Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), publicadas nesta quinta-feira pelo jornal O Estado do Maranhão, trazem uma projeção preocupante: daqui a pouco mais de um mês a frota de São Luís vai superar a casa dos 300 mil veículos. Com tantos carros, motos, caminhonetes, caminhões e ônibus nas avenidas escassas, esburacadas e mal sinalizadas da capital, a mobilidade urbana da cidade ficará à beira de um colapso.
Mesmo com o prenúncio do caos, pouco ou nada tem sido feito pelas sucessivas administrações municipais para garantir fluxo de tráfego a tantos veículos. Um dos motes prioritários da atual campanha eleitoral, o trânsito tem sido pouco abordado e até mesmo ignorado pelo prefeito e candidato a reeleição, João Castelo (PSDB), que mesmo se quisesse nada teria dizer sobre a questão. Sabedores da deficiência, os demais postulantes até procuram explorar o assunto, mas não o fazem de forma competente, pelo menos até agora.
No momento, duas obras que visam facilitar a mobilidade urbana estão em andamento em São Luís: a Avenida Quarto Centenário e a Via Expressa, ambas tocadas pelo Governo do Estado. A segunda, por sinal, enfrenta forte resistência de uma parcela diminuta da população, insuflada pelo deputado federal Domingos Dutra (PT). Os resistentes já conseguiram, inclusive, retardar a execução dos serviços nos tribunais, contrariando o interesse da coletividade.
Em pleno aniversário de 400 anos, a frota de São Luís alcançará a marca histórica de 300 mil unidades. O número deveria ser digno de comemoração, pois em primeira análise sugere aumento de riqueza. Mas, diante da incapacidade da malha viária da capital de comportar tantos veículos, o que se tem, de fato, é uma realidade marcada predominantemente pela desordem.
Foto: Biaman Prado/O Estado do Maranhão
Pelo amor de Deus, tem que tirar o sinal da frente do hospital são domingos, aqulo acaba com o trânsito!
Interesse da coletividade ou interesse de uma certa família que controla essa capitania hereditária(também chamada de Maranhão)? Eles já cagaram a cidade inteira e agora acham que podem resolver o estrago que fizeram com outro estrago, passando por área ‘preservada’ e por onde mais entender?
Por favor, permaneça com sua opinião estupida se assim desejar, mas evite espalhar essa vergonha na internet.
Resposta: reafirmo: a Via Expressa é uma obra que trará benefícios à grande maioria da população de São Luís. É um absurdo permitir que a continuidade da obra esteja condicionada aos interesses de um político de métodos rasteiros.
A grande verdade, quem é o maior culpado disso tudo é o nós mesmos, que votamos num candidato que faz promessa e nada cumpre, todos nós sabemos que a TV Mirante é da familia Sarney, agora usa a televisão pra falar mal do Prefeito João Castelo, dos últimos que entraram na prefeitura de São Luiz, quem realmente fez algo por mais que seja pouco além da expectativa foi João Castelo, agora que falta fazer mais, sim é claro, a culpa do trânsito não é apenas da Prefeitura e sim do Governo do Estado que também tem que agir em conjunto com a Prefeitura, agora querer cobrar só o Prefeito, é brincadeira isso, anos e anos que a Família sarney comanda esse estado e toda a época de eleição é essa palhaçada….