Há 24 anos no ar, a rádio Mirante AM ingressou em uma nova era com a recente finalização do processo de reestruturação da emissora. Para satisfação dos milhões de ouvintes que sintonizam os 600 KHz diariamente, a rádio já opera com novos transmissor, torre e estúdio, proporcionando melhor qualidade de som e maior alcance na propagação de ondas médias. Além de agradar em cheio o público, a reformulação renovou o ânimo da equipe de repórteres, produtores e apresentadores, que agora se sente ainda mais disposta a manter a emissora na liderança da audiência.
Reunida em uma confraternização, no último sábado, no parque de transmissores, na Vila Embratel, a equipe da Mirante AM festejou a implantação da nova estrutura. A comemoração foi mais do que merecida, tendo em vista o empenho de todos para a concretização do projeto. Do mais graduado diretor, passando pelas secretárias responsáveis pelo atendimento aos ouvintes e pelos técnicos que trabalharam diretamente na montagem dos equipamentos, todos estão de parabéns e agora colhem os louros de um trabalho vitorioso.
O slogan “A Rádio do Maranhão”, criado para enfatizar a identificação da Mirante AM com o estado, não poderia ser mais apropriado. A cobertura maciça que a emissora faz dos acontecimentos locais oferece aos ouvintes um panorama amplo da realidade maranhense, contribuindo decisivamente para a formação de opinião. A liberdade na transmissão de informações e ideias é marca registrada da rádio, que a menos de um ano de completar um quarto de século consolidou-se como verdadeira tribuna popular.
A propósito, a Mirante AM se mantém firme em seu papel de mediadora da solução de diversos problemas cotidianos. Com inegável influência nas decisões político-administrativas em âmbito municipal, estadual e federal, a emissora faz ecoar os mais variados reclames nos principais gabinetes, muitas vezes levando as autoridades a tomar providências. A atuação assistencial é outro ponto forte, característica que só reforça o compromisso social da rádio e que confere ainda mais credibilidade aos programas e aos profissionais que os conduzem.
Se com os equipamentos antigos a emissora já ocupava posição de destaque na radiofonia maranhense, com a nova estrutura tende a elevar ainda mais seu potencial. Ao mesclar jornalismo, esporte e cultura de forma equilibrada, a Mirante AM abre espaço para diferentes gostos, de modo a contemplar segmentos distintos de ouvintes. Com as mudanças na grade de programação, anunciadas no início do ano, a rádio pretende fechar o ciclo iniciado com a modernização da estrutura e assim coroar de êxito todo o processo.
Sem se furtar a apontar falhas e sugerir soluções, a Mirante AM segue uma linha visivelmente atrelada aos interesses dos cidadãos, independente da classe social. Essa sintonia se reverteu, ao longo dos anos, em uma audiência fiel. Portanto, não é exagero afirmar que a emissora tem uma legião de ouvintes, que agora dispõem de uma rádio renovada e ainda mais comprometida em transmitir informação de qualidade.
Editorial publicado nesta segunda-feira em O Estado do Maranhão