casa”, “Como um Anjo”, “Faz Mais uma Vez Comigo”, “Pra Mudar a minha vida”, “Olha eu aí” e “Pra não pensar em você”.

Essa será a quinta noite de shows na Lagoa da Jansen, sempre com presença maciça do público, que já lotou o espaço de apresentações para ver Gilberto Gil (dia 1º), Orquestra Sinfônica Brasileira (dia 6), Roberto Carlos (dia 8) e Ivete Sangalo (dia 15). Depois desta noite, ainda subirão ao palco Alcione e Zeca Pagodinho, no dia 29.

Estrutura

Rita Benneditto é mais uma atração da festa do quarto centenário

A Lagoa da Jansen recebeu uma megaestrutura de luz e som para os Shows dos 400 Anos. Telões de LED de alta definição também foram instalados em locais estratégicos para que todo o público possa acompanhar cada detalhe das apresentações. A área de shows tem ampla logística de serviços. O palco principal é o mesmo que recebeu Paul McCartney no show de Recife, em abril deste ano.

Para garantir comodidade e segurança a artistas e público, uma grande estrutura foi instalada na Lagoa da Jansen, incluindo um posto fixo na sede administrativa da Lagoa, onde está funcionando a delegacia de polícia para prestar serviços de achados e perdidos, além de bases de atendimentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Por todo o entorno da área total de 35 mil m2, da arena de show, policiais militares a pé e montados (cavalaria) garantem a segurança do público, que também conta com o apoio da Defesa Civil para orientar e ajudar idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade. Ainda como parte dessa logística, agentes da SMTT organizarão e disciplinarão o trânsito na área da Lagoa e a Blitz Urbana acompanhará o comércio informal que se instalará na praça de alimentação.

No local, está instalado um hospital de campanha, para o caso de necessidade de atendimento médico. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza, juntamente com o Corpo de Bombeiros, ambulâncias para atendimento de urgência e emergência. O trabalho na área também contará com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

QUADRO

Espaço e Infraestrutura

– Espaço tem área total de 35 mil m2 – próximo à Arena de Beach Soccer

– Público médio previsto é de 50 mil por noite (os shows de Roberto Carlos e de Ivete Sangalo reuniram mais de 100 mil pessoa)

– São dois palcos para apresentação

– São disponibilizados 240 banheiros químicos na área

– Foram montadas estratégias especiais nas áreas de Segurança (PM, Defesa Civil, Grupo Tático Aéreo, Corpo de Bombeiros, SMTT, Blitz Urbana) e Saúde (com ambulâncias e hospital de campanha)

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 22

20h – Rita Benneditto

21h30 – Zezé de Camargo e Luciano

Sábado, 29

19h – Sindicato do Samba

Puxadores de Samba Rose, Vovô, Gabriel, Ribão, Samir, Zé Pivô, Oberdan Oliveira. Direção musical: Gordo Elinaldo

20h30 – Alcione

22h – Zeca Pagodinho

DICAS DE SEGURANÇA

1. É proibido o tráfego de pessoas portando garrafas, litros e copos de vidro com bebidas alcoólicas.

2. Em razão da necessidade da mobilidade de viaturas de segurança (PM e PC), socorros de urgência (BM e SAMU), fica estrita a circulação de veículos estranhos aos moradores da área.

3. Evite portar bolsas, carteiras e sacolas e caso utilize, coloque-as à frente do corpo.

4. Não saia com jóias ou outros objetos de valor.

5. Ao efetuar o pagamento verifique se não está sendo observado por estranhos.

6. Fique atento a tudo que ocorrer ao seu redor.

7. Evitar carregar grandes volumes ocupando as duas mãos, pois impedem sua visão e agilidade.

8. Ao presenciar alguma ocorrência policial informe imediatamente à Polícia Militar.

9. Se encontrar documentos, entregue nos postos policiais.

10. Ao se deslocar para os pontos de ônibus, faça o possível para ir em grupos.

11. Não ande sozinho em becos, vielas e locais desertos. Acautele-se contra pessoas desconhecidas que o abordarem.

12. Não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de vídeo nas cadeiras e nem as coloque no chão.

13. Não revele seus dados pessoais a pessoas desconhecidas.

14. Quando usar cartão de crédito, não o perca de vista. Exija que seja utilizado na sua presença e confira com segurança o comprovante do vendedor.

15. Evite exibir grandes quantidades de dinheiro.

17. Em grandes eventos, use roupas leves e se hidrate para evitar desmaios.

16. Habitue-se a dirigir com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação. Use o cinto de segurança e acione a trava interna de todas as portas.

17. Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.

