Mais uma prova do descaso da Prefeitura de São Luís com a educação na atual gestão. Desta vez, o mau exemplo vem do Anjo da Guarda, mais precisamente da Unidade de Ensino Básico Ministro Carlos Madeira. A escola foi uma das 20 escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a realização de um esquema de reposição de aulas nas férias de julho, mas permanece fechada.
Inexplicavelmente, no lugar da rotina escolar, o que se vê são salas vazias e livros amontoados nos corredores. O material didático, por sinal, deveria estar sendo usado pelos alunos para recuperar o tempo perdido no período em que a unidade de ensino esteve fechada por causa de uma reforma anunciada para fevereiro, mas que só foi iniciada em maio.
O episódio traz ainda um dado curioso: a UEB Ministro Carlos Madeira foi construída na gestão do então governador João Castelo, em março de 1980, como informa a placa de inauguração (na parede, acima dos livros, e no detalhe ao lado). Trinta e dois anos depois, o agora prefeito de São Luís ignora o passado e não demonstra qualquer apreço, carinho ou consideração pela escola. E o que é pior: dá mais uma prova de que nunca tratou a educação como prioridade.
Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão