O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), voltou a distribuir fardamento e leite a alunos da rede municipal de ensino em plena campanha eleitoral. Em setembro de 2010, quando a filha deputada, Gardênia Castelo, a Gardeninha (PSDB), disputava a reeleição, o prefeito chegou a iniciar a entrega de uniformes e do alimento aos estudantes, mas a ação foi proibida pelo Ministério Público Eleitoral dois dias depois deste blog, à época hospedado em outra página, ter publicado matéria informando sobre a distribuição (reveja).
Ao proibir a entrega das fardas e do leite, o MPE alegou que isso poderia favorecer eleitoralmente a filha do prefeito. Passadois dois anos, em plena campanha em que tenta renovar o mandato, Castelo repete o gesto, embora muitos pais já não se mostrem entusiasmados.
“Não adianta o senhor prefeito tentar comprar a gente com pacote de leite e farda se o fundamental, que é a educação, não tem”, disse à reportagem do jornal O Estado do Maranhão a dona de casa Valdivina Lima Sousa, mãe de um aluno da Unidade de Ensino Básico São José de Itapera, na zona rural de São Luís, quando recebia os itens para o filho, na última sexta-feira.
Enquanto as aulas são ministradas de forma precária, em ambientes que em nada favorecem o ensino e a aprendizagem, a farta distribuição de uniformes e leite segue. A postura do prefeito deixa evidente uma inversão de prioridades no sistema de educação municipal sob sua gestão.
O sentimento de revolta externado por Valdivina deixa claro que a simples distribuição de leite e fardamento nem longe convence a população que de fato o prefeito tem compromisso com a educação.
Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão
Eu lamento muito que muita gente ainda vote e irá votar nesse cara… Mas, sinceramente, apesar do que tem sido divulgado, quem está se mostrando mais apto a ocupar o cargo de novo gestor municipal é o Edivaldo Holanda Júnior. Talvez porque ele não está atrelado à nenhuma máquina política municipal e estadual, talvez porque o cara seja jovem e disposto a fazer e começar algo novo nessa cidade… talvez ele apenas seja o que São Luís precisa no momento.
prefeitor não tem que dar leite nem farda tem que dar uma educação de qualidade se não vale pena frequentar a escola e hora de mudar