18. Nunca deixe as chaves no contato de seu carro, ainda que seja por alguns momentos, e acostume-se a trazer consigo uma cópia.

19. Ao estacionar em via pública, procure locais movimentados e bem iluminados.

20. Não deixe expostos quaisquer objetos que esteja transportando, trancando-os no porta-malas sempre que possível.

21. Ao descer, certifique-se de que todas as portas estão efetivamente trancadas e não deixe vidros entreabertos.

22. No ato de estacionar, bem como no momento em que retornar para apanhar o carro, esteja atento para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades.

23. Jamais confie as chaves de seu carro aos chamados flanelinhas ou eventuais lavadores de automóveis, ainda que os conheça de vista.

24. Caso localize crianças perdidas leve imediatamente ao Posto de Comando da PM.

25. Qualquer dúvida pergunte a um policial de serviço.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Justiça nega pedido para suspender propaganda do VLT

Juiz arquivou pedido de vereador do PCdoB para suspender propaganda do VLT

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Luís, José Américo Abreu Costa, julgou improcedente a representação formulada pelo candidato a vereador pelo PC do B, Geraldo Castro, que pleiteava a suspensão da propaganda institucional do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em fase de implantação pela prefeitura na capital. A justiça entendeu que não houve propaganda institucional vedada e determinou o arquivamento da ação.

A defesa da coligação “Pra Fazer Muito Mais”, que tem Castelo e Neto Evangelista como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, alegou a possibilidade de divulgação de obras oficiais pelo prefeito no programa eleitoral, enquanto no exercício do cargo público. Comprovou ainda a inexistência de identificação no VLT, mediante adesivos, da pessoa do candidato João Castelo, mas apenas o Brasão de São Luís, símbolo oficial do município.

Também argumentou que o VLT não se acha em exposição, como alegava o autor da representação, mas instalado no lugar apropriado à utilização dos testes de funcionamento. Assim como não houve carreata na chegada do veículo, mas apenas manifestações populares espontâneas.

Na última quarta-feira foram iniciados os testes do VLT, um processo normal para os ajustes de aceleração e frenagem que exigem uma obra desse tipo, como explica o secretário adjunto municipal de trânsito e transportes, José Arthur Cabral Marques. Segundo ele, à medida que os trilhos vão avançando é necessário fazer testes dessa natureza. As intervenções no trecho de 800 metros entre o Terminal da Praia Grande e  o Mercado do Peixe foram concluídas e a etapa 2 da obra (Bar do Marujo –Passarela do Samba) já está em andamento. O VLT é movido a biodiesel, pode desenvolver uma velocidade média de 40 km/h e transportar 358 passageiros nos dois carros.

Tadeu joga a toalha

Antes lotado de militantes e cabos eleitorais, o comitê de Tadeu no São Francisco está fechado; credores cobram

Ostentando uma queda vertiginosa nas intenções de votos, de 15% para mirrados quatro pontos percentuais, de acordo com a última pesquisa Ibope, Tadeu Palácio jogou de vez a toalha na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Sem fôlego para seguir na corrida eleitoral, ele fechou a maioria dos comitês, um deles o localizado na cabeceira da ponte Governandor José Sarney, no São Francisco.

Não bastasse amargar o desempenho pífio na campanha, Tadeu agora terá que suportar o assédio de militantes, cabos eleitorais e outros credores, que na esteira do seu malogrado projeto de retornar ao comando do Município, ficaram sem receber pelos serviços que prestaram ao candidato enquanto ele ainda nutria alguma esperança no atual pleito.

Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão

Depois do Samu, agora salva-vidas ameaçam greve

Salva-vidas ameaçam não fazer mais resgates na orla marítima a partir do dia 30 se promoções não saírem

Cerca de 25 salva-vidas da Guarda Municipal de São Luís ameaçam paralisar as atividades no próximo dia 30 em protesto contra a não efetivação das promoções prometidas aos profissionais. O benefício deveria ter sido concedido em julho, durante as comemorações dos 23 anos da corporação.

O serviço de salva-vidas, vinculado à Guarda Municipal, tem a missão de operacionalizar a segurança preventiva por meio de ações de vigilância da orla marítima (área de banho), executar o serviço de orientação aos banhistas, efetuar buscas e salvamentos das vítimas de afogamento, nas praias da Ponta d´ Areia e Olho d’Água.

Samu

Em greve por tempo indeterminado deste ontem, o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) está operando com apenas 30% de sua capacidade. Segundo matéria publicada nesta sexta-feira pelo jornal O Estado do Maranhão, no primeiro dia da paralisação foram atendidas 90 ocorrências, quando a média em situações normais é 150.

Foto: arquivo/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima