
Por decisão da Plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o subsecretário de Minas e Energia do Estado do Maranhão, engenheiro eletricista Francisco de Assis Peres Soares, foi indicado para compor a delegação brasileira organizada pelo Palácio do Itamaraty que acompanhará a Conferencia das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20.
O engenheiro Francisco Soares foi escolhido a partir de solicitação formulada pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) junto ao Confea, para que fossem indicados os nomes de três profissionais brasileiros com experiência internacional em Cidades Sustentáveis. Sondado pelo Confea, Francisco Soares, que possui vasta experiência nessa área e já havia ministrado cursos sobre Eco-Etnoengenharia para o sistema Confea/Crea apresentar curriculum e foi indicado para compor a delegação.
Francisco Soares coordena o programa Casa Ecológica Eficiente, da Secretaria de Estado do Minais e Energia (Seme), que é uma vertente do tópico Cidades Sustentáveis. Na programação da Seme consta a construção de uma vila ecológica, com utilização de fontes de energia renováveis e ciclo fechado de uso de água, entre outros recursos.
O programa a ser implantado pela Seme atraiu a atenção da fundação norte-americana Association for International Ministries, sediada na cidade norte-americana de Phoenix, no estado do Arizona, que chegou a realizar uma primeira reunião de trabalho, em fevereiro deste ano, com Francisco Soares, para avaliar a possibilidade de ser firmada uma parceria internacional para o desenvolvimento de um projeto piloto de vila ecológica, utilizando materiais recicláveis para atendimento de populações carentes nas Américas.
O secretario de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, confiante quando se fala em Cidade Sustentável” , destacou Guterres ao saber do credenciamento do seu subsecretario como membro da Delegação Brasileira na Rio +20.
Fonte: Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme)