É ver para crer: secretário de Educação diz que escolas municipais cumprirão ano letivo

0comentário
Mesmo com aulas começando na metade do ano, Albertino garantiu que cronograma será cumprido

O secretário municipal de Educação, Albertino Leal, garantiu, em entrevista à rádio Educadora, na manhã desta quinta-feira (14), que todas as escolas municipais que passaram por obras, vão cumprir os 200 dias do ano letivo de acordo com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB). Ele disse que a grande maioria das unidades reformadas já regularizou as aulas. Das 254 escolas, apenas 14 ainda estão sendo finalizadas ou recebendo pequenos retoques.

O titular da Semed afirmou que, até a próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de São Luís estará com 12 dessas 14 escolas regularizadas, com exceção de duas escolas e uma delas é a Unidade Luzenir Mata Roma, na Zona Rural, que precisa ser reconstruída. Segundo Albertino Leal, a Prefeitura já pediu a agilidade desses serviços à empresa responsável pela obras.

“O nosso compromisso é pela garantia dos 200 dias do ano letivo com a reposição de aulas e cronograma especial. Os pais ou responsáveis pelos estudantes podem ficar tranquilos, pois as obras nas escolas não prejudicaram o ano letivo”, frisou Albertino Leal.

Segundo Albertino Leal, as reformas estão na reta final, entretanto houve situações específicas em que escolas, que já tiveram sua recuperação concluída, precisaram de pequenas intervenções por situações adversas, a exemplo da UEB Frederico Chaves, no bairro da Ilhinha, que iniciou seu período letivo normal e teve que passar por retoques que a construtora precisou fazer por uma semana ou dez dias, sem prejuízos ao período letivo.

“E assim nós temos escolas nessa situação, mas estaremos entregando sete unidades concluídas até este final de semana, a exemplo da UEB Azulão, que estava numa situação crítica. A gente pede o apoio e a colaboração da comunidade também para preservar a estrutura física das escolas”, enfatizou Albertino Leal.

Programas do Fardamento e do Leite – Durante a entrevista, Albertino Leal destacou os programas do Fardamento Escolar e do Leite na Escola. A Prefeitura iniciou mais uma etapa da entrega do fardamento escolar, na semana passada. Serão distribuídos 25 mil kits esta semana e, até o final do mês, todos os 115 mil kits do programa serão repassados aos alunos.

Para entregar todo esse material, a Semed conta com a parceria, em termos logísticos, das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

“Estamos reforçando as equipes, que estão entregando não somente o fardamento escolar, mas também todo o material que temos no almoxarifado da Secretaria, que inclui novas carteiras, computadores e outros itens que estão sendo distribuídos por determinação do prefeito João Castelo”, afirmou Albertino Leal.

Albertino Leal destacou também o Programa do Leite que é sucesso nas escolas da rede municipal. “Sabemos que o Programa Leite na Escola é de importância fundamental sob o ponto de vista do alcance social. Em pouco mais de um ano, a Prefeitura já distribuiu mais de 75 mil toneladas do produto, o que é um volume bastante considerável”, pontuou o secretário de Educação.

Projovem Urbano

O secretário municipal de Educação encerrou a entrevista falando sobre o Projovem Urbano, programa do Governo Federal de inclusão de jovens à Educação, administrado pela Prefeitura de São Luís. Ele disse que as aulas do programa vão começar ainda este mês e há vagas para os interessados, que recebem uma bolsa de auxílio.

“O edital do ProJovem já foi publicado e estamos convocando os jovens que se adéquem ao programa a se inscreverem. Basta procurar a Secretaria Municipal de Educação e saber os polos do programa em nosso município. Precisamos incentivar os jovens a buscarem melhores condições de emprego e o ProJovem serve para isso”, concluiu Albertino Leal.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "É ver para crer: secretário de Educação diz que escolas municipais cumprirão ano letivo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